Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de modelos atômicos utilizando a abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Natália Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251860
Resumo: O planejamento didático-pedagógico é de suma importância no processo de ensino e aprendizagem, pois auxilia o professor a evitar improvisações, orienta a avaliação e consecução dos objetivos de aprendizagem e posiciona o trabalho didático de sala de aula dentro de uma estrutura maior orientada por regulamentações oficiais negociadas em nível de sociedade. Dentre os vários modelos de planejamento didático-pedagógico, neste trabalho selecionou-se as Unidades Didáticas Multiestratégias, que se propõe a utilizar a abordagem metodológica, escolhida de forma autônoma pelo professor, como central e articuladora dos demais elementos do planejamento. s Ademais, são características das desse modelo trabalhar com múltiplas estratégias didáticas e ser flexível para se adaptar a realidade e singularidades de sala de aula. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo desenvolver uma UDM pensada para o ensino médio, com a temática modelos atômicos, articulando os vários elementos do planejamento por meio da abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos. A UDM proposta foi elaborada a partir de sete tarefas: contexto da intervenção didático-pedagógica; análise científico-epistemológica; análise didático-pedagógica; abordagem metodológica; definição dos objetivos de aprendizagem; seleção das estratégias didáticas; e seleção das estratégias de avaliação. Como resultado dessa pesquisa desenvolveu-se um produto educacional que pode ser utilizado como ponto de partida por professores do ensino médio para trabalhar a temática de modelos atômicos.
id UNSP_10abc3120a259b274380b31524019183
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251860
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de modelos atômicos utilizando a abordagem metodológica dos três momentos pedagógicosA proposal for a Multistrategic Didactic Unit to discuss atomic models concepts using the methodological approach of the three pedagogical momentsUnidades Didáticas MultiestratégicasPlanejamento Didático-PedagógicoModelos atômicosMomentos pedagógicosO planejamento didático-pedagógico é de suma importância no processo de ensino e aprendizagem, pois auxilia o professor a evitar improvisações, orienta a avaliação e consecução dos objetivos de aprendizagem e posiciona o trabalho didático de sala de aula dentro de uma estrutura maior orientada por regulamentações oficiais negociadas em nível de sociedade. Dentre os vários modelos de planejamento didático-pedagógico, neste trabalho selecionou-se as Unidades Didáticas Multiestratégias, que se propõe a utilizar a abordagem metodológica, escolhida de forma autônoma pelo professor, como central e articuladora dos demais elementos do planejamento. s Ademais, são características das desse modelo trabalhar com múltiplas estratégias didáticas e ser flexível para se adaptar a realidade e singularidades de sala de aula. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo desenvolver uma UDM pensada para o ensino médio, com a temática modelos atômicos, articulando os vários elementos do planejamento por meio da abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos. A UDM proposta foi elaborada a partir de sete tarefas: contexto da intervenção didático-pedagógica; análise científico-epistemológica; análise didático-pedagógica; abordagem metodológica; definição dos objetivos de aprendizagem; seleção das estratégias didáticas; e seleção das estratégias de avaliação. Como resultado dessa pesquisa desenvolveu-se um produto educacional que pode ser utilizado como ponto de partida por professores do ensino médio para trabalhar a temática de modelos atômicos.Didactic-pedagogical planning is extremely important in the teaching and learning process, as it helps the teacher to avoid improvisations, guides the evaluation and achievement of learning objectives and situates didactic work in the classroom within a broader oriented structure. by official regulations negotiated at the social level. Among the various didactic-pedagogical planning models, this study selected the Multistrategic Didactic Units, which propose to use the methodological approach, chosen autonomously by the teacher, as a central and articulating element of the other planning components. Furthermore, the characteristics of this model include working with multiple teaching strategies and being flexible to adapt to the reality and singularities of the classroom. Thus, the objective of this study was to develop a Multistrategic Didactic Unit aimed at high school, focusing on the theme of atomic models, articulating different planning elements through the methodological approach of the three pedagogical moments. The proposed Multistrategic Didactic Unit was developed based on seven tasks: context of didactic-pedagogical intervention, scientific-epistemological analysis, didactic-pedagogical analysis, methodological approach, definition of learning objectives, selection of didactic strategies and selection of assessment strategies. As a result of this research, an educational product was developed that can serve as a starting point for high school teachers to work on the topic of atomic models.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moralles, Vagner Antonio [UNESP]Instituto de QuímicaRios, Natália Silva2023-12-12T12:39:49Z2023-12-12T12:39:49Z2023-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIOS, Natalia Silva. Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de modelos atômicos utilizando a abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2023.https://hdl.handle.net/11449/251860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-15T06:16:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251860Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:22:50.858214Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de modelos atômicos utilizando a abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos
A proposal for a Multistrategic Didactic Unit to discuss atomic models concepts using the methodological approach of the three pedagogical moments
title Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de modelos atômicos utilizando a abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos
spellingShingle Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de modelos atômicos utilizando a abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos
Rios, Natália Silva
Unidades Didáticas Multiestratégicas
Planejamento Didático-Pedagógico
Modelos atômicos
Momentos pedagógicos
title_short Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de modelos atômicos utilizando a abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos
title_full Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de modelos atômicos utilizando a abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos
title_fullStr Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de modelos atômicos utilizando a abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos
title_full_unstemmed Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de modelos atômicos utilizando a abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos
title_sort Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de modelos atômicos utilizando a abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos
author Rios, Natália Silva
author_facet Rios, Natália Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moralles, Vagner Antonio [UNESP]
Instituto de Química
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Natália Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Unidades Didáticas Multiestratégicas
Planejamento Didático-Pedagógico
Modelos atômicos
Momentos pedagógicos
topic Unidades Didáticas Multiestratégicas
Planejamento Didático-Pedagógico
Modelos atômicos
Momentos pedagógicos
description O planejamento didático-pedagógico é de suma importância no processo de ensino e aprendizagem, pois auxilia o professor a evitar improvisações, orienta a avaliação e consecução dos objetivos de aprendizagem e posiciona o trabalho didático de sala de aula dentro de uma estrutura maior orientada por regulamentações oficiais negociadas em nível de sociedade. Dentre os vários modelos de planejamento didático-pedagógico, neste trabalho selecionou-se as Unidades Didáticas Multiestratégias, que se propõe a utilizar a abordagem metodológica, escolhida de forma autônoma pelo professor, como central e articuladora dos demais elementos do planejamento. s Ademais, são características das desse modelo trabalhar com múltiplas estratégias didáticas e ser flexível para se adaptar a realidade e singularidades de sala de aula. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo desenvolver uma UDM pensada para o ensino médio, com a temática modelos atômicos, articulando os vários elementos do planejamento por meio da abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos. A UDM proposta foi elaborada a partir de sete tarefas: contexto da intervenção didático-pedagógica; análise científico-epistemológica; análise didático-pedagógica; abordagem metodológica; definição dos objetivos de aprendizagem; seleção das estratégias didáticas; e seleção das estratégias de avaliação. Como resultado dessa pesquisa desenvolveu-se um produto educacional que pode ser utilizado como ponto de partida por professores do ensino médio para trabalhar a temática de modelos atômicos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12T12:39:49Z
2023-12-12T12:39:49Z
2023-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIOS, Natalia Silva. Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de modelos atômicos utilizando a abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/251860
identifier_str_mv RIOS, Natalia Silva. Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de modelos atômicos utilizando a abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/251860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129195434311680