A aprendizagem no ensino remoto emergencial: perspectivas de alunos da FEG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Johansson, Fernanda Patias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234789
Resumo: O avanço tecnológico e das redes de comunicação proporcionaram uma adaptação ao cenário que vivenciamos no contexto da pandemia mundial causada pelo SARS-CoV-2, o vírus que, ao infectar humanos, causou a doença que ficou conhecida como Covid-19. As tecnologias digitais possibilitaram que, durante o isolamento físico necessário, as pessoas mantivessem as conexões no âmbito virtual. O atual trabalho expõe compreensões sobre a aprendizagem no contexto do ensino remoto, segundo a perspectiva dos alunos dos cursos de engenharia da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG), Unesp. Para poder dar conta de responder a questão que motiva a pesquisa - como os alunos dos cursos de engenharia da FEG se sentem vivenciando o Ensino Remoto Emergencial e como isso influenciou a sua aprendizagem - a desenvolvemos segundo a abordagem qualitativa-fenomenológica e realizamos entrevistas semiestruturadas com alunos dos diferentes cursos e anos das engenharias. Nosso objetivo é analisar o efeito do ensino remoto emergencial na aprendizagem dos alunos, compreendendo como essa mudança os afetou e quais aspectos são os mais destacados como influenciadores da aprendizagem. Espera-se, com as interpretações construídas, entender a relação entre a mudança no modelo de ensino e a aprendizagem do aluno e fornecer subsídios para que os professores da instituição que se interessarem pela pesquisa, possam fazer seu planejamento e elaborar estratégias para as suas disciplinas.
id UNSP_10b2cc0a710caed84400899b217c24be
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/234789
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A aprendizagem no ensino remoto emergencial: perspectivas de alunos da FEGLearning in emergency remote teaching: perspectives of FEG studentsEnsino RemotoAprendizagemPesquisa QualitativaEnsino de EngenhariaEnsino a distânciaEstratégias de aprendizagemTecnologia educacionalRemote LearningLearningQualitative researchEngineering EducationO avanço tecnológico e das redes de comunicação proporcionaram uma adaptação ao cenário que vivenciamos no contexto da pandemia mundial causada pelo SARS-CoV-2, o vírus que, ao infectar humanos, causou a doença que ficou conhecida como Covid-19. As tecnologias digitais possibilitaram que, durante o isolamento físico necessário, as pessoas mantivessem as conexões no âmbito virtual. O atual trabalho expõe compreensões sobre a aprendizagem no contexto do ensino remoto, segundo a perspectiva dos alunos dos cursos de engenharia da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG), Unesp. Para poder dar conta de responder a questão que motiva a pesquisa - como os alunos dos cursos de engenharia da FEG se sentem vivenciando o Ensino Remoto Emergencial e como isso influenciou a sua aprendizagem - a desenvolvemos segundo a abordagem qualitativa-fenomenológica e realizamos entrevistas semiestruturadas com alunos dos diferentes cursos e anos das engenharias. Nosso objetivo é analisar o efeito do ensino remoto emergencial na aprendizagem dos alunos, compreendendo como essa mudança os afetou e quais aspectos são os mais destacados como influenciadores da aprendizagem. Espera-se, com as interpretações construídas, entender a relação entre a mudança no modelo de ensino e a aprendizagem do aluno e fornecer subsídios para que os professores da instituição que se interessarem pela pesquisa, possam fazer seu planejamento e elaborar estratégias para as suas disciplinas.Technological advances and communication networks have provided an adaptation to the scenario we are experiencing in the context of the global pandemic caused by SARS-CoV-2, the virus that, when infecting humans, caused the disease that became known as Covid-19. Digital technologies have made it possible, during the necessary physical isolation, for people to maintain connections in the virtual realm. The current work exposes understandings about learning in the context of remote education, according to the perspective of students in engineering courses at School of Engineering, Guaratinguetá, Unesp. In order to be able to answer the question that motivates the research - how students from FEG engineering courses feel experiencing Remote Emergency Teaching and how this influenced their learning - we developed it according to a qualitative-phenomenological approach and conducted semi-structured interviews with students from different courses to years of engineering. Our objective is to analyze the effect of emergency remote teaching on students' learning, understanding how this change has affected them and which aspects are the most highlighted as influencing learning. It is expected, with the constructed interpretations, to understand the relationship between the change in the teaching model and student learning and to provide subsidies so that the institution's professors can plan and develop strategies for their subjects.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Johansson, Fernanda Patias2022-05-19T14:06:00Z2022-05-19T14:06:00Z2022-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/234789porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-12T06:27:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234789Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:46:40.569995Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem no ensino remoto emergencial: perspectivas de alunos da FEG
Learning in emergency remote teaching: perspectives of FEG students
title A aprendizagem no ensino remoto emergencial: perspectivas de alunos da FEG
spellingShingle A aprendizagem no ensino remoto emergencial: perspectivas de alunos da FEG
Johansson, Fernanda Patias
Ensino Remoto
Aprendizagem
Pesquisa Qualitativa
Ensino de Engenharia
Ensino a distância
Estratégias de aprendizagem
Tecnologia educacional
Remote Learning
Learning
Qualitative research
Engineering Education
title_short A aprendizagem no ensino remoto emergencial: perspectivas de alunos da FEG
title_full A aprendizagem no ensino remoto emergencial: perspectivas de alunos da FEG
title_fullStr A aprendizagem no ensino remoto emergencial: perspectivas de alunos da FEG
title_full_unstemmed A aprendizagem no ensino remoto emergencial: perspectivas de alunos da FEG
title_sort A aprendizagem no ensino remoto emergencial: perspectivas de alunos da FEG
author Johansson, Fernanda Patias
author_facet Johansson, Fernanda Patias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Johansson, Fernanda Patias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto
Aprendizagem
Pesquisa Qualitativa
Ensino de Engenharia
Ensino a distância
Estratégias de aprendizagem
Tecnologia educacional
Remote Learning
Learning
Qualitative research
Engineering Education
topic Ensino Remoto
Aprendizagem
Pesquisa Qualitativa
Ensino de Engenharia
Ensino a distância
Estratégias de aprendizagem
Tecnologia educacional
Remote Learning
Learning
Qualitative research
Engineering Education
description O avanço tecnológico e das redes de comunicação proporcionaram uma adaptação ao cenário que vivenciamos no contexto da pandemia mundial causada pelo SARS-CoV-2, o vírus que, ao infectar humanos, causou a doença que ficou conhecida como Covid-19. As tecnologias digitais possibilitaram que, durante o isolamento físico necessário, as pessoas mantivessem as conexões no âmbito virtual. O atual trabalho expõe compreensões sobre a aprendizagem no contexto do ensino remoto, segundo a perspectiva dos alunos dos cursos de engenharia da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG), Unesp. Para poder dar conta de responder a questão que motiva a pesquisa - como os alunos dos cursos de engenharia da FEG se sentem vivenciando o Ensino Remoto Emergencial e como isso influenciou a sua aprendizagem - a desenvolvemos segundo a abordagem qualitativa-fenomenológica e realizamos entrevistas semiestruturadas com alunos dos diferentes cursos e anos das engenharias. Nosso objetivo é analisar o efeito do ensino remoto emergencial na aprendizagem dos alunos, compreendendo como essa mudança os afetou e quais aspectos são os mais destacados como influenciadores da aprendizagem. Espera-se, com as interpretações construídas, entender a relação entre a mudança no modelo de ensino e a aprendizagem do aluno e fornecer subsídios para que os professores da instituição que se interessarem pela pesquisa, possam fazer seu planejamento e elaborar estratégias para as suas disciplinas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-19T14:06:00Z
2022-05-19T14:06:00Z
2022-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/234789
url http://hdl.handle.net/11449/234789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129461610086400