Encontro de/com profesores: experiências e saberes docentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/140043 |
Resumo: | Enquanto alunas universitárias da Pedagogia é apresentado neste trabalho a experiência em compartilhar um curso de extensão do qual participam docentes, coordenadores e professores substitutos da educação infantil e do ensino fundamental da rede pública de ensino do interior do estado de São Paulo. O grupo reúne-se quinzenalmente na universidade pública com a finalidade de realizar leituras e discussões em um movimento constante entre teoria, experiências advindas da prática e o trabalho coletivo intermediado por uma professora na área de didática da universidade. Identificou -se no grupo uma necessidade de troca de experiências onde as inquietações e dificuldades trazidas pelos professores são escutadas pelos demais. Este movimento, advindo naturalmente na construção da identidade do coletivo, trouxe, por meio da verbalização, uma constante busca da definição e colaboração aos problemas discutidos. Assim, esse diálogo construído torna-se via de mão dupla onde o que outrora fora conversado é colocado em prática no ambiente escolar e, posteriormente, é retomado ao grupo em forma de saber experiencial. Ou seja, o conhecimento adquirido na concretização por meio da experiência. Foi possível perceber que as reflexões coletivas repercutem para com o trabalho individual. Os temas abarcados nas discussões abordam o universo escolar bem como as relações e contextos que a permeiam (sexualidade, interdisciplinaridade, fracasso escolar, planejamento, Projeto Político Pedagógico, família, etc.) No entanto, são as teorias que dão base e enriquecem esta construção do conhecimento, pois norteia novos olhares para a prática. Assim sendo, voltaremos nosso olhar e questionamento a esta coletividade enquanto possibilidade no desenvolvimento do trabalho individual docente. Onde nem sempre o estar sozinho na prática, limitada por quatro paredes, é de fato um trabalho pedagógico solitário. Nossas pesquisas tiveram por base a coleta de dados provenientes de registros pessoais, observações e o caderno do grupo no qual, a cada reunião, um integrante se responsabiliza em registrar os acontecimentos, impressões e reflexões do encontro. |
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