Motivação e competência em informação no ensino superior: a importância da parceria entre bibliotecários e docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolino, Maria Elisa Valentim Pickler [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244014
Resumo: A biblioteca universitária tem a função de subsidiar o ensino, a pesquisa e a extensão, disponibilizando acervo e serviços de informação, promovendo atividades para auxiliar seus usuários a desenvolverem habilidades e competências para buscar, acessar, selecionar informações, além de utilizar efetivamente, com ética e responsabilidade, as informações encontradas; ou seja, promovem ações visando o desenvolvimento da competência em informação. Dessa forma, é importante que a biblioteca universitária atraia e motive os estudantes para participar dessas ações. Esta pesquisa teve como tese que é de suma importância a parceria entre docentes e bibliotecários no ensino superior, na motivação dos estudantes para participação nas atividades de formação para o desenvolvimento da competência em informação. O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar a influência dos docentes na motivação dos estudantes para participar de atividades de formação promovidas pela biblioteca universitária de uma instituição de ensino superior estadual localizada no interior de São Paulo. Para realização da pesquisa procedeu-se uma pesquisa de de natureza quali-quantitativa do tipo descritivo-exploratória cujo universo é a Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Para a coleta de dados foi realizada entrevista com cinco docentes líderes de grupo de pesquisa e com alto índice de orientações, além de um questionário enviado aos alunos de graduação da unidade, para o qual foram obtidas 108 respostas. Mediante os resultados apresentados e análises realizadas, considera-se confirmada a tese, considerando que os próprios docentes entrevistados demonstraram em suas palavras que os estudantes precisam do seu incentivo tanto para participar das atividades de formação que a Biblioteca oferece quanto para buscarem materiais de informação para subsidiar suas pesquisas acadêmicas. Com as estratégias do modelo ARCS, de Keller, apresentadas no decorrer do trabalho, somadas às informações obtidas e apresentadas, a Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp possui subsídios para pensar em formalizar e sistematizar um programa de competência em informação, fortalecendo os vínculos entre a comunidade acadêmica e atuando ativamente no processo de ensino e aprendizagem para formar cidadãos críticos, pensantes e competentes em informação.
id UNSP_13b74faa4651b65830f27d7df07a1f21
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244014
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Motivação e competência em informação no ensino superior: a importância da parceria entre bibliotecários e docentesMotivation and information literacy in higher education: the importance of partnership between librarians and professorsCompetência em informaçãoBiblioteca universitáriaMotivaçãoInformation literacyAcademic libraryMotivationA biblioteca universitária tem a função de subsidiar o ensino, a pesquisa e a extensão, disponibilizando acervo e serviços de informação, promovendo atividades para auxiliar seus usuários a desenvolverem habilidades e competências para buscar, acessar, selecionar informações, além de utilizar efetivamente, com ética e responsabilidade, as informações encontradas; ou seja, promovem ações visando o desenvolvimento da competência em informação. Dessa forma, é importante que a biblioteca universitária atraia e motive os estudantes para participar dessas ações. Esta pesquisa teve como tese que é de suma importância a parceria entre docentes e bibliotecários no ensino superior, na motivação dos estudantes para participação nas atividades de formação para o desenvolvimento da competência em informação. O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar a influência dos docentes na motivação dos estudantes para participar de atividades de formação promovidas pela biblioteca universitária de uma instituição de ensino superior estadual localizada no interior de São Paulo. Para realização da pesquisa procedeu-se uma pesquisa de de natureza quali-quantitativa do tipo descritivo-exploratória cujo universo é a Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Para a coleta de dados foi realizada entrevista com cinco docentes líderes de grupo de pesquisa e com alto índice de orientações, além de um questionário enviado aos alunos de graduação da unidade, para o qual foram obtidas 108 respostas. Mediante os resultados apresentados e análises realizadas, considera-se confirmada a tese, considerando que os próprios docentes entrevistados demonstraram em suas palavras que os estudantes precisam do seu incentivo tanto para participar das atividades de formação que a Biblioteca oferece quanto para buscarem materiais de informação para subsidiar suas pesquisas acadêmicas. Com as estratégias do modelo ARCS, de Keller, apresentadas no decorrer do trabalho, somadas às informações obtidas e apresentadas, a Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp possui subsídios para pensar em formalizar e sistematizar um programa de competência em informação, fortalecendo os vínculos entre a comunidade acadêmica e atuando ativamente no processo de ensino e aprendizagem para formar cidadãos críticos, pensantes e competentes em informação.The academic library has the function of subsidizing teaching, research and extension, providing collection and information services, promoting activities to help its users to develop skills and competences to search, access, select information, in addition to using effectively, with ethics and responsibility, the information found; that is, they promote actions aimed at developing information literacy. Thus, it is important that the academic library attracts and motivates students to participate in these actions. This research had as a thesis that the partnership between professors and librarians in higher education is extremely important in motivating students to participate in training activities for the development of information literacy. The general objective of the research was to analyze the influence of teachers on students' motivation to participate in training activities promoted by the university library of a state higher education institution located in the interior of São Paulo. To carry out the research, a qualitative and quantitative research of the descriptive-exploratory type was carried out, whose universe is the Faculty of Philosophy and Sciences of the Universidade Estadual Paulista (UNESP). For data collection, an interview was conducted with five leading professors of the research group and with a high level of guidance, in addition to a questionnaire sent to the unit's undergraduate students, for which 108 responses were obtained. Based on all the results presented and the analyses, the thesis is considered confirmed, considering that the teachers interviewed themselves demonstrated in their words that students need their encouragement both to participate in the training activities that the Library offers and to look for materials of information to support their academic research. With Keller's ARCS model strategies, presented during the work, added to the information obtained and presented, the FFC Unesp Library has subsidies to think about formalizing and systematizing an information literacy program, strengthening the bonds between the academic community and actively acting in the teaching and learning process to form critical, thinking and information-competent citizens.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]Augusto, Thais Gimenez da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nicolino, Maria Elisa Valentim Pickler [UNESP]2023-06-12T19:49:15Z2023-06-12T19:49:15Z2023-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfNICOLINO, Maria Elisa Valentim Pickler. Motivação e competência em informação no ensino superior: a importância da parceria entre bibliotecários e docentes. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24401433004110043P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-30T06:11:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244014Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-30T06:11:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação e competência em informação no ensino superior: a importância da parceria entre bibliotecários e docentes
Motivation and information literacy in higher education: the importance of partnership between librarians and professors
title Motivação e competência em informação no ensino superior: a importância da parceria entre bibliotecários e docentes
spellingShingle Motivação e competência em informação no ensino superior: a importância da parceria entre bibliotecários e docentes
Nicolino, Maria Elisa Valentim Pickler [UNESP]
Competência em informação
Biblioteca universitária
Motivação
Information literacy
Academic library
Motivation
title_short Motivação e competência em informação no ensino superior: a importância da parceria entre bibliotecários e docentes
title_full Motivação e competência em informação no ensino superior: a importância da parceria entre bibliotecários e docentes
title_fullStr Motivação e competência em informação no ensino superior: a importância da parceria entre bibliotecários e docentes
title_full_unstemmed Motivação e competência em informação no ensino superior: a importância da parceria entre bibliotecários e docentes
title_sort Motivação e competência em informação no ensino superior: a importância da parceria entre bibliotecários e docentes
author Nicolino, Maria Elisa Valentim Pickler [UNESP]
author_facet Nicolino, Maria Elisa Valentim Pickler [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]
Augusto, Thais Gimenez da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolino, Maria Elisa Valentim Pickler [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Competência em informação
Biblioteca universitária
Motivação
Information literacy
Academic library
Motivation
topic Competência em informação
Biblioteca universitária
Motivação
Information literacy
Academic library
Motivation
description A biblioteca universitária tem a função de subsidiar o ensino, a pesquisa e a extensão, disponibilizando acervo e serviços de informação, promovendo atividades para auxiliar seus usuários a desenvolverem habilidades e competências para buscar, acessar, selecionar informações, além de utilizar efetivamente, com ética e responsabilidade, as informações encontradas; ou seja, promovem ações visando o desenvolvimento da competência em informação. Dessa forma, é importante que a biblioteca universitária atraia e motive os estudantes para participar dessas ações. Esta pesquisa teve como tese que é de suma importância a parceria entre docentes e bibliotecários no ensino superior, na motivação dos estudantes para participação nas atividades de formação para o desenvolvimento da competência em informação. O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar a influência dos docentes na motivação dos estudantes para participar de atividades de formação promovidas pela biblioteca universitária de uma instituição de ensino superior estadual localizada no interior de São Paulo. Para realização da pesquisa procedeu-se uma pesquisa de de natureza quali-quantitativa do tipo descritivo-exploratória cujo universo é a Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Para a coleta de dados foi realizada entrevista com cinco docentes líderes de grupo de pesquisa e com alto índice de orientações, além de um questionário enviado aos alunos de graduação da unidade, para o qual foram obtidas 108 respostas. Mediante os resultados apresentados e análises realizadas, considera-se confirmada a tese, considerando que os próprios docentes entrevistados demonstraram em suas palavras que os estudantes precisam do seu incentivo tanto para participar das atividades de formação que a Biblioteca oferece quanto para buscarem materiais de informação para subsidiar suas pesquisas acadêmicas. Com as estratégias do modelo ARCS, de Keller, apresentadas no decorrer do trabalho, somadas às informações obtidas e apresentadas, a Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp possui subsídios para pensar em formalizar e sistematizar um programa de competência em informação, fortalecendo os vínculos entre a comunidade acadêmica e atuando ativamente no processo de ensino e aprendizagem para formar cidadãos críticos, pensantes e competentes em informação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-12T19:49:15Z
2023-06-12T19:49:15Z
2023-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NICOLINO, Maria Elisa Valentim Pickler. Motivação e competência em informação no ensino superior: a importância da parceria entre bibliotecários e docentes. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
http://hdl.handle.net/11449/244014
33004110043P4
identifier_str_mv NICOLINO, Maria Elisa Valentim Pickler. Motivação e competência em informação no ensino superior: a importância da parceria entre bibliotecários e docentes. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
33004110043P4
url http://hdl.handle.net/11449/244014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046239873269760