Música surda: percepção e aprendizado musical do surdo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238508 |
Resumo: | A cultura e identidade Surda são marcadores sociais pelos quais se explicam as desigualdades sofridas pelo grupo no convívio com os não Surdos. É importante entender esses marcadores para pensar e praticar uma educação não ouvintista e anticapacitista, respeitando os significados musicais para a comunidade Surda. O objetivo da pesquisa é investigar e descrever possibilidades da percepção sonoro-musical do Surdo a fim de trabalhar sua aprendizagem musical, respeitando seus aspectos culturais. A pesquisa terá como método o levantamento bibliográfico em bases de dados PubMed e PLOS ONE, Google Scholar, P@arthenon, JSTOR, Academia.edu, bancos de teses, como o portal de periódicos da CAPES, ABEM, ANPPOM e SIMCAM. Do material bibliográfico, foram descritos múltiplos casos de atividades musicais com Surdos, e realizadas duas entrevistas semi-estruturadas com musicistas Surdas. |
id |
UNSP_1535beb4af0a9a2e783b5f15ae80c3e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/238508 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Música surda: percepção e aprendizado musical do surdoDeaf music: perception and musical learning of the deafSurdosPercepção MusicalMúsica - Instrução e estudoPercepção auditivaA cultura e identidade Surda são marcadores sociais pelos quais se explicam as desigualdades sofridas pelo grupo no convívio com os não Surdos. É importante entender esses marcadores para pensar e praticar uma educação não ouvintista e anticapacitista, respeitando os significados musicais para a comunidade Surda. O objetivo da pesquisa é investigar e descrever possibilidades da percepção sonoro-musical do Surdo a fim de trabalhar sua aprendizagem musical, respeitando seus aspectos culturais. A pesquisa terá como método o levantamento bibliográfico em bases de dados PubMed e PLOS ONE, Google Scholar, P@arthenon, JSTOR, Academia.edu, bancos de teses, como o portal de periódicos da CAPES, ABEM, ANPPOM e SIMCAM. Do material bibliográfico, foram descritos múltiplos casos de atividades musicais com Surdos, e realizadas duas entrevistas semi-estruturadas com musicistas Surdas.Deaf culture and identity are social markers that explain the inequalities suffered by the group in living with non-Deaf people. It is important to understand these markers in order to think and practice a non-listening and anti-capacitist education, respecting the musical meanings for the Deaf community. The objective of the research is to investigate and describe possibilities of the sound-musical perception of the Deaf in order to work on their musical learning, respecting their cultural aspects. The research method will be a bibliographic survey in PubMed and PLOS ONE, Google Scholar, P@arthenon, JSTOR, Academia.edu, databases of theses, such as the CAPES journal portal, ABEM, ANPPOM and SIMCAM. From the bibliographic material, multiple cases of musical activities with Deaf people were described, and two semi-structured interviews were carried out with Deaf musicians.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)2020/15089-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortz, Graziela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Andressa Samanta [UNESP]2023-01-03T13:41:11Z2023-01-03T13:41:11Z2022-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238508porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-28T06:51:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238508Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:10:17.872929Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música surda: percepção e aprendizado musical do surdo Deaf music: perception and musical learning of the deaf |
title |
Música surda: percepção e aprendizado musical do surdo |
spellingShingle |
Música surda: percepção e aprendizado musical do surdo Silva, Andressa Samanta [UNESP] Surdos Percepção Musical Música - Instrução e estudo Percepção auditiva |
title_short |
Música surda: percepção e aprendizado musical do surdo |
title_full |
Música surda: percepção e aprendizado musical do surdo |
title_fullStr |
Música surda: percepção e aprendizado musical do surdo |
title_full_unstemmed |
Música surda: percepção e aprendizado musical do surdo |
title_sort |
Música surda: percepção e aprendizado musical do surdo |
author |
Silva, Andressa Samanta [UNESP] |
author_facet |
Silva, Andressa Samanta [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bortz, Graziela [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andressa Samanta [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdos Percepção Musical Música - Instrução e estudo Percepção auditiva |
topic |
Surdos Percepção Musical Música - Instrução e estudo Percepção auditiva |
description |
A cultura e identidade Surda são marcadores sociais pelos quais se explicam as desigualdades sofridas pelo grupo no convívio com os não Surdos. É importante entender esses marcadores para pensar e praticar uma educação não ouvintista e anticapacitista, respeitando os significados musicais para a comunidade Surda. O objetivo da pesquisa é investigar e descrever possibilidades da percepção sonoro-musical do Surdo a fim de trabalhar sua aprendizagem musical, respeitando seus aspectos culturais. A pesquisa terá como método o levantamento bibliográfico em bases de dados PubMed e PLOS ONE, Google Scholar, P@arthenon, JSTOR, Academia.edu, bancos de teses, como o portal de periódicos da CAPES, ABEM, ANPPOM e SIMCAM. Do material bibliográfico, foram descritos múltiplos casos de atividades musicais com Surdos, e realizadas duas entrevistas semi-estruturadas com musicistas Surdas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-01 2023-01-03T13:41:11Z 2023-01-03T13:41:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/238508 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/238508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129591844274176 |