Análise experimental do escoamento em torno de corpos de Ahmed

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aranda, Gabriel dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251666
Resumo: A utilização de métodos experimentais para que se possa analisar fenômenos aerodinâmicos, é de extrema importância para a indústria automotiva, visto que independente das evoluções tecnológicas, como desenvolvimento de veículos elétricos e outros combustíveis, a aerodinâmica continua presente nestes veículos de transporte, tanto de carga, quanto de pessoas e não demonstra perder força conforme a passagem do tempo. Para isso, desde o fim do século XIX, utiliza-se túneis hidrodinâmicos para realizar estudos de visualização de fenômenos atrelados à, principalmente, aerodinâmica e hidrodinâmica de automóveis, sejam estes aéreos, navais ou terrestres. Desta forma, estabelecendo-se um aparato experimental em conjunto com o túnel e corpos de Ahmed, pode-se realizar estudos, comparações e assim desenvolver possíveis melhorias de desempenho, economia, validações de simulações e entres outros fatores relacionados aos automóveis. Sendo assim, a proposta desse trabalho é estabelecer uma metodologia experimental para a visualização do escoamento, em um túnel hidrodinâmico, em torno de corpos de Ahmed (simulando caminhões, ônibus, trens e etc) com diferentes chanfros de saída, averiguando assim, esteiras turbulentas e suas consequências e efeitos na aerodinâmica automobilística devido a diferentes estilos e variações da velocidade do escoamento em torno dos corpos, buscando a implicação da diminuição do arrasto, o que significaria principalmente, a diminuição do consumo de combustível e energia dos automóveis e validações de simulações numéricas para pesquisa futuras.
id UNSP_157454ccbc14bceaa0766b0879f2e00f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251666
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise experimental do escoamento em torno de corpos de AhmedExperimental analysis of flow around of Ahmed's bodiesAhmedVisualizaçãoTúneis hidrodinâmicosFlow VisualizationAhmed BodyAutomobile IndustryExperimentalA utilização de métodos experimentais para que se possa analisar fenômenos aerodinâmicos, é de extrema importância para a indústria automotiva, visto que independente das evoluções tecnológicas, como desenvolvimento de veículos elétricos e outros combustíveis, a aerodinâmica continua presente nestes veículos de transporte, tanto de carga, quanto de pessoas e não demonstra perder força conforme a passagem do tempo. Para isso, desde o fim do século XIX, utiliza-se túneis hidrodinâmicos para realizar estudos de visualização de fenômenos atrelados à, principalmente, aerodinâmica e hidrodinâmica de automóveis, sejam estes aéreos, navais ou terrestres. Desta forma, estabelecendo-se um aparato experimental em conjunto com o túnel e corpos de Ahmed, pode-se realizar estudos, comparações e assim desenvolver possíveis melhorias de desempenho, economia, validações de simulações e entres outros fatores relacionados aos automóveis. Sendo assim, a proposta desse trabalho é estabelecer uma metodologia experimental para a visualização do escoamento, em um túnel hidrodinâmico, em torno de corpos de Ahmed (simulando caminhões, ônibus, trens e etc) com diferentes chanfros de saída, averiguando assim, esteiras turbulentas e suas consequências e efeitos na aerodinâmica automobilística devido a diferentes estilos e variações da velocidade do escoamento em torno dos corpos, buscando a implicação da diminuição do arrasto, o que significaria principalmente, a diminuição do consumo de combustível e energia dos automóveis e validações de simulações numéricas para pesquisa futuras.The use of experimental methods to analyze aerodynamic phenomena is extremely important for the automotive industry, since regardless of technological developments, such as the development of electric vehicles and other fuels, aerodynamics continues to be present in these transport vehicles, both load, number of people and does not show losing strength over time. To this end, since the end of the 19th century, hydrodynamic tunnels have been used to carry out visualization studies of phenomena linked to, mainly, the aerodynamics and hydrodynamics of automobiles, whether aerial, naval or terrestrial. In this way, by establishing an experimental apparatus together with the tunnel and Ahmed bodies, studies, comparisons can be carried out and thus the development of possible improvements in performance, economy, simulation validations and among other factors related to automobiles. Therefore, the purpose of this work is to establish an experimental methodology for visualizing flow, in a hydrodynamic tunnel, around Ahmed bodies (simulating trucks, buses, trains, etc.) with different exit chamfers, thus investigating turbulent wakes and its consequences and effects on automobile aerodynamics due to different styles and variations in flow speed around bodies, seeking the implication of reduced drag, which would mainly mean a decrease in fuel and energy consumption of automobiles and simulation validations numeric for future studies.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pantaleão, Aluisio Viais [UNESP]FEIS - UNESPAranda, Gabriel dos Santos2023-12-05T00:12:52Z2023-12-05T00:12:52Z2023-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARANDA, Gabriel dos Santos. Análise experimental do escoamento em torno de corpos de Ahmed. 36 f. : il. 2023. Orientador: Aluisio Viais Pantaleão. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2023. Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.https://hdl.handle.net/11449/251666porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-05T06:11:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251666Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:20:03.386920Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise experimental do escoamento em torno de corpos de Ahmed
Experimental analysis of flow around of Ahmed's bodies
title Análise experimental do escoamento em torno de corpos de Ahmed
spellingShingle Análise experimental do escoamento em torno de corpos de Ahmed
Aranda, Gabriel dos Santos
Ahmed
Visualização
Túneis hidrodinâmicos
Flow Visualization
Ahmed Body
Automobile Industry
Experimental
title_short Análise experimental do escoamento em torno de corpos de Ahmed
title_full Análise experimental do escoamento em torno de corpos de Ahmed
title_fullStr Análise experimental do escoamento em torno de corpos de Ahmed
title_full_unstemmed Análise experimental do escoamento em torno de corpos de Ahmed
title_sort Análise experimental do escoamento em torno de corpos de Ahmed
author Aranda, Gabriel dos Santos
author_facet Aranda, Gabriel dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pantaleão, Aluisio Viais [UNESP]
FEIS - UNESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Aranda, Gabriel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ahmed
Visualização
Túneis hidrodinâmicos
Flow Visualization
Ahmed Body
Automobile Industry
Experimental
topic Ahmed
Visualização
Túneis hidrodinâmicos
Flow Visualization
Ahmed Body
Automobile Industry
Experimental
description A utilização de métodos experimentais para que se possa analisar fenômenos aerodinâmicos, é de extrema importância para a indústria automotiva, visto que independente das evoluções tecnológicas, como desenvolvimento de veículos elétricos e outros combustíveis, a aerodinâmica continua presente nestes veículos de transporte, tanto de carga, quanto de pessoas e não demonstra perder força conforme a passagem do tempo. Para isso, desde o fim do século XIX, utiliza-se túneis hidrodinâmicos para realizar estudos de visualização de fenômenos atrelados à, principalmente, aerodinâmica e hidrodinâmica de automóveis, sejam estes aéreos, navais ou terrestres. Desta forma, estabelecendo-se um aparato experimental em conjunto com o túnel e corpos de Ahmed, pode-se realizar estudos, comparações e assim desenvolver possíveis melhorias de desempenho, economia, validações de simulações e entres outros fatores relacionados aos automóveis. Sendo assim, a proposta desse trabalho é estabelecer uma metodologia experimental para a visualização do escoamento, em um túnel hidrodinâmico, em torno de corpos de Ahmed (simulando caminhões, ônibus, trens e etc) com diferentes chanfros de saída, averiguando assim, esteiras turbulentas e suas consequências e efeitos na aerodinâmica automobilística devido a diferentes estilos e variações da velocidade do escoamento em torno dos corpos, buscando a implicação da diminuição do arrasto, o que significaria principalmente, a diminuição do consumo de combustível e energia dos automóveis e validações de simulações numéricas para pesquisa futuras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05T00:12:52Z
2023-12-05T00:12:52Z
2023-11-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARANDA, Gabriel dos Santos. Análise experimental do escoamento em torno de corpos de Ahmed. 36 f. : il. 2023. Orientador: Aluisio Viais Pantaleão. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2023. Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.
https://hdl.handle.net/11449/251666
identifier_str_mv ARANDA, Gabriel dos Santos. Análise experimental do escoamento em torno de corpos de Ahmed. 36 f. : il. 2023. Orientador: Aluisio Viais Pantaleão. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2023. Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.
url https://hdl.handle.net/11449/251666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128921067061248