O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Razera, Júlio César Castilho [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102060
Resumo: Na área de Educação em Ciências encontramos diferentes argumentos que convergem para a necessidade de maior atenção sobre as dimensões axiológicas e atitudinais do processo de ensino e aprendizagem das disciplinas científicas. Essa demanda exige uma contínua ampliação e aprofundamento das investigações sobre o tema, porque envolve conhecimentos de domínios teóricos diversos que ainda são carentes nas discussões da área. À luz da psicologia do desenvolvimento e da ética discursiva, este trabalho põe em foco um relevante componente da dimensão aitudinal-axiológica: o desenvolvimento moral dos alunos em aulas de Ciências. Embasados pelas perspectivas sociomorais das teorias de Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e Jürgen Habermas, além de outros autores alinhados com esses pressupostos, apresentamos dados teóricos e empíricos que buscam: (i) explorar uma válida e viável correlação de aspectos teórico-práticos laicos e racionais entre as aulas de Ciências e o desenvolvimento moral, permitindo avanços nos conhecimentos sobre formação do pensamento moral, crítico e científico dos estudantes em processo de ensino e aprendizagem de Ciências; (ii) delinear o estado dos trabalhos científicos da área brasileira de Educação em Ciências sobre o assunto desenvolvimento moral. Ao final, o nosso estudo traz evidências de uma interface de contribuições teórico-práticas recíprocas e plausíveis que pode ser delineada entre desenvolvimento moral e aulas de Ciências, mas ainda subestimada nas discussões da área
id UNSP_16801f11407ed269c86ad4887bc8e067
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102060
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuiçõesPensamento críticoCiencia e eticaPiaget Jean, 1896-1980Moral thinkingCritical thinkingSocioscientific issuesNa área de Educação em Ciências encontramos diferentes argumentos que convergem para a necessidade de maior atenção sobre as dimensões axiológicas e atitudinais do processo de ensino e aprendizagem das disciplinas científicas. Essa demanda exige uma contínua ampliação e aprofundamento das investigações sobre o tema, porque envolve conhecimentos de domínios teóricos diversos que ainda são carentes nas discussões da área. À luz da psicologia do desenvolvimento e da ética discursiva, este trabalho põe em foco um relevante componente da dimensão aitudinal-axiológica: o desenvolvimento moral dos alunos em aulas de Ciências. Embasados pelas perspectivas sociomorais das teorias de Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e Jürgen Habermas, além de outros autores alinhados com esses pressupostos, apresentamos dados teóricos e empíricos que buscam: (i) explorar uma válida e viável correlação de aspectos teórico-práticos laicos e racionais entre as aulas de Ciências e o desenvolvimento moral, permitindo avanços nos conhecimentos sobre formação do pensamento moral, crítico e científico dos estudantes em processo de ensino e aprendizagem de Ciências; (ii) delinear o estado dos trabalhos científicos da área brasileira de Educação em Ciências sobre o assunto desenvolvimento moral. Ao final, o nosso estudo traz evidências de uma interface de contribuições teórico-práticas recíprocas e plausíveis que pode ser delineada entre desenvolvimento moral e aulas de Ciências, mas ainda subestimada nas discussões da áreaIn the field of Science Education there are many arguments for more attention to the axiological and attitudinal dimensions of the teaching and learning scientific disciplines processes. This demand requires continuous in-depth investigations about this theme because it involves the knowledge of various theoretical fields that have not still attracted the deserved attention. In the light of developmental psychology and discursive ethics, the present study focuses on a relevant component of the attitudinal-axiological dimension: the moral development of students in Science classes. Based on the social and moral perspectives in Jean Piaget, Lawrence Kohlberg and Jürgen Habermas's theories, and on other authors that share these presuppositions, we presented theoretical and empirical data in order to (i) explore a valid and viable correlation of secular and rational theoretical and practical aspects and components between Science classes and moral development, including an analysis of the knowledge about moral, critical and scientific thinking of Students learning Sciences formation; (ii) delineate the status of scientific research and studies of the field of Science Education in Brazil on moral development. Our study demonstrate the existence of an interface of reciprocal and plausible theoretical and practical contributions between moral development and Science classes, which has so far received attention in the Science Education researchUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Razera, Júlio César Castilho [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2011-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis236 f. : il.application/pdfRAZERA, Júlio César Castilho. O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições. 2011. 236 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102060000640130razera_jcc_dr_bauru.pdf33004056079P04449947783474945Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-18T06:09:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102060Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-18T06:09:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições
title O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições
spellingShingle O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições
Razera, Júlio César Castilho [UNESP]
Pensamento crítico
Ciencia e etica
Piaget Jean, 1896-1980
Moral thinking
Critical thinking
Socioscientific issues
title_short O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições
title_full O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições
title_fullStr O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições
title_full_unstemmed O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições
title_sort O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições
author Razera, Júlio César Castilho [UNESP]
author_facet Razera, Júlio César Castilho [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nardi, Roberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Razera, Júlio César Castilho [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento crítico
Ciencia e etica
Piaget Jean, 1896-1980
Moral thinking
Critical thinking
Socioscientific issues
topic Pensamento crítico
Ciencia e etica
Piaget Jean, 1896-1980
Moral thinking
Critical thinking
Socioscientific issues
description Na área de Educação em Ciências encontramos diferentes argumentos que convergem para a necessidade de maior atenção sobre as dimensões axiológicas e atitudinais do processo de ensino e aprendizagem das disciplinas científicas. Essa demanda exige uma contínua ampliação e aprofundamento das investigações sobre o tema, porque envolve conhecimentos de domínios teóricos diversos que ainda são carentes nas discussões da área. À luz da psicologia do desenvolvimento e da ética discursiva, este trabalho põe em foco um relevante componente da dimensão aitudinal-axiológica: o desenvolvimento moral dos alunos em aulas de Ciências. Embasados pelas perspectivas sociomorais das teorias de Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e Jürgen Habermas, além de outros autores alinhados com esses pressupostos, apresentamos dados teóricos e empíricos que buscam: (i) explorar uma válida e viável correlação de aspectos teórico-práticos laicos e racionais entre as aulas de Ciências e o desenvolvimento moral, permitindo avanços nos conhecimentos sobre formação do pensamento moral, crítico e científico dos estudantes em processo de ensino e aprendizagem de Ciências; (ii) delinear o estado dos trabalhos científicos da área brasileira de Educação em Ciências sobre o assunto desenvolvimento moral. Ao final, o nosso estudo traz evidências de uma interface de contribuições teórico-práticas recíprocas e plausíveis que pode ser delineada entre desenvolvimento moral e aulas de Ciências, mas ainda subestimada nas discussões da área
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-25
2014-06-11T19:31:41Z
2014-06-11T19:31:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAZERA, Júlio César Castilho. O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições. 2011. 236 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/102060
000640130
razera_jcc_dr_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
identifier_str_mv RAZERA, Júlio César Castilho. O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições. 2011. 236 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
000640130
razera_jcc_dr_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
url http://hdl.handle.net/11449/102060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 236 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649452824592384