O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102060 |
Resumo: | Na área de Educação em Ciências encontramos diferentes argumentos que convergem para a necessidade de maior atenção sobre as dimensões axiológicas e atitudinais do processo de ensino e aprendizagem das disciplinas científicas. Essa demanda exige uma contínua ampliação e aprofundamento das investigações sobre o tema, porque envolve conhecimentos de domínios teóricos diversos que ainda são carentes nas discussões da área. À luz da psicologia do desenvolvimento e da ética discursiva, este trabalho põe em foco um relevante componente da dimensão aitudinal-axiológica: o desenvolvimento moral dos alunos em aulas de Ciências. Embasados pelas perspectivas sociomorais das teorias de Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e Jürgen Habermas, além de outros autores alinhados com esses pressupostos, apresentamos dados teóricos e empíricos que buscam: (i) explorar uma válida e viável correlação de aspectos teórico-práticos laicos e racionais entre as aulas de Ciências e o desenvolvimento moral, permitindo avanços nos conhecimentos sobre formação do pensamento moral, crítico e científico dos estudantes em processo de ensino e aprendizagem de Ciências; (ii) delinear o estado dos trabalhos científicos da área brasileira de Educação em Ciências sobre o assunto desenvolvimento moral. Ao final, o nosso estudo traz evidências de uma interface de contribuições teórico-práticas recíprocas e plausíveis que pode ser delineada entre desenvolvimento moral e aulas de Ciências, mas ainda subestimada nas discussões da área |
id |
UNSP_16801f11407ed269c86ad4887bc8e067 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102060 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuiçõesPensamento críticoCiencia e eticaPiaget Jean, 1896-1980Moral thinkingCritical thinkingSocioscientific issuesNa área de Educação em Ciências encontramos diferentes argumentos que convergem para a necessidade de maior atenção sobre as dimensões axiológicas e atitudinais do processo de ensino e aprendizagem das disciplinas científicas. Essa demanda exige uma contínua ampliação e aprofundamento das investigações sobre o tema, porque envolve conhecimentos de domínios teóricos diversos que ainda são carentes nas discussões da área. À luz da psicologia do desenvolvimento e da ética discursiva, este trabalho põe em foco um relevante componente da dimensão aitudinal-axiológica: o desenvolvimento moral dos alunos em aulas de Ciências. Embasados pelas perspectivas sociomorais das teorias de Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e Jürgen Habermas, além de outros autores alinhados com esses pressupostos, apresentamos dados teóricos e empíricos que buscam: (i) explorar uma válida e viável correlação de aspectos teórico-práticos laicos e racionais entre as aulas de Ciências e o desenvolvimento moral, permitindo avanços nos conhecimentos sobre formação do pensamento moral, crítico e científico dos estudantes em processo de ensino e aprendizagem de Ciências; (ii) delinear o estado dos trabalhos científicos da área brasileira de Educação em Ciências sobre o assunto desenvolvimento moral. Ao final, o nosso estudo traz evidências de uma interface de contribuições teórico-práticas recíprocas e plausíveis que pode ser delineada entre desenvolvimento moral e aulas de Ciências, mas ainda subestimada nas discussões da áreaIn the field of Science Education there are many arguments for more attention to the axiological and attitudinal dimensions of the teaching and learning scientific disciplines processes. This demand requires continuous in-depth investigations about this theme because it involves the knowledge of various theoretical fields that have not still attracted the deserved attention. In the light of developmental psychology and discursive ethics, the present study focuses on a relevant component of the attitudinal-axiological dimension: the moral development of students in Science classes. Based on the social and moral perspectives in Jean Piaget, Lawrence Kohlberg and Jürgen Habermas's theories, and on other authors that share these presuppositions, we presented theoretical and empirical data in order to (i) explore a valid and viable correlation of secular and rational theoretical and practical aspects and components between Science classes and moral development, including an analysis of the knowledge about moral, critical and scientific thinking of Students learning Sciences formation; (ii) delineate the status of scientific research and studies of the field of Science Education in Brazil on moral development. Our study demonstrate the existence of an interface of reciprocal and plausible theoretical and practical contributions between moral development and Science classes, which has so far received attention in the Science Education researchUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Razera, Júlio César Castilho [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2011-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis236 f. : il.application/pdfRAZERA, Júlio César Castilho. O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições. 2011. 236 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102060000640130razera_jcc_dr_bauru.pdf33004056079P04449947783474945Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-18T06:09:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102060Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:15:28.945565Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições |
title |
O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições |
spellingShingle |
O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições Razera, Júlio César Castilho [UNESP] Pensamento crítico Ciencia e etica Piaget Jean, 1896-1980 Moral thinking Critical thinking Socioscientific issues |
title_short |
O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições |
title_full |
O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições |
title_fullStr |
O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições |
title_sort |
O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições |
author |
Razera, Júlio César Castilho [UNESP] |
author_facet |
Razera, Júlio César Castilho [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nardi, Roberto [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Razera, Júlio César Castilho [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento crítico Ciencia e etica Piaget Jean, 1896-1980 Moral thinking Critical thinking Socioscientific issues |
topic |
Pensamento crítico Ciencia e etica Piaget Jean, 1896-1980 Moral thinking Critical thinking Socioscientific issues |
description |
Na área de Educação em Ciências encontramos diferentes argumentos que convergem para a necessidade de maior atenção sobre as dimensões axiológicas e atitudinais do processo de ensino e aprendizagem das disciplinas científicas. Essa demanda exige uma contínua ampliação e aprofundamento das investigações sobre o tema, porque envolve conhecimentos de domínios teóricos diversos que ainda são carentes nas discussões da área. À luz da psicologia do desenvolvimento e da ética discursiva, este trabalho põe em foco um relevante componente da dimensão aitudinal-axiológica: o desenvolvimento moral dos alunos em aulas de Ciências. Embasados pelas perspectivas sociomorais das teorias de Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e Jürgen Habermas, além de outros autores alinhados com esses pressupostos, apresentamos dados teóricos e empíricos que buscam: (i) explorar uma válida e viável correlação de aspectos teórico-práticos laicos e racionais entre as aulas de Ciências e o desenvolvimento moral, permitindo avanços nos conhecimentos sobre formação do pensamento moral, crítico e científico dos estudantes em processo de ensino e aprendizagem de Ciências; (ii) delinear o estado dos trabalhos científicos da área brasileira de Educação em Ciências sobre o assunto desenvolvimento moral. Ao final, o nosso estudo traz evidências de uma interface de contribuições teórico-práticas recíprocas e plausíveis que pode ser delineada entre desenvolvimento moral e aulas de Ciências, mas ainda subestimada nas discussões da área |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-25 2014-06-11T19:31:41Z 2014-06-11T19:31:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RAZERA, Júlio César Castilho. O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições. 2011. 236 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011. http://hdl.handle.net/11449/102060 000640130 razera_jcc_dr_bauru.pdf 33004056079P0 4449947783474945 |
identifier_str_mv |
RAZERA, Júlio César Castilho. O desenvolvimento moral em aulas de Ciências: explorando uma interface de contribuições. 2011. 236 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011. 000640130 razera_jcc_dr_bauru.pdf 33004056079P0 4449947783474945 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
236 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128489614737408 |