Movimento bandeirante e desenvolvimento moral: uma relação possível ?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/119084 |
Resumo: | A Federação de Bandeirantes do Brasil, ou Movimento Bandeirante, é uma instituição de educação não formal criada na Inglaterra, em 1909 por Robert Baden-Powell que chegou ao Brasil em 1919, onde foi expandida por Jerônima Mesquita, sendo adaptada a realidade brasileira. A instituição tem como missão “Ajudar crianças, adolescentes e jovens a desenvolverem seu potencial máximo como responsáveis cidadãos do mundo” (FEDERAÇÃO DE BANDEIRANTES DO BRASIL, 2001, p. 4) através de atividades baseadas na metodologia desenvolvida pelo fundador onde o “aprender fazendo” é base estrutural das mesmas, com regras e valores próprios, além do material didático criado por seus membros voluntários. Nesta perspectiva, este trabalho pretende analisar um dos grandes objetivos gerais, ou Áreas do Programa, que servem como apoio às ações Bandeirantes, com a finalidade de verificar se os princípios e virtudes subjacentes ao Movimento Bandeirante proporcionam a construção da autonomia moral, comparando com o referencial teórico de Jean Piaget e sua teoria do desenvolvimento moral. O estudo será realizado através de uma abordagem qualitativa, utilizando como ferramenta a análise de conteúdo. Para tanto será necessário analisar o material bibliográfico da Federação de Bandeirantes do Brasil e textos do fundador do Bandeirantismo e Escotismo, Baden-Powell, para relacioná-los com teóricos de educação moral |
id |
UNSP_b322c7bee42482b17ef8962ea6fcf81a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/119084 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Movimento bandeirante e desenvolvimento moral: uma relação possível ?Piaget, Jean, 1896-1980Bandeirantes (Escotismo)Educação moralÉticaA Federação de Bandeirantes do Brasil, ou Movimento Bandeirante, é uma instituição de educação não formal criada na Inglaterra, em 1909 por Robert Baden-Powell que chegou ao Brasil em 1919, onde foi expandida por Jerônima Mesquita, sendo adaptada a realidade brasileira. A instituição tem como missão “Ajudar crianças, adolescentes e jovens a desenvolverem seu potencial máximo como responsáveis cidadãos do mundo” (FEDERAÇÃO DE BANDEIRANTES DO BRASIL, 2001, p. 4) através de atividades baseadas na metodologia desenvolvida pelo fundador onde o “aprender fazendo” é base estrutural das mesmas, com regras e valores próprios, além do material didático criado por seus membros voluntários. Nesta perspectiva, este trabalho pretende analisar um dos grandes objetivos gerais, ou Áreas do Programa, que servem como apoio às ações Bandeirantes, com a finalidade de verificar se os princípios e virtudes subjacentes ao Movimento Bandeirante proporcionam a construção da autonomia moral, comparando com o referencial teórico de Jean Piaget e sua teoria do desenvolvimento moral. O estudo será realizado através de uma abordagem qualitativa, utilizando como ferramenta a análise de conteúdo. Para tanto será necessário analisar o material bibliográfico da Federação de Bandeirantes do Brasil e textos do fundador do Bandeirantismo e Escotismo, Baden-Powell, para relacioná-los com teóricos de educação moralUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Áurea Maria de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Florindo, Caroline Wenzel [UNESP]2015-03-23T15:15:51Z2015-03-23T15:15:51Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 f.application/pdfFLORINDO, Caroline Wenzel. Movimento bandeirante e desenvolvimento moral: uma relação possível ?. 2011. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/119084000690570florindo_cw_tcc_rcla.pdf1241282762476947Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-03T06:21:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119084Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:00:49.741485Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Movimento bandeirante e desenvolvimento moral: uma relação possível ? |
title |
Movimento bandeirante e desenvolvimento moral: uma relação possível ? |
spellingShingle |
Movimento bandeirante e desenvolvimento moral: uma relação possível ? Florindo, Caroline Wenzel [UNESP] Piaget, Jean, 1896-1980 Bandeirantes (Escotismo) Educação moral Ética |
title_short |
Movimento bandeirante e desenvolvimento moral: uma relação possível ? |
title_full |
Movimento bandeirante e desenvolvimento moral: uma relação possível ? |
title_fullStr |
Movimento bandeirante e desenvolvimento moral: uma relação possível ? |
title_full_unstemmed |
Movimento bandeirante e desenvolvimento moral: uma relação possível ? |
title_sort |
Movimento bandeirante e desenvolvimento moral: uma relação possível ? |
author |
Florindo, Caroline Wenzel [UNESP] |
author_facet |
Florindo, Caroline Wenzel [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Áurea Maria de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Florindo, Caroline Wenzel [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Piaget, Jean, 1896-1980 Bandeirantes (Escotismo) Educação moral Ética |
topic |
Piaget, Jean, 1896-1980 Bandeirantes (Escotismo) Educação moral Ética |
description |
A Federação de Bandeirantes do Brasil, ou Movimento Bandeirante, é uma instituição de educação não formal criada na Inglaterra, em 1909 por Robert Baden-Powell que chegou ao Brasil em 1919, onde foi expandida por Jerônima Mesquita, sendo adaptada a realidade brasileira. A instituição tem como missão “Ajudar crianças, adolescentes e jovens a desenvolverem seu potencial máximo como responsáveis cidadãos do mundo” (FEDERAÇÃO DE BANDEIRANTES DO BRASIL, 2001, p. 4) através de atividades baseadas na metodologia desenvolvida pelo fundador onde o “aprender fazendo” é base estrutural das mesmas, com regras e valores próprios, além do material didático criado por seus membros voluntários. Nesta perspectiva, este trabalho pretende analisar um dos grandes objetivos gerais, ou Áreas do Programa, que servem como apoio às ações Bandeirantes, com a finalidade de verificar se os princípios e virtudes subjacentes ao Movimento Bandeirante proporcionam a construção da autonomia moral, comparando com o referencial teórico de Jean Piaget e sua teoria do desenvolvimento moral. O estudo será realizado através de uma abordagem qualitativa, utilizando como ferramenta a análise de conteúdo. Para tanto será necessário analisar o material bibliográfico da Federação de Bandeirantes do Brasil e textos do fundador do Bandeirantismo e Escotismo, Baden-Powell, para relacioná-los com teóricos de educação moral |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2015-03-23T15:15:51Z 2015-03-23T15:15:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FLORINDO, Caroline Wenzel. Movimento bandeirante e desenvolvimento moral: uma relação possível ?. 2011. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. http://hdl.handle.net/11449/119084 000690570 florindo_cw_tcc_rcla.pdf 1241282762476947 |
identifier_str_mv |
FLORINDO, Caroline Wenzel. Movimento bandeirante e desenvolvimento moral: uma relação possível ?. 2011. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. 000690570 florindo_cw_tcc_rcla.pdf 1241282762476947 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/119084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
74 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129383302430720 |