Transatlânticas: personagens trans nas literaturas de língua portuguesa do século XXI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/242859 |
Resumo: | Partindo das identidades cristalizadas como trans pelos mais variados discursos em circulação, pretendo traçar uma cartografia para as manifestações de gêneros dissidentes nas literaturas de Portugal, Cabo Verde e Brasil, compreendendo o período que vai de 2001 a 2020. Em um primeiro momento, seguindo a disposição geográfica dos países em um eixo Norte-Sul, me debruço sobre a histórica inserção de sexualidades e gêneros dissidentes na literatura portuguesa, começando por Trans Iberic Love (2013), de Raquel Freire, enquanto possibilidade de pensar o transfuturismo, estética de futuro possível para sujeitos trans. Em seguida, analiso as possibilidades de desterritorialização de gênero trans, a partir da alteridade animal no corpo construído como humano, no romance Marginais (2010), do escritor cabo-verdiano Evel Rocha. Por fim, para pensar uma cartografia das corporalidades T na literatura brasileira, bem como a desterritorialização do corpo enquanto possibilidade de transfuturismo, analiso Deixei ele lá e vim (2006), de Elvira Vigna. Nesse percurso, estudo os mencionados romances tendo como elemento norteador a noção de Realismo Naturalista, em que a estética naturalista se impõe sobre o romance contemporâneo dos três países enquanto possibilidade única, bem como a ideia de Transfuturismo, uma forma de rompimento com a tradição literária e possibilidade de releitura das vanguardas europeias do início do século XX. Os conceitos propostos partem de discussões sobre utopia queer, propostas por Lee Edelman (2004), José Esteban Muñoz (2009) e Jack Halberstam (2011), que buscam romper com a posição subalterna com a qual as personagens travestis foram majoritariamente demarcadas no século XX. Além disso, parto de autores que se preocupam em imaginar futuros outros, como Mark Fisher (2020), Donna Haraway (2016a) e Anna Tsing (2022). |
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Transatlânticas: personagens trans nas literaturas de língua portuguesa do século XXITransatlantics: trans characters in Portuguese language literature in the 21st centuryTransfuturismoRealismo NaturalistaLiteratura de visibilidade transFicção contemporânea em língua portuguesaLiteratura comparadaTransfuturismNaturalist RealismPortuguese language contemporary fictionTrans visibility literatureComparative literatureLittérature de visibilité transTransfuturismeRéalisme NaturalisteFiction de langue portugaise contémporaineLittérature comparéePartindo das identidades cristalizadas como trans pelos mais variados discursos em circulação, pretendo traçar uma cartografia para as manifestações de gêneros dissidentes nas literaturas de Portugal, Cabo Verde e Brasil, compreendendo o período que vai de 2001 a 2020. Em um primeiro momento, seguindo a disposição geográfica dos países em um eixo Norte-Sul, me debruço sobre a histórica inserção de sexualidades e gêneros dissidentes na literatura portuguesa, começando por Trans Iberic Love (2013), de Raquel Freire, enquanto possibilidade de pensar o transfuturismo, estética de futuro possível para sujeitos trans. Em seguida, analiso as possibilidades de desterritorialização de gênero trans, a partir da alteridade animal no corpo construído como humano, no romance Marginais (2010), do escritor cabo-verdiano Evel Rocha. Por fim, para pensar uma cartografia das corporalidades T na literatura brasileira, bem como a desterritorialização do corpo enquanto possibilidade de transfuturismo, analiso Deixei ele lá e vim (2006), de Elvira Vigna. Nesse percurso, estudo os mencionados romances tendo como elemento norteador a noção de Realismo Naturalista, em que a estética naturalista se impõe sobre o romance contemporâneo dos três países enquanto possibilidade única, bem como a ideia de Transfuturismo, uma forma de rompimento com a tradição literária e possibilidade de releitura das vanguardas europeias do início do século XX. Os conceitos propostos partem de discussões sobre utopia queer, propostas por Lee Edelman (2004), José Esteban Muñoz (2009) e Jack Halberstam (2011), que buscam romper com a posição subalterna com a qual as personagens travestis foram majoritariamente demarcadas no século XX. Além disso, parto de autores que se preocupam em imaginar futuros outros, como Mark Fisher (2020), Donna Haraway (2016a) e Anna Tsing (2022).Departing from the identities crystallized as "trans" by the most varied discourses in circulation, I intend to draw a cartography for the manifestations of dissident genres in the literature of Portugal, Cape Verde and Brazil, covering the period that goes from 2001 to 2020. geographic arrangement of countries on a North-South axis, I focus on the historical insertion of dissident sexualities and genres in Portuguese literature, starting with Trans Iberic Love (2013), by Raquel Freire, as a possibility of thinking about transfuturism, aesthetics of a possible future for trans people. Then, I analyze the possibilities of trans gender deterritorialization, from the animal alterity in the body constructed as human, in the novel Marginais (2010), by Cape Verdean writer Evel Rocha. Finally, to think about a cartography of T corporalities in Brazilian literature, as well as the deterritorialization of the body as a possibility of transfuturism, I analyze Deixei ele lá e vim (2006), by Elvira Vigna. Along the way, I study the mentioned novels having as a guiding element the idea of Naturalist Realism, in which the naturalist aesthetics imposes itself on the contemporary novel of the three countries as a unique and ontological possibility, as well as the idea of Transfuturism, a way of breaking with the literary tradition of Naturalist Realism and the possibility of rereading the European avant-garde movements of the early 20th century. The proposed concepts depart from discussions of queer utopia, proposed by Lee Edelman (2004), José Esteban Muñoz (2009) and Jack Halberstam (2011), which seeks to break with the subaltern position to which travesti characters were mostly demarcated in the 20th century. In addition, I also work with authors who are concerned with imagining other futures, such as Mark Fisher (2020), Donna Haraway (2016a) and Anna Tsing (2022).Partant des identités cristallisées comme "trans" par les discours les plus variés encirculation,j'entends dresser une cartographie des manifestations des genres dissidents dans la littératuredu Portugal, du Cap-Vert et du Brésil, couvrant la période qui va de 2001 à 2020. dispositiongéographique des pays sur un axe Nord-Sud, je me concentre sur l'insertion historiquedessexualités et des genres dissidents dans la littérature portugaise, à commencer par TransIbericLove (2013), de Raquel Freire, comme une possibilité de penser le transfuturisme, l'esthétiqued'un avenir possible pour les personnes trans. Ensuite, j'analyse les possibilitésdedéterritorialisation transgenre, à partir de l'altérité animale dans le corps construit commehumain, dans le roman Marginais (2010), de l'écrivain capverdien Evel Rocha. Enfin, pourréfléchir à une cartographie des corporalités en T dans la littérature brésilienne, ainsi qu'àladéterritorialisation du corps comme possibilité du transfuturisme, j'analyse Deixei eleláevim(2006), d'Elvira Vigna. En cours de route, j'étudie les romans mentionnés ayant commeélément directeur l'idée du Réalisme Naturaliste, dans lequel l'esthétique naturaliste s'imposeau roman contemporain des trois pays comme une possibilité unique et ontologique, ainsi quel'idée du Transfuturisme, une manière de rompre avec la tradition littéraire duréalismenaturaliste et la possibilité de relire les avant-gardes européennes du début du XXe siècle. Lesconcepts proposés s'écartent des discussions sur l'utopie queer, proposées par Lee Edelman(2004), José Esteban Muñoz (2009) et Jack Halberstam (2011), qui cherchent à rompreavecla position subalterne à laquelle les personnages travestis étaient majoritairement délimitésauXXe siècle. Par ailleurs, je travaille également avec des auteurs soucieux d'imaginer d'autresfuturs, comme Mark Fisher (2020), Donna Haraway (2016a) et Anna Tsing (2022).Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)2019/07304-1Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valentim, Jorge Vicente [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Resende, Marcelo Branquinho Massucatto2023-04-05T18:43:29Z2023-04-05T18:43:29Z2023-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24285933004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T19:21:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242859Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:35:09.268464Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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