Potencial formativo dos casos de ensino na perspectiva docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fígaro, Marília Boldt
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238127
Resumo: Este estudo investigou o potencial formativo que professores da Educação Básica atribuem aos casos de ensino, quando empregados como recurso para estimular a reflexão docente em situação de formação em serviço. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que tem como referencial empírico uma escola municipal localizada no interior de São Paulo, na qual é implementado um projeto de formação docente ligado ao Programa Núcleos de Ensino da UNESP. Objetivou-se investigar aspectos relativos ao trabalho com casos de ensino junto aos professores da escola, em reuniões coletivas (HTPC). Para isso, foram entrevistadas 3 docentes que participaram da experiência formativa envolvendo casos de ensino, tendo por norte as seguintes questões: os professores participantes consideram que as intervenções formativas realizadas, por meio da elaboração e análise de casos de ensino, favorecem processos reflexivos, investigativos e, consequentemente, formativos do ponto de vista profissional? Que elementos os professores identificam como sendo formativos no trabalho com os casos de ensino? Que percepções sobre a docência emergem, para os professores, na experiência formativa com os casos? Os principais resultados demonstram que as docentes apontam a utilização de casos de ensino como capazes de proporcionar a reflexão sobre as práticas que desenvolvem, contribuindo para a formação de um professor reflexivo. Ainda, os casos foram apontados como um recurso capaz de promover a identificação de princípios pedagógicos presentes nas práticas, promovendo a compreensão do professor sobre seu trabalho. Nesse sentido, estes ainda foram retratados como um excelente facilitador da integração entre a atividade prática e os saberes teóricos nelas envolvidos. Dessa forma, os casos de ensino se apresentaram como um recurso que contribui para a formação dos saberes ligados à docência dado o seu valor formativo, reflexivo e investigativo.
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