O uso de narrativas audiovisuais para o ensino da Agenda 2030 da ONU: projeto de curta metragem serializado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Gabriela Lopes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242562
Resumo: Este trabalho consiste na criação de três roteiros de curta metragem para uma série de vídeos educativos sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Tem como objetivo criar narrativa ficcional que sintetize os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de número quatorze e quinze, da Agenda 2030, com o uso de referências bibliográficas e pensamento científico-acadêmico, voltado para o público adolescente. A narrativa escolhida é simples, presente no repertório de diversos brasileiros, apresentando a problemática dos microplásticos de maneira didática. A narrativa foi desenvolvida usando a clássica estrutura do Plot Twits e conta com bíblia, sinopse longa dos três episódios e roteiro dos três episódios, estilo e identidade visual.
id UNSP_19bfd342554c0720ca364b0b33cce722
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242562
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso de narrativas audiovisuais para o ensino da Agenda 2030 da ONU: projeto de curta metragem serializadoThe use of audiovisual narratives to teach the UN 2030 agenda: a serialized short film projectAnimaçãoSérieBíblia de sérieVídeo educativoAgenda 2030ONUAnimationBible’s seriesEducational videoEste trabalho consiste na criação de três roteiros de curta metragem para uma série de vídeos educativos sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Tem como objetivo criar narrativa ficcional que sintetize os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de número quatorze e quinze, da Agenda 2030, com o uso de referências bibliográficas e pensamento científico-acadêmico, voltado para o público adolescente. A narrativa escolhida é simples, presente no repertório de diversos brasileiros, apresentando a problemática dos microplásticos de maneira didática. A narrativa foi desenvolvida usando a clássica estrutura do Plot Twits e conta com bíblia, sinopse longa dos três episódios e roteiro dos três episódios, estilo e identidade visual.This work consists of creating three short film scripts for a series of educational videos on The 2030 Agenda for Sustainable Development. It aims to create a fictional narrative that synthesizes the fourteenth and fifteenth Sustainable Development Goals of the 2030 Agenda, using bibliographic references and scientific-academic thinking aimed at the adolescent public. The chosen narrative is simple, present in the repertoire of several Brazilians, presenting the problem of microplastics in a didactic and easy-to-understand way. The narrative was developed using the classic Plot Twits structure and had a bible, long synopsis of the three episodes, the script of the three episodes, style, and visual identityNão recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Américo, Marcos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Gabriela Lopes2023-03-20T14:40:38Z2023-03-20T14:40:38Z2023-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242562porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T17:18:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242562Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T17:18:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de narrativas audiovisuais para o ensino da Agenda 2030 da ONU: projeto de curta metragem serializado
The use of audiovisual narratives to teach the UN 2030 agenda: a serialized short film project
title O uso de narrativas audiovisuais para o ensino da Agenda 2030 da ONU: projeto de curta metragem serializado
spellingShingle O uso de narrativas audiovisuais para o ensino da Agenda 2030 da ONU: projeto de curta metragem serializado
Ribeiro, Gabriela Lopes
Animação
Série
Bíblia de série
Vídeo educativo
Agenda 2030
ONU
Animation
Bible’s series
Educational video
title_short O uso de narrativas audiovisuais para o ensino da Agenda 2030 da ONU: projeto de curta metragem serializado
title_full O uso de narrativas audiovisuais para o ensino da Agenda 2030 da ONU: projeto de curta metragem serializado
title_fullStr O uso de narrativas audiovisuais para o ensino da Agenda 2030 da ONU: projeto de curta metragem serializado
title_full_unstemmed O uso de narrativas audiovisuais para o ensino da Agenda 2030 da ONU: projeto de curta metragem serializado
title_sort O uso de narrativas audiovisuais para o ensino da Agenda 2030 da ONU: projeto de curta metragem serializado
author Ribeiro, Gabriela Lopes
author_facet Ribeiro, Gabriela Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Américo, Marcos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Gabriela Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Animação
Série
Bíblia de série
Vídeo educativo
Agenda 2030
ONU
Animation
Bible’s series
Educational video
topic Animação
Série
Bíblia de série
Vídeo educativo
Agenda 2030
ONU
Animation
Bible’s series
Educational video
description Este trabalho consiste na criação de três roteiros de curta metragem para uma série de vídeos educativos sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Tem como objetivo criar narrativa ficcional que sintetize os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de número quatorze e quinze, da Agenda 2030, com o uso de referências bibliográficas e pensamento científico-acadêmico, voltado para o público adolescente. A narrativa escolhida é simples, presente no repertório de diversos brasileiros, apresentando a problemática dos microplásticos de maneira didática. A narrativa foi desenvolvida usando a clássica estrutura do Plot Twits e conta com bíblia, sinopse longa dos três episódios e roteiro dos três episódios, estilo e identidade visual.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-20T14:40:38Z
2023-03-20T14:40:38Z
2023-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242562
url http://hdl.handle.net/11449/242562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045584093839360