O professor que os alunos do PARFOR da Unesp (2011-2014) guardam na memória: apontamentos para formação e atuação docente (educação infantil e Ensino Fundamental Ciclo I)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141711 |
Resumo: | A UNESP oferece o Curso de Pedagogia no âmbito do Programa Parfor em 5 de suas unidades: Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara, Faculdade de Ciências – Campus Bauru, Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília, Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente e Instituto de Biociência, Letras e Ciências Exatas - Campus de São José do Rio Preto. É este o contexto institucional dos dados. As fontes são 98 redações intituladas O professor que eu guardo na memória produzidas por alunos do Parfor em 2011. A análise dos dados foi operada por meio da Análise de Conteúdo. Os dados trazem particularidades que devem ser levadas em conta por programas de formação inicial e continuada. Dentre muitas, uma delas diz respeito ao fato de que metodologias de ensino serão adequadas quando a relação social (relação professor/aluno) que exige sua aplicação for de boa qualidade. Ou seja: quando a relação professor–aluno for adequadamente ética. Sem deixar de lado, imprescindivelmente, a posição social de cada envolvido na relação social em questão. Para que isso seja mais bem compreendido valem os estudos sobre violência em meio escolar, sobretudo os que se dedicam a explicar a violência do professor contra o aluno (SILVA e SCARLATO, 2009; SILVA, SCARLATO E CARLINDO, 2010; SILVA E CARLINDO, 2009, 2012) que apontam que os professores também cometem violência contra o aluno, por vezes mais do que o aluno contra ele. Outra particularidade diz respeito ao fato dos sujeitos deste estudo serem professores com uma experiência em docência acima de três anos e também considerarem que elementos do campo da ética são imprescindíveis ao sucesso pedagógico do professor e, consequentemente, do aluno. |
id |
UNSP_1de62dd4668422c92379fba5292a94b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141711 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O professor que os alunos do PARFOR da Unesp (2011-2014) guardam na memória: apontamentos para formação e atuação docente (educação infantil e Ensino Fundamental Ciclo I)PARFORFormação continuadaAtuação docenteA UNESP oferece o Curso de Pedagogia no âmbito do Programa Parfor em 5 de suas unidades: Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara, Faculdade de Ciências – Campus Bauru, Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília, Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente e Instituto de Biociência, Letras e Ciências Exatas - Campus de São José do Rio Preto. É este o contexto institucional dos dados. As fontes são 98 redações intituladas O professor que eu guardo na memória produzidas por alunos do Parfor em 2011. A análise dos dados foi operada por meio da Análise de Conteúdo. Os dados trazem particularidades que devem ser levadas em conta por programas de formação inicial e continuada. Dentre muitas, uma delas diz respeito ao fato de que metodologias de ensino serão adequadas quando a relação social (relação professor/aluno) que exige sua aplicação for de boa qualidade. Ou seja: quando a relação professor–aluno for adequadamente ética. Sem deixar de lado, imprescindivelmente, a posição social de cada envolvido na relação social em questão. Para que isso seja mais bem compreendido valem os estudos sobre violência em meio escolar, sobretudo os que se dedicam a explicar a violência do professor contra o aluno (SILVA e SCARLATO, 2009; SILVA, SCARLATO E CARLINDO, 2010; SILVA E CARLINDO, 2009, 2012) que apontam que os professores também cometem violência contra o aluno, por vezes mais do que o aluno contra ele. Outra particularidade diz respeito ao fato dos sujeitos deste estudo serem professores com uma experiência em docência acima de três anos e também considerarem que elementos do campo da ética são imprescindíveis ao sucesso pedagógico do professor e, consequentemente, do aluno.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Marilda da [UNESP]2016-07-19T13:00:08Z2016-07-19T13:00:08Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5858-5868application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5858-58682357-7819http://hdl.handle.net/11449/141711ISSN2357-7819-2014-5858-5868.pdf0432607332289452porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T18:53:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141711Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:09:14.775186Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor que os alunos do PARFOR da Unesp (2011-2014) guardam na memória: apontamentos para formação e atuação docente (educação infantil e Ensino Fundamental Ciclo I) |
title |
O professor que os alunos do PARFOR da Unesp (2011-2014) guardam na memória: apontamentos para formação e atuação docente (educação infantil e Ensino Fundamental Ciclo I) |
spellingShingle |
O professor que os alunos do PARFOR da Unesp (2011-2014) guardam na memória: apontamentos para formação e atuação docente (educação infantil e Ensino Fundamental Ciclo I) Silva, Marilda da [UNESP] PARFOR Formação continuada Atuação docente |
title_short |
O professor que os alunos do PARFOR da Unesp (2011-2014) guardam na memória: apontamentos para formação e atuação docente (educação infantil e Ensino Fundamental Ciclo I) |
title_full |
O professor que os alunos do PARFOR da Unesp (2011-2014) guardam na memória: apontamentos para formação e atuação docente (educação infantil e Ensino Fundamental Ciclo I) |
title_fullStr |
O professor que os alunos do PARFOR da Unesp (2011-2014) guardam na memória: apontamentos para formação e atuação docente (educação infantil e Ensino Fundamental Ciclo I) |
title_full_unstemmed |
O professor que os alunos do PARFOR da Unesp (2011-2014) guardam na memória: apontamentos para formação e atuação docente (educação infantil e Ensino Fundamental Ciclo I) |
title_sort |
O professor que os alunos do PARFOR da Unesp (2011-2014) guardam na memória: apontamentos para formação e atuação docente (educação infantil e Ensino Fundamental Ciclo I) |
author |
Silva, Marilda da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Marilda da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marilda da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PARFOR Formação continuada Atuação docente |
topic |
PARFOR Formação continuada Atuação docente |
description |
A UNESP oferece o Curso de Pedagogia no âmbito do Programa Parfor em 5 de suas unidades: Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara, Faculdade de Ciências – Campus Bauru, Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília, Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente e Instituto de Biociência, Letras e Ciências Exatas - Campus de São José do Rio Preto. É este o contexto institucional dos dados. As fontes são 98 redações intituladas O professor que eu guardo na memória produzidas por alunos do Parfor em 2011. A análise dos dados foi operada por meio da Análise de Conteúdo. Os dados trazem particularidades que devem ser levadas em conta por programas de formação inicial e continuada. Dentre muitas, uma delas diz respeito ao fato de que metodologias de ensino serão adequadas quando a relação social (relação professor/aluno) que exige sua aplicação for de boa qualidade. Ou seja: quando a relação professor–aluno for adequadamente ética. Sem deixar de lado, imprescindivelmente, a posição social de cada envolvido na relação social em questão. Para que isso seja mais bem compreendido valem os estudos sobre violência em meio escolar, sobretudo os que se dedicam a explicar a violência do professor contra o aluno (SILVA e SCARLATO, 2009; SILVA, SCARLATO E CARLINDO, 2010; SILVA E CARLINDO, 2009, 2012) que apontam que os professores também cometem violência contra o aluno, por vezes mais do que o aluno contra ele. Outra particularidade diz respeito ao fato dos sujeitos deste estudo serem professores com uma experiência em docência acima de três anos e também considerarem que elementos do campo da ética são imprescindíveis ao sucesso pedagógico do professor e, consequentemente, do aluno. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:08Z 2016-07-19T13:00:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5858-5868 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141711 ISSN2357-7819-2014-5858-5868.pdf 0432607332289452 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141711 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5858-5868 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-5858-5868.pdf 0432607332289452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
5858-5868 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129589976760320 |