Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anderson Afonso da [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91101
Resumo: Registrar narrativas de professores de matemática sobre suas vidas cotidianas e investigar o cotidiano do professor de matemática, no que diz respeito aos seus enfrentamentos, foram os objetivos deste trabalho. O estudo fundamentou-se acerca da noção de cotidiano, segundo a perspectiva de Agnes Heller. A proposta de pesquisa foi conduzida a partir de entrevistas com três professores do Ensino Médio sobre o que tematizamos como enfrentamentos cotidianos e também sobre os modos como dão significados a esses enfrentamentos e tomam decisões a partir deles. A História Oral foi utilizada como metodologia de pesquisa qualitativa, fundamentando os propósitos investigativos, a preparação, a elaboração e a proposta de análise de entrevistas. Deste modo, consideramos que o alicerce do nosso trabalho são as narrativas geradas a partir das entrevistas registradas. Construímos na análise das narrativas, uma trama argumentativa a partir das experiências narradas pelos professores colaboradores, apresentando e discutindo seus enfrentamentos cotidianos e buscando trazer à tona convergências, singularidades e particularidades dos elementos dos discursos analisados, visando produzir contribuições para as reflexões e discussões sobre o papel, a formação e a prática do professor de matemática do Ensino Básico. Como resultados, ganham destaque a falta de preparação para lidar com alunos com algum tipo de necessidade especial, bem como com a educação sexual, alterações na prática pedagógica e a carga horária atribulada salientada pelos colaboradores
id UNSP_1f072ef40914815f4787c0fbf80ecd35
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91101
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianosMatemática - Estudo e ensinoHistoria oralEducaçãoProfessores de matematicaMathematics - Study and teachingRegistrar narrativas de professores de matemática sobre suas vidas cotidianas e investigar o cotidiano do professor de matemática, no que diz respeito aos seus enfrentamentos, foram os objetivos deste trabalho. O estudo fundamentou-se acerca da noção de cotidiano, segundo a perspectiva de Agnes Heller. A proposta de pesquisa foi conduzida a partir de entrevistas com três professores do Ensino Médio sobre o que tematizamos como enfrentamentos cotidianos e também sobre os modos como dão significados a esses enfrentamentos e tomam decisões a partir deles. A História Oral foi utilizada como metodologia de pesquisa qualitativa, fundamentando os propósitos investigativos, a preparação, a elaboração e a proposta de análise de entrevistas. Deste modo, consideramos que o alicerce do nosso trabalho são as narrativas geradas a partir das entrevistas registradas. Construímos na análise das narrativas, uma trama argumentativa a partir das experiências narradas pelos professores colaboradores, apresentando e discutindo seus enfrentamentos cotidianos e buscando trazer à tona convergências, singularidades e particularidades dos elementos dos discursos analisados, visando produzir contribuições para as reflexões e discussões sobre o papel, a formação e a prática do professor de matemática do Ensino Básico. Como resultados, ganham destaque a falta de preparação para lidar com alunos com algum tipo de necessidade especial, bem como com a educação sexual, alterações na prática pedagógica e a carga horária atribulada salientada pelos colaboradoresRegister narratives of mathematics teachers about their daily lives and this research aimed at investigating the everyday life of mathematics teachers, with respect to the challenges and confrontatios s/he faces. It is supported on the notion of 'everyday life' as porposed by Agens Heller. Interviews were conducted with three high-school teachers, about what we assumes as everyday life confrontations and about the ways in which they give meaning to those confrontations and make decisions based on those meanings. Oral History was adopted as qualitative research metodology, supporting both the investigation purposes and the preparation, development and analysis of the interview. We take the narratives generated from the interviews to be the founding stones of our work. On the narrative analysis we construct an argumentative texture, from the experiences brought forward by the teachers interviewed, presenting and discussing confrontations they face daily, and pointing to convergences, singularities and particularities relating to the elements on the discourses analysed, aiming at contributing to the discussion on the role, the prepapration and the practice of the mathematics teacher on grades 1 to 12. As a result, the following aspects stand out: the lack of preparation for dealing with students with some special needs, as well as with sexual education, changes in pedagogical practice and the troubled workload emphasized by the teachersFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Heloisa da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Anderson Afonso da [UNESP]2014-06-11T19:24:54Z2014-06-11T19:24:54Z2013-01-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis227 f. : il., tabs.application/pdfSILVA, Anderson Afonso da. Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos. 2013. 227 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.http://hdl.handle.net/11449/91101000712253silva_aa_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-18T06:26:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91101Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:21:02.737794Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos
title Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos
spellingShingle Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos
Silva, Anderson Afonso da [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Historia oral
Educação
Professores de matematica
Mathematics - Study and teaching
title_short Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos
title_full Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos
title_fullStr Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos
title_full_unstemmed Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos
title_sort Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos
author Silva, Anderson Afonso da [UNESP]
author_facet Silva, Anderson Afonso da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Heloisa da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anderson Afonso da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Historia oral
Educação
Professores de matematica
Mathematics - Study and teaching
topic Matemática - Estudo e ensino
Historia oral
Educação
Professores de matematica
Mathematics - Study and teaching
description Registrar narrativas de professores de matemática sobre suas vidas cotidianas e investigar o cotidiano do professor de matemática, no que diz respeito aos seus enfrentamentos, foram os objetivos deste trabalho. O estudo fundamentou-se acerca da noção de cotidiano, segundo a perspectiva de Agnes Heller. A proposta de pesquisa foi conduzida a partir de entrevistas com três professores do Ensino Médio sobre o que tematizamos como enfrentamentos cotidianos e também sobre os modos como dão significados a esses enfrentamentos e tomam decisões a partir deles. A História Oral foi utilizada como metodologia de pesquisa qualitativa, fundamentando os propósitos investigativos, a preparação, a elaboração e a proposta de análise de entrevistas. Deste modo, consideramos que o alicerce do nosso trabalho são as narrativas geradas a partir das entrevistas registradas. Construímos na análise das narrativas, uma trama argumentativa a partir das experiências narradas pelos professores colaboradores, apresentando e discutindo seus enfrentamentos cotidianos e buscando trazer à tona convergências, singularidades e particularidades dos elementos dos discursos analisados, visando produzir contribuições para as reflexões e discussões sobre o papel, a formação e a prática do professor de matemática do Ensino Básico. Como resultados, ganham destaque a falta de preparação para lidar com alunos com algum tipo de necessidade especial, bem como com a educação sexual, alterações na prática pedagógica e a carga horária atribulada salientada pelos colaboradores
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-15
2014-06-11T19:24:54Z
2014-06-11T19:24:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Anderson Afonso da. Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos. 2013. 227 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/91101
000712253
silva_aa_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv SILVA, Anderson Afonso da. Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos. 2013. 227 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
000712253
silva_aa_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 227 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129509083316224