Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91101 |
Resumo: | Registrar narrativas de professores de matemática sobre suas vidas cotidianas e investigar o cotidiano do professor de matemática, no que diz respeito aos seus enfrentamentos, foram os objetivos deste trabalho. O estudo fundamentou-se acerca da noção de cotidiano, segundo a perspectiva de Agnes Heller. A proposta de pesquisa foi conduzida a partir de entrevistas com três professores do Ensino Médio sobre o que tematizamos como enfrentamentos cotidianos e também sobre os modos como dão significados a esses enfrentamentos e tomam decisões a partir deles. A História Oral foi utilizada como metodologia de pesquisa qualitativa, fundamentando os propósitos investigativos, a preparação, a elaboração e a proposta de análise de entrevistas. Deste modo, consideramos que o alicerce do nosso trabalho são as narrativas geradas a partir das entrevistas registradas. Construímos na análise das narrativas, uma trama argumentativa a partir das experiências narradas pelos professores colaboradores, apresentando e discutindo seus enfrentamentos cotidianos e buscando trazer à tona convergências, singularidades e particularidades dos elementos dos discursos analisados, visando produzir contribuições para as reflexões e discussões sobre o papel, a formação e a prática do professor de matemática do Ensino Básico. Como resultados, ganham destaque a falta de preparação para lidar com alunos com algum tipo de necessidade especial, bem como com a educação sexual, alterações na prática pedagógica e a carga horária atribulada salientada pelos colaboradores |
id |
UNSP_1f072ef40914815f4787c0fbf80ecd35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91101 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianosMatemática - Estudo e ensinoHistoria oralEducaçãoProfessores de matematicaMathematics - Study and teachingRegistrar narrativas de professores de matemática sobre suas vidas cotidianas e investigar o cotidiano do professor de matemática, no que diz respeito aos seus enfrentamentos, foram os objetivos deste trabalho. O estudo fundamentou-se acerca da noção de cotidiano, segundo a perspectiva de Agnes Heller. A proposta de pesquisa foi conduzida a partir de entrevistas com três professores do Ensino Médio sobre o que tematizamos como enfrentamentos cotidianos e também sobre os modos como dão significados a esses enfrentamentos e tomam decisões a partir deles. A História Oral foi utilizada como metodologia de pesquisa qualitativa, fundamentando os propósitos investigativos, a preparação, a elaboração e a proposta de análise de entrevistas. Deste modo, consideramos que o alicerce do nosso trabalho são as narrativas geradas a partir das entrevistas registradas. Construímos na análise das narrativas, uma trama argumentativa a partir das experiências narradas pelos professores colaboradores, apresentando e discutindo seus enfrentamentos cotidianos e buscando trazer à tona convergências, singularidades e particularidades dos elementos dos discursos analisados, visando produzir contribuições para as reflexões e discussões sobre o papel, a formação e a prática do professor de matemática do Ensino Básico. Como resultados, ganham destaque a falta de preparação para lidar com alunos com algum tipo de necessidade especial, bem como com a educação sexual, alterações na prática pedagógica e a carga horária atribulada salientada pelos colaboradoresRegister narratives of mathematics teachers about their daily lives and this research aimed at investigating the everyday life of mathematics teachers, with respect to the challenges and confrontatios s/he faces. It is supported on the notion of 'everyday life' as porposed by Agens Heller. Interviews were conducted with three high-school teachers, about what we assumes as everyday life confrontations and about the ways in which they give meaning to those confrontations and make decisions based on those meanings. Oral History was adopted as qualitative research metodology, supporting both the investigation purposes and the preparation, development and analysis of the interview. We take the narratives generated from the interviews to be the founding stones of our work. On the narrative analysis we construct an argumentative texture, from the experiences brought forward by the teachers interviewed, presenting and discussing confrontations they face daily, and pointing to convergences, singularities and particularities relating to the elements on the discourses analysed, aiming at contributing to the discussion on the role, the prepapration and the practice of the mathematics teacher on grades 1 to 12. As a result, the following aspects stand out: the lack of preparation for dealing with students with some special needs, as well as with sexual education, changes in pedagogical practice and the troubled workload emphasized by the teachersFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Heloisa da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Anderson Afonso da [UNESP]2014-06-11T19:24:54Z2014-06-11T19:24:54Z2013-01-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis227 f. : il., tabs.application/pdfSILVA, Anderson Afonso da. Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos. 2013. 227 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.http://hdl.handle.net/11449/91101000712253silva_aa_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-18T06:26:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91101Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:21:02.737794Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos |
title |
Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos |
spellingShingle |
Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos Silva, Anderson Afonso da [UNESP] Matemática - Estudo e ensino Historia oral Educação Professores de matematica Mathematics - Study and teaching |
title_short |
Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos |
title_full |
Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos |
title_fullStr |
Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos |
title_full_unstemmed |
Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos |
title_sort |
Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos |
author |
Silva, Anderson Afonso da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Anderson Afonso da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Heloisa da [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Anderson Afonso da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Historia oral Educação Professores de matematica Mathematics - Study and teaching |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Historia oral Educação Professores de matematica Mathematics - Study and teaching |
description |
Registrar narrativas de professores de matemática sobre suas vidas cotidianas e investigar o cotidiano do professor de matemática, no que diz respeito aos seus enfrentamentos, foram os objetivos deste trabalho. O estudo fundamentou-se acerca da noção de cotidiano, segundo a perspectiva de Agnes Heller. A proposta de pesquisa foi conduzida a partir de entrevistas com três professores do Ensino Médio sobre o que tematizamos como enfrentamentos cotidianos e também sobre os modos como dão significados a esses enfrentamentos e tomam decisões a partir deles. A História Oral foi utilizada como metodologia de pesquisa qualitativa, fundamentando os propósitos investigativos, a preparação, a elaboração e a proposta de análise de entrevistas. Deste modo, consideramos que o alicerce do nosso trabalho são as narrativas geradas a partir das entrevistas registradas. Construímos na análise das narrativas, uma trama argumentativa a partir das experiências narradas pelos professores colaboradores, apresentando e discutindo seus enfrentamentos cotidianos e buscando trazer à tona convergências, singularidades e particularidades dos elementos dos discursos analisados, visando produzir contribuições para as reflexões e discussões sobre o papel, a formação e a prática do professor de matemática do Ensino Básico. Como resultados, ganham destaque a falta de preparação para lidar com alunos com algum tipo de necessidade especial, bem como com a educação sexual, alterações na prática pedagógica e a carga horária atribulada salientada pelos colaboradores |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-15 2014-06-11T19:24:54Z 2014-06-11T19:24:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Anderson Afonso da. Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos. 2013. 227 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013. http://hdl.handle.net/11449/91101 000712253 silva_aa_me_rcla.pdf 33004137031P7 |
identifier_str_mv |
SILVA, Anderson Afonso da. Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos. 2013. 227 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013. 000712253 silva_aa_me_rcla.pdf 33004137031P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
227 f. : il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129509083316224 |