Reflexões sobre a abordagem do tema China na geografia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Posseti, Bruno Rocha [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155789
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-17/000889462.pdf
Resumo: China is among the most important countries in the world scenario that has gained more space in the global economy and more and more present day in daily life. It is the most populous country in the world with about 1.3 billion people and is the third largest country in area. Given the undeniable economic importance that this country has, the present study aims to find out how China is taught in some public schools in Ourinhos / SP, during the Secondary School and High School, and see whether this is so satisfactory. The methodology used was the analysis of two collections of textbooks for use in schools and analyzed official documents of federal and state government. It intended that this study is useful as a research tool for teachers that will address China in their geography lessons
id UNSP_20a49cff4051fff58ca73c2b0791345d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155789
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Reflexões sobre a abordagem do tema China na geografia escolarGeografia - Estudo e ensino - Ourinhos (SP)Livros didáticosChinaChina is among the most important countries in the world scenario that has gained more space in the global economy and more and more present day in daily life. It is the most populous country in the world with about 1.3 billion people and is the third largest country in area. Given the undeniable economic importance that this country has, the present study aims to find out how China is taught in some public schools in Ourinhos / SP, during the Secondary School and High School, and see whether this is so satisfactory. The methodology used was the analysis of two collections of textbooks for use in schools and analyzed official documents of federal and state government. It intended that this study is useful as a research tool for teachers that will address China in their geography lessonsA China está entre os países de maior importância no cenário mundial tem ganhado cada vez mais espaço na economia global, e cada dia mais presente no cotidiano das pessoas. É o pais mais populoso do mundo com cerca de 1,3 bilhões de habitantes e é o terceiro maior país em extensão territorial. Diante da inegável importância econômica que este país possui, o presente estudo tem como objetivo descobrir como a China é ensinada em algumas escolas públicas estaduais do município de Ourinhos/SP, durante o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, e constatar se isso ocorre de maneira satisfatória. A metodologia utilizada foi a análise de duas coleções de livros didáticos em uso nas escolas estaduais analisadas do município de Ourinhos/SP e documentos oficiais do governo federal e estadual. Pretende se que este estudo seja útil como uma ferramenta de pesquisa para professores que abordarão a China em suas aulas de GeografiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Posseti, Bruno Rocha [UNESP]2018-08-30T18:23:05Z2018-08-30T18:23:05Z2016-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfPOSSETI, Bruno Rocha. Reflexões sobre a abordagem do tema China na geografia escolar. 2016. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2016.http://hdl.handle.net/11449/155789000889462http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-17/000889462.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T20:26:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155789Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-26T20:26:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a abordagem do tema China na geografia escolar
title Reflexões sobre a abordagem do tema China na geografia escolar
spellingShingle Reflexões sobre a abordagem do tema China na geografia escolar
Posseti, Bruno Rocha [UNESP]
Geografia - Estudo e ensino - Ourinhos (SP)
Livros didáticos
China
title_short Reflexões sobre a abordagem do tema China na geografia escolar
title_full Reflexões sobre a abordagem do tema China na geografia escolar
title_fullStr Reflexões sobre a abordagem do tema China na geografia escolar
title_full_unstemmed Reflexões sobre a abordagem do tema China na geografia escolar
title_sort Reflexões sobre a abordagem do tema China na geografia escolar
author Posseti, Bruno Rocha [UNESP]
author_facet Posseti, Bruno Rocha [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Posseti, Bruno Rocha [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino - Ourinhos (SP)
Livros didáticos
China
topic Geografia - Estudo e ensino - Ourinhos (SP)
Livros didáticos
China
description China is among the most important countries in the world scenario that has gained more space in the global economy and more and more present day in daily life. It is the most populous country in the world with about 1.3 billion people and is the third largest country in area. Given the undeniable economic importance that this country has, the present study aims to find out how China is taught in some public schools in Ourinhos / SP, during the Secondary School and High School, and see whether this is so satisfactory. The methodology used was the analysis of two collections of textbooks for use in schools and analyzed official documents of federal and state government. It intended that this study is useful as a research tool for teachers that will address China in their geography lessons
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05
2018-08-30T18:23:05Z
2018-08-30T18:23:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv POSSETI, Bruno Rocha. Reflexões sobre a abordagem do tema China na geografia escolar. 2016. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2016.
http://hdl.handle.net/11449/155789
000889462
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-17/000889462.pdf
identifier_str_mv POSSETI, Bruno Rocha. Reflexões sobre a abordagem do tema China na geografia escolar. 2016. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2016.
000889462
url http://hdl.handle.net/11449/155789
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-17/000889462.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045245447831552