Utilização de vídeos de divulgação científica para o ensino em biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vanessa Lourenço de [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244422
Resumo: As mídias digitais fazem parte do nosso dia a dia, graças a elas somos capazes de adquirir informação e conhecimento a qualquer hora ou lugar, desta maneira a educação não-formal entra em pauta. A divulgação científica é uma forma de educação não-formal que aproxima os cientistas e a sociedade, desenvolvendo o pensamento crítico. As diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatiza o uso das tecnologias para o ensino de ciências. Desta maneira, o presente projeto teve como objetivo identificar e analisar como os canais de divulgação científica do YouTube podem ser utilizados como ferramenta de aprendizagem de ciências biológicas dentro das salas de aula para alunos do ensino médio. Desta forma, foi realizado um levantamento qualitativo em três canais de divulgação científica em biologia (“BláBlálogia”, “Olá, Ciência!”, e “Minuto da Terra”) vinculados ao Science Vlog Brasil. Os vídeos escolhidos deveriam ter até 13 minutos de duração e serem publicados entre 2019 e 2022. Ao todo foram selecionados 30 vídeos e com base em seus conteúdos foram classificados entre as 18 habilidades da área de biologia da BNCC. Cada canal aborda o conteúdo de forma única, pois seus criadores são formados em áreas distintas dentro das ciências biológicas. Os vídeos analisados neste trabalho apresentam potencial interesse dos estudantes, pois despertam a curiosidade e imaginação, gerando discussões (mediada por professores) sobre o papel da ciência e dos cientistas na sociedade. Utilizar tecnologias digitais em sala de aula ensinam os estudantes a diferenciarem conteúdos científicos da pseudociência.
id UNSP_22006f19d8bf8bc02e7502d29796bab9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244422
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Utilização de vídeos de divulgação científica para o ensino em biologiaUse of science dissemination videos for biology teachingDivulgação científicaYouTubeEducação não-formalScientific disseminationNon-formal educationAs mídias digitais fazem parte do nosso dia a dia, graças a elas somos capazes de adquirir informação e conhecimento a qualquer hora ou lugar, desta maneira a educação não-formal entra em pauta. A divulgação científica é uma forma de educação não-formal que aproxima os cientistas e a sociedade, desenvolvendo o pensamento crítico. As diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatiza o uso das tecnologias para o ensino de ciências. Desta maneira, o presente projeto teve como objetivo identificar e analisar como os canais de divulgação científica do YouTube podem ser utilizados como ferramenta de aprendizagem de ciências biológicas dentro das salas de aula para alunos do ensino médio. Desta forma, foi realizado um levantamento qualitativo em três canais de divulgação científica em biologia (“BláBlálogia”, “Olá, Ciência!”, e “Minuto da Terra”) vinculados ao Science Vlog Brasil. Os vídeos escolhidos deveriam ter até 13 minutos de duração e serem publicados entre 2019 e 2022. Ao todo foram selecionados 30 vídeos e com base em seus conteúdos foram classificados entre as 18 habilidades da área de biologia da BNCC. Cada canal aborda o conteúdo de forma única, pois seus criadores são formados em áreas distintas dentro das ciências biológicas. Os vídeos analisados neste trabalho apresentam potencial interesse dos estudantes, pois despertam a curiosidade e imaginação, gerando discussões (mediada por professores) sobre o papel da ciência e dos cientistas na sociedade. Utilizar tecnologias digitais em sala de aula ensinam os estudantes a diferenciarem conteúdos científicos da pseudociência.Digital media are part of our daily lives, thanks to which they can be trained in education or information and knowledge of the place, in a non-formal way. Dissemination is a form of non-formal education that approaches scientists and society, the propaganda of critical society. The guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) emphasize the use of technologies for teaching science. In this way, the project aimed to identify and analyze how YouTube's science communication channels can be used as a biological science learning tool within classrooms for high school students. In this way, a qualitative survey was carried out in three channels of scientific dissemination in biology (“BláBlálogia”, “Olá, Ciência!”, and “Minuto da Terra”) linked to Science Vlog Brasil. The videos chosen were 13 minutes long and were released between 2019 and 2022. In total, 30 videos were selected and based on their content, they were classified between 1 and 1 in the BNCC biology area. Each channel approaches the content in a unique way, as its creators are trained in different areas within the biological sciences. Videos of the role of science research and potential teachers on students' interest, as it arouses curiosity and imagination, generating discussions. Using digital technologies in the classroom teaches students different scientific concepts of pseudoscience.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Fabiana Mara de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, César Donizetti PereiraSouza, Vanessa Lourenço de [UNESP]2023-07-06T13:09:26Z2023-07-06T13:09:26Z2023-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244422porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-28T06:44:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244422Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:07:24.761219Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de vídeos de divulgação científica para o ensino em biologia
Use of science dissemination videos for biology teaching
title Utilização de vídeos de divulgação científica para o ensino em biologia
spellingShingle Utilização de vídeos de divulgação científica para o ensino em biologia
Souza, Vanessa Lourenço de [UNESP]
Divulgação científica
YouTube
Educação não-formal
Scientific dissemination
Non-formal education
title_short Utilização de vídeos de divulgação científica para o ensino em biologia
title_full Utilização de vídeos de divulgação científica para o ensino em biologia
title_fullStr Utilização de vídeos de divulgação científica para o ensino em biologia
title_full_unstemmed Utilização de vídeos de divulgação científica para o ensino em biologia
title_sort Utilização de vídeos de divulgação científica para o ensino em biologia
author Souza, Vanessa Lourenço de [UNESP]
author_facet Souza, Vanessa Lourenço de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Fabiana Mara de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Leite, César Donizetti Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vanessa Lourenço de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica
YouTube
Educação não-formal
Scientific dissemination
Non-formal education
topic Divulgação científica
YouTube
Educação não-formal
Scientific dissemination
Non-formal education
description As mídias digitais fazem parte do nosso dia a dia, graças a elas somos capazes de adquirir informação e conhecimento a qualquer hora ou lugar, desta maneira a educação não-formal entra em pauta. A divulgação científica é uma forma de educação não-formal que aproxima os cientistas e a sociedade, desenvolvendo o pensamento crítico. As diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatiza o uso das tecnologias para o ensino de ciências. Desta maneira, o presente projeto teve como objetivo identificar e analisar como os canais de divulgação científica do YouTube podem ser utilizados como ferramenta de aprendizagem de ciências biológicas dentro das salas de aula para alunos do ensino médio. Desta forma, foi realizado um levantamento qualitativo em três canais de divulgação científica em biologia (“BláBlálogia”, “Olá, Ciência!”, e “Minuto da Terra”) vinculados ao Science Vlog Brasil. Os vídeos escolhidos deveriam ter até 13 minutos de duração e serem publicados entre 2019 e 2022. Ao todo foram selecionados 30 vídeos e com base em seus conteúdos foram classificados entre as 18 habilidades da área de biologia da BNCC. Cada canal aborda o conteúdo de forma única, pois seus criadores são formados em áreas distintas dentro das ciências biológicas. Os vídeos analisados neste trabalho apresentam potencial interesse dos estudantes, pois despertam a curiosidade e imaginação, gerando discussões (mediada por professores) sobre o papel da ciência e dos cientistas na sociedade. Utilizar tecnologias digitais em sala de aula ensinam os estudantes a diferenciarem conteúdos científicos da pseudociência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-06T13:09:26Z
2023-07-06T13:09:26Z
2023-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244422
url http://hdl.handle.net/11449/244422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129586322472960