A construção do sujeito histórico na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rutinéia Cristina Martins [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/98599
Resumo: O objetivo norteador da elaboração deste trabalho é a investigação de como os educadores informais e formais (pais e professores) efetivam o direito da criança a brincadeira e recreação, previsto no artigo 7º da Declaração dos Direitos da Criança. Desta maneira, visamos analisar como esse direito se efetiva em casa e na escola. O público delimitado para a pesquisa são as crianças matriculadas na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Franca. Para a realização da pesquisa, construímos um referencial teórico que nos permitiu conhecer aspectos da História da Criança no Ocidente e como a legislação referente à mesma foi construída no decorrer dos séculos XIX e XX. Acrescentemos a esse conhecimento os aspectos psicopedagógicos que subsidiam a nossa defesa sobre a importância do brincar para a criança e como isso se operacionaliza nos programas escolares voltados para a primeira etapa da educação básica. Imbuídas desse conhecimento, adentramos as escolas para a realização de pesquisa de campo. Entrevistamos mães, professoras e crianças, que nos descreveram as suas impressões sobre o brincar e no caso das educadoras, quais as condições oferecidas para os pequenos. Em suma, percebemos que há, por parte das educadoras (entrevistamos só mulheres), uma preocupação em oferecer condições para que as crianças brinquem, porém essas condições são cerceadas por muitos limites
id UNSP_2216e0bda96912d9719383e5ed81e519
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/98599
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A construção do sujeito histórico na educação infantilEducação de criançasRecreação ao ar livre para criançasDireitos das criançasConstruçãoSujeito históricoBrincadeiraEducação infantilConstructionHistorical subjectPlayEducationO objetivo norteador da elaboração deste trabalho é a investigação de como os educadores informais e formais (pais e professores) efetivam o direito da criança a brincadeira e recreação, previsto no artigo 7º da Declaração dos Direitos da Criança. Desta maneira, visamos analisar como esse direito se efetiva em casa e na escola. O público delimitado para a pesquisa são as crianças matriculadas na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Franca. Para a realização da pesquisa, construímos um referencial teórico que nos permitiu conhecer aspectos da História da Criança no Ocidente e como a legislação referente à mesma foi construída no decorrer dos séculos XIX e XX. Acrescentemos a esse conhecimento os aspectos psicopedagógicos que subsidiam a nossa defesa sobre a importância do brincar para a criança e como isso se operacionaliza nos programas escolares voltados para a primeira etapa da educação básica. Imbuídas desse conhecimento, adentramos as escolas para a realização de pesquisa de campo. Entrevistamos mães, professoras e crianças, que nos descreveram as suas impressões sobre o brincar e no caso das educadoras, quais as condições oferecidas para os pequenos. Em suma, percebemos que há, por parte das educadoras (entrevistamos só mulheres), uma preocupação em oferecer condições para que as crianças brinquem, porém essas condições são cerceadas por muitos limitesThe guiding objective of the preparation of this work is the investigation of how formal and informal educators (parents and teachers) actualize the right of children to play and to recreation provided in Article 7 of the Declaration on the Rights of the Child. Thus, we aim to examine how this law is effective at home and at school. The public limited for research are the children enrolled in kindergarten in the municipal schools of France. To conduct the study, we build a theoretical framework that enabled us to discover aspects of the History of Children in the West and how the legislation concerning it was built during the nineteenth and twentieth centuries. Let us add to this knowledge of the psychological that subsidize our defense on the importance of playing for children and how it is made operational in the school curriculum aimed at the first stage of basic education. Imbued with this knowledge, we enter the schools to conduct field research. We interviewed mothers, teachers and children, we described their feelings about the play and in the case of teachers, what were the conditions offered to kids. In short, we find out that, on the educators part (only women interviewed), there is a concern to provide conditions for children to play, but these conditions are closely circumscribed by many limitationsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Djanira Soares de Oliveira e [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Rutinéia Cristina Martins [UNESP]2014-06-11T19:29:38Z2014-06-11T19:29:38Z2010-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis152 f. : tabs.application/pdfSILVA, Rutinéia Cristina Martins. A construção do sujeito histórico na educação infantil. 2010. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2010.http://hdl.handle.net/11449/98599000614640silva_rcm_me_fran.pdf33004072067P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T19:23:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/98599Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-26T19:23:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do sujeito histórico na educação infantil
title A construção do sujeito histórico na educação infantil
spellingShingle A construção do sujeito histórico na educação infantil
Silva, Rutinéia Cristina Martins [UNESP]
Educação de crianças
Recreação ao ar livre para crianças
Direitos das crianças
Construção
Sujeito histórico
Brincadeira
Educação infantil
Construction
Historical subject
Play
Education
title_short A construção do sujeito histórico na educação infantil
title_full A construção do sujeito histórico na educação infantil
title_fullStr A construção do sujeito histórico na educação infantil
title_full_unstemmed A construção do sujeito histórico na educação infantil
title_sort A construção do sujeito histórico na educação infantil
author Silva, Rutinéia Cristina Martins [UNESP]
author_facet Silva, Rutinéia Cristina Martins [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Djanira Soares de Oliveira e [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rutinéia Cristina Martins [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Recreação ao ar livre para crianças
Direitos das crianças
Construção
Sujeito histórico
Brincadeira
Educação infantil
Construction
Historical subject
Play
Education
topic Educação de crianças
Recreação ao ar livre para crianças
Direitos das crianças
Construção
Sujeito histórico
Brincadeira
Educação infantil
Construction
Historical subject
Play
Education
description O objetivo norteador da elaboração deste trabalho é a investigação de como os educadores informais e formais (pais e professores) efetivam o direito da criança a brincadeira e recreação, previsto no artigo 7º da Declaração dos Direitos da Criança. Desta maneira, visamos analisar como esse direito se efetiva em casa e na escola. O público delimitado para a pesquisa são as crianças matriculadas na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Franca. Para a realização da pesquisa, construímos um referencial teórico que nos permitiu conhecer aspectos da História da Criança no Ocidente e como a legislação referente à mesma foi construída no decorrer dos séculos XIX e XX. Acrescentemos a esse conhecimento os aspectos psicopedagógicos que subsidiam a nossa defesa sobre a importância do brincar para a criança e como isso se operacionaliza nos programas escolares voltados para a primeira etapa da educação básica. Imbuídas desse conhecimento, adentramos as escolas para a realização de pesquisa de campo. Entrevistamos mães, professoras e crianças, que nos descreveram as suas impressões sobre o brincar e no caso das educadoras, quais as condições oferecidas para os pequenos. Em suma, percebemos que há, por parte das educadoras (entrevistamos só mulheres), uma preocupação em oferecer condições para que as crianças brinquem, porém essas condições são cerceadas por muitos limites
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-09
2014-06-11T19:29:38Z
2014-06-11T19:29:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Rutinéia Cristina Martins. A construção do sujeito histórico na educação infantil. 2010. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/98599
000614640
silva_rcm_me_fran.pdf
33004072067P2
identifier_str_mv SILVA, Rutinéia Cristina Martins. A construção do sujeito histórico na educação infantil. 2010. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2010.
000614640
silva_rcm_me_fran.pdf
33004072067P2
url http://hdl.handle.net/11449/98599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 152 f. : tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650047011717120