A construção do sujeito histórico na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/98599 |
Resumo: | O objetivo norteador da elaboração deste trabalho é a investigação de como os educadores informais e formais (pais e professores) efetivam o direito da criança a brincadeira e recreação, previsto no artigo 7º da Declaração dos Direitos da Criança. Desta maneira, visamos analisar como esse direito se efetiva em casa e na escola. O público delimitado para a pesquisa são as crianças matriculadas na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Franca. Para a realização da pesquisa, construímos um referencial teórico que nos permitiu conhecer aspectos da História da Criança no Ocidente e como a legislação referente à mesma foi construída no decorrer dos séculos XIX e XX. Acrescentemos a esse conhecimento os aspectos psicopedagógicos que subsidiam a nossa defesa sobre a importância do brincar para a criança e como isso se operacionaliza nos programas escolares voltados para a primeira etapa da educação básica. Imbuídas desse conhecimento, adentramos as escolas para a realização de pesquisa de campo. Entrevistamos mães, professoras e crianças, que nos descreveram as suas impressões sobre o brincar e no caso das educadoras, quais as condições oferecidas para os pequenos. Em suma, percebemos que há, por parte das educadoras (entrevistamos só mulheres), uma preocupação em oferecer condições para que as crianças brinquem, porém essas condições são cerceadas por muitos limites |
id |
UNSP_2216e0bda96912d9719383e5ed81e519 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/98599 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A construção do sujeito histórico na educação infantilEducação de criançasRecreação ao ar livre para criançasDireitos das criançasConstruçãoSujeito históricoBrincadeiraEducação infantilConstructionHistorical subjectPlayEducationO objetivo norteador da elaboração deste trabalho é a investigação de como os educadores informais e formais (pais e professores) efetivam o direito da criança a brincadeira e recreação, previsto no artigo 7º da Declaração dos Direitos da Criança. Desta maneira, visamos analisar como esse direito se efetiva em casa e na escola. O público delimitado para a pesquisa são as crianças matriculadas na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Franca. Para a realização da pesquisa, construímos um referencial teórico que nos permitiu conhecer aspectos da História da Criança no Ocidente e como a legislação referente à mesma foi construída no decorrer dos séculos XIX e XX. Acrescentemos a esse conhecimento os aspectos psicopedagógicos que subsidiam a nossa defesa sobre a importância do brincar para a criança e como isso se operacionaliza nos programas escolares voltados para a primeira etapa da educação básica. Imbuídas desse conhecimento, adentramos as escolas para a realização de pesquisa de campo. Entrevistamos mães, professoras e crianças, que nos descreveram as suas impressões sobre o brincar e no caso das educadoras, quais as condições oferecidas para os pequenos. Em suma, percebemos que há, por parte das educadoras (entrevistamos só mulheres), uma preocupação em oferecer condições para que as crianças brinquem, porém essas condições são cerceadas por muitos limitesThe guiding objective of the preparation of this work is the investigation of how formal and informal educators (parents and teachers) actualize the right of children to play and to recreation provided in Article 7 of the Declaration on the Rights of the Child. Thus, we aim to examine how this law is effective at home and at school. The public limited for research are the children enrolled in kindergarten in the municipal schools of France. To conduct the study, we build a theoretical framework that enabled us to discover aspects of the History of Children in the West and how the legislation concerning it was built during the nineteenth and twentieth centuries. Let us add to this knowledge of the psychological that subsidize our defense on the importance of playing for children and how it is made operational in the school curriculum aimed at the first stage of basic education. Imbued with this knowledge, we enter the schools to conduct field research. We interviewed mothers, teachers and children, we described their feelings about the play and in the case of teachers, what were the conditions offered to kids. In short, we find out that, on the educators part (only women interviewed), there is a concern to provide conditions for children to play, but these conditions are closely circumscribed by many limitationsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Djanira Soares de Oliveira e [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Rutinéia Cristina Martins [UNESP]2014-06-11T19:29:38Z2014-06-11T19:29:38Z2010-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis152 f. : tabs.application/pdfSILVA, Rutinéia Cristina Martins. A construção do sujeito histórico na educação infantil. 2010. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2010.http://hdl.handle.net/11449/98599000614640silva_rcm_me_fran.pdf33004072067P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T19:23:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/98599Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-26T19:23:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do sujeito histórico na educação infantil |
title |
A construção do sujeito histórico na educação infantil |
spellingShingle |
A construção do sujeito histórico na educação infantil Silva, Rutinéia Cristina Martins [UNESP] Educação de crianças Recreação ao ar livre para crianças Direitos das crianças Construção Sujeito histórico Brincadeira Educação infantil Construction Historical subject Play Education |
title_short |
A construção do sujeito histórico na educação infantil |
title_full |
A construção do sujeito histórico na educação infantil |
title_fullStr |
A construção do sujeito histórico na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A construção do sujeito histórico na educação infantil |
title_sort |
A construção do sujeito histórico na educação infantil |
author |
Silva, Rutinéia Cristina Martins [UNESP] |
author_facet |
Silva, Rutinéia Cristina Martins [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Djanira Soares de Oliveira e [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rutinéia Cristina Martins [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de crianças Recreação ao ar livre para crianças Direitos das crianças Construção Sujeito histórico Brincadeira Educação infantil Construction Historical subject Play Education |
topic |
Educação de crianças Recreação ao ar livre para crianças Direitos das crianças Construção Sujeito histórico Brincadeira Educação infantil Construction Historical subject Play Education |
description |
O objetivo norteador da elaboração deste trabalho é a investigação de como os educadores informais e formais (pais e professores) efetivam o direito da criança a brincadeira e recreação, previsto no artigo 7º da Declaração dos Direitos da Criança. Desta maneira, visamos analisar como esse direito se efetiva em casa e na escola. O público delimitado para a pesquisa são as crianças matriculadas na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Franca. Para a realização da pesquisa, construímos um referencial teórico que nos permitiu conhecer aspectos da História da Criança no Ocidente e como a legislação referente à mesma foi construída no decorrer dos séculos XIX e XX. Acrescentemos a esse conhecimento os aspectos psicopedagógicos que subsidiam a nossa defesa sobre a importância do brincar para a criança e como isso se operacionaliza nos programas escolares voltados para a primeira etapa da educação básica. Imbuídas desse conhecimento, adentramos as escolas para a realização de pesquisa de campo. Entrevistamos mães, professoras e crianças, que nos descreveram as suas impressões sobre o brincar e no caso das educadoras, quais as condições oferecidas para os pequenos. Em suma, percebemos que há, por parte das educadoras (entrevistamos só mulheres), uma preocupação em oferecer condições para que as crianças brinquem, porém essas condições são cerceadas por muitos limites |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-09 2014-06-11T19:29:38Z 2014-06-11T19:29:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Rutinéia Cristina Martins. A construção do sujeito histórico na educação infantil. 2010. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2010. http://hdl.handle.net/11449/98599 000614640 silva_rcm_me_fran.pdf 33004072067P2 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rutinéia Cristina Martins. A construção do sujeito histórico na educação infantil. 2010. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2010. 000614640 silva_rcm_me_fran.pdf 33004072067P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/98599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
152 f. : tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803650047011717120 |