As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90908 |
Resumo: | O foco desse estudo está nas relações que se tecem entre magistério e profissionalização, através da busca de como, na história de atuação do professor, articulam-se as relações saber/poder e como elas são exercidas. Como no caso do professor o saber/poder é, especialmente, talvez mais do que em outras profissões, seu mo de, como profissioal, interferi no mundo, diversas metáforas tem sido introduzidas e legitimadas no ambiente escolar, apoiadas nessas relações. Para procurar entender as regras e os mecanismos utilizados na relações de poder para produzir esses discursos de verdade, foram realizadas entrevistas com professores de matemática cujas experiências são reconhecidas como diferenciadas e/ou são professores comprometidos publicamente com embates relativos à carreira docente em suas várias dimensões. Optou-se por registrar enunciações em perspectiva de sujeitos cujo olhar, sobre o tema focado, é estratégico, para o que utilizamos os recursos da história oral |
id |
UNSP_2270eb6e716e60d62fdd20ca25acbac6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90908 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?)Professores de matematicaFormação e profissionalização docenteTeaching careerProfessional practiceConceptionMathematics teachersOral historyO foco desse estudo está nas relações que se tecem entre magistério e profissionalização, através da busca de como, na história de atuação do professor, articulam-se as relações saber/poder e como elas são exercidas. Como no caso do professor o saber/poder é, especialmente, talvez mais do que em outras profissões, seu mo de, como profissioal, interferi no mundo, diversas metáforas tem sido introduzidas e legitimadas no ambiente escolar, apoiadas nessas relações. Para procurar entender as regras e os mecanismos utilizados na relações de poder para produzir esses discursos de verdade, foram realizadas entrevistas com professores de matemática cujas experiências são reconhecidas como diferenciadas e/ou são professores comprometidos publicamente com embates relativos à carreira docente em suas várias dimensões. Optou-se por registrar enunciações em perspectiva de sujeitos cujo olhar, sobre o tema focado, é estratégico, para o que utilizamos os recursos da história oralThis study focuses on the relationship between the teaching career and the professional practice by trying to elicit from history how knowledge and power articulate in the teaching field. Metaphors are used to explain how teaching and the relationship knowledge/power interfere with the world. Several mathematics teachers were picked out due to the commitment to their profession at several levels and interviews were conducted in order to make the rules and mechanisms involved in power relationships clear. Enunciations were made made from the strategic standpoint of teachers, with the tools provived by oral historyUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bernardes, Marisa Rezende [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2003-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis268 f.application/pdfBERNARDES, Marisa Rezende. As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?). 2003. 268 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003.http://hdl.handle.net/11449/90908000224938bernardes_mr_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-06T06:25:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90908Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:14:46.076900Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?) |
title |
As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?) |
spellingShingle |
As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?) Bernardes, Marisa Rezende [UNESP] Professores de matematica Formação e profissionalização docente Teaching career Professional practice Conception Mathematics teachers Oral history |
title_short |
As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?) |
title_full |
As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?) |
title_fullStr |
As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?) |
title_full_unstemmed |
As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?) |
title_sort |
As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?) |
author |
Bernardes, Marisa Rezende [UNESP] |
author_facet |
Bernardes, Marisa Rezende [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Marisa Rezende [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de matematica Formação e profissionalização docente Teaching career Professional practice Conception Mathematics teachers Oral history |
topic |
Professores de matematica Formação e profissionalização docente Teaching career Professional practice Conception Mathematics teachers Oral history |
description |
O foco desse estudo está nas relações que se tecem entre magistério e profissionalização, através da busca de como, na história de atuação do professor, articulam-se as relações saber/poder e como elas são exercidas. Como no caso do professor o saber/poder é, especialmente, talvez mais do que em outras profissões, seu mo de, como profissioal, interferi no mundo, diversas metáforas tem sido introduzidas e legitimadas no ambiente escolar, apoiadas nessas relações. Para procurar entender as regras e os mecanismos utilizados na relações de poder para produzir esses discursos de verdade, foram realizadas entrevistas com professores de matemática cujas experiências são reconhecidas como diferenciadas e/ou são professores comprometidos publicamente com embates relativos à carreira docente em suas várias dimensões. Optou-se por registrar enunciações em perspectiva de sujeitos cujo olhar, sobre o tema focado, é estratégico, para o que utilizamos os recursos da história oral |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-07-25 2014-06-11T19:24:49Z 2014-06-11T19:24:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BERNARDES, Marisa Rezende. As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?). 2003. 268 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003. http://hdl.handle.net/11449/90908 000224938 bernardes_mr_me_bauru.pdf 33004056079P0 |
identifier_str_mv |
BERNARDES, Marisa Rezende. As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?). 2003. 268 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003. 000224938 bernardes_mr_me_bauru.pdf 33004056079P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
268 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129408285802496 |