As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Marisa Rezende [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90908
Resumo: O foco desse estudo está nas relações que se tecem entre magistério e profissionalização, através da busca de como, na história de atuação do professor, articulam-se as relações saber/poder e como elas são exercidas. Como no caso do professor o saber/poder é, especialmente, talvez mais do que em outras profissões, seu mo de, como profissioal, interferi no mundo, diversas metáforas tem sido introduzidas e legitimadas no ambiente escolar, apoiadas nessas relações. Para procurar entender as regras e os mecanismos utilizados na relações de poder para produzir esses discursos de verdade, foram realizadas entrevistas com professores de matemática cujas experiências são reconhecidas como diferenciadas e/ou são professores comprometidos publicamente com embates relativos à carreira docente em suas várias dimensões. Optou-se por registrar enunciações em perspectiva de sujeitos cujo olhar, sobre o tema focado, é estratégico, para o que utilizamos os recursos da história oral
id UNSP_2270eb6e716e60d62fdd20ca25acbac6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90908
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?)Professores de matematicaFormação e profissionalização docenteTeaching careerProfessional practiceConceptionMathematics teachersOral historyO foco desse estudo está nas relações que se tecem entre magistério e profissionalização, através da busca de como, na história de atuação do professor, articulam-se as relações saber/poder e como elas são exercidas. Como no caso do professor o saber/poder é, especialmente, talvez mais do que em outras profissões, seu mo de, como profissioal, interferi no mundo, diversas metáforas tem sido introduzidas e legitimadas no ambiente escolar, apoiadas nessas relações. Para procurar entender as regras e os mecanismos utilizados na relações de poder para produzir esses discursos de verdade, foram realizadas entrevistas com professores de matemática cujas experiências são reconhecidas como diferenciadas e/ou são professores comprometidos publicamente com embates relativos à carreira docente em suas várias dimensões. Optou-se por registrar enunciações em perspectiva de sujeitos cujo olhar, sobre o tema focado, é estratégico, para o que utilizamos os recursos da história oralThis study focuses on the relationship between the teaching career and the professional practice by trying to elicit from history how knowledge and power articulate in the teaching field. Metaphors are used to explain how teaching and the relationship knowledge/power interfere with the world. Several mathematics teachers were picked out due to the commitment to their profession at several levels and interviews were conducted in order to make the rules and mechanisms involved in power relationships clear. Enunciations were made made from the strategic standpoint of teachers, with the tools provived by oral historyUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bernardes, Marisa Rezende [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2003-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis268 f.application/pdfBERNARDES, Marisa Rezende. As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?). 2003. 268 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003.http://hdl.handle.net/11449/90908000224938bernardes_mr_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-06T06:25:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90908Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:14:46.076900Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?)
title As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?)
spellingShingle As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?)
Bernardes, Marisa Rezende [UNESP]
Professores de matematica
Formação e profissionalização docente
Teaching career
Professional practice
Conception
Mathematics teachers
Oral history
title_short As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?)
title_full As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?)
title_fullStr As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?)
title_full_unstemmed As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?)
title_sort As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?)
author Bernardes, Marisa Rezende [UNESP]
author_facet Bernardes, Marisa Rezende [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Marisa Rezende [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de matematica
Formação e profissionalização docente
Teaching career
Professional practice
Conception
Mathematics teachers
Oral history
topic Professores de matematica
Formação e profissionalização docente
Teaching career
Professional practice
Conception
Mathematics teachers
Oral history
description O foco desse estudo está nas relações que se tecem entre magistério e profissionalização, através da busca de como, na história de atuação do professor, articulam-se as relações saber/poder e como elas são exercidas. Como no caso do professor o saber/poder é, especialmente, talvez mais do que em outras profissões, seu mo de, como profissioal, interferi no mundo, diversas metáforas tem sido introduzidas e legitimadas no ambiente escolar, apoiadas nessas relações. Para procurar entender as regras e os mecanismos utilizados na relações de poder para produzir esses discursos de verdade, foram realizadas entrevistas com professores de matemática cujas experiências são reconhecidas como diferenciadas e/ou são professores comprometidos publicamente com embates relativos à carreira docente em suas várias dimensões. Optou-se por registrar enunciações em perspectiva de sujeitos cujo olhar, sobre o tema focado, é estratégico, para o que utilizamos os recursos da história oral
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-07-25
2014-06-11T19:24:49Z
2014-06-11T19:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERNARDES, Marisa Rezende. As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?). 2003. 268 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/90908
000224938
bernardes_mr_me_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv BERNARDES, Marisa Rezende. As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?). 2003. 268 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003.
000224938
bernardes_mr_me_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/90908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 268 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129408285802496