O programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141648 |
Resumo: | O Programa Oficinas de Formação (PROF) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), um dos projetos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tem dentre seus objetivos, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional. O PROF contempla ações direcionadas a professores, visando à utilização da metodologia de Resolução de Problemas na sala de aula. O projeto-piloto do PROF tem sido desenvolvido, no estado de São Paulo, desde o segundo semestre de 2012, com apoio da Coordenação Geral da OBMEP e da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O PROF é constituído de quatro módulos (PROF 1, PROF 2, PROF 3 e PROF 4), cada um com carga horária de 100 horas, divididas em oficinas presenciais e atividades à distância, realizadas em um fórum específico. Nele, são disponibilizados aos participantes, tarefas obrigatórias e tópicos de discussão, bem como textos, apresentações utilizadas nas oficinas presenciais e tutoriais online de uso de programas educacionais livres. Os tópicos de discussão tem por objetivo preparar para a participação nas oficinas presenciais ou complementa-las. Um diferencial do PROF é a carga horária que os professores devem cumprir, em cada um dos módulos, em atividades no fórum, que tem propiciado discussões de problemas e relato de experiências com os alunos. O que se apresenta neste trabalho é uma das atividades desenvolvidas no fórum por um grupo de professores do PROF 2, realizado no estado de São Paulo, durante o segundo semestre de 2013, que revela o potencial desse ambiente de aprendizagem. |
id |
UNSP_22d4bb592674f25c6ac86876a17216ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141648 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvidaFormação continuada de professoresMetodologia de resolução de problemasPROFO Programa Oficinas de Formação (PROF) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), um dos projetos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tem dentre seus objetivos, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional. O PROF contempla ações direcionadas a professores, visando à utilização da metodologia de Resolução de Problemas na sala de aula. O projeto-piloto do PROF tem sido desenvolvido, no estado de São Paulo, desde o segundo semestre de 2012, com apoio da Coordenação Geral da OBMEP e da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O PROF é constituído de quatro módulos (PROF 1, PROF 2, PROF 3 e PROF 4), cada um com carga horária de 100 horas, divididas em oficinas presenciais e atividades à distância, realizadas em um fórum específico. Nele, são disponibilizados aos participantes, tarefas obrigatórias e tópicos de discussão, bem como textos, apresentações utilizadas nas oficinas presenciais e tutoriais online de uso de programas educacionais livres. Os tópicos de discussão tem por objetivo preparar para a participação nas oficinas presenciais ou complementa-las. Um diferencial do PROF é a carga horária que os professores devem cumprir, em cada um dos módulos, em atividades no fórum, que tem propiciado discussões de problemas e relato de experiências com os alunos. O que se apresenta neste trabalho é uma das atividades desenvolvidas no fórum por um grupo de professores do PROF 2, realizado no estado de São Paulo, durante o segundo semestre de 2013, que revela o potencial desse ambiente de aprendizagem.Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Matemática, São José do Rio Preto, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Matemática e Computação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Metodista de São Paulo (UMESP), São Paulo, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Matemática, São José do Rio Preto, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Matemática e Computação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)Baldin, Yuriko YamamotoSilva, Aparecida Francisco da [UNESP]Fürkotter, Monica [UNESP]Bezerra, Débora de JesusRodrigues, José Carlos [UNESP]2016-07-19T12:59:53Z2016-07-19T12:59:53Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4249-4260application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4249-42602357-7819http://hdl.handle.net/11449/141648ISSN2357-7819-2014-4249-4260.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-19T14:32:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141648Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:51:55.226029Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvida |
title |
O programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvida |
spellingShingle |
O programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvida Baldin, Yuriko Yamamoto Formação continuada de professores Metodologia de resolução de problemas PROF |
title_short |
O programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvida |
title_full |
O programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvida |
title_fullStr |
O programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvida |
title_full_unstemmed |
O programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvida |
title_sort |
O programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvida |
author |
Baldin, Yuriko Yamamoto |
author_facet |
Baldin, Yuriko Yamamoto Silva, Aparecida Francisco da [UNESP] Fürkotter, Monica [UNESP] Bezerra, Débora de Jesus Rodrigues, José Carlos [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Aparecida Francisco da [UNESP] Fürkotter, Monica [UNESP] Bezerra, Débora de Jesus Rodrigues, José Carlos [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baldin, Yuriko Yamamoto Silva, Aparecida Francisco da [UNESP] Fürkotter, Monica [UNESP] Bezerra, Débora de Jesus Rodrigues, José Carlos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores Metodologia de resolução de problemas PROF |
topic |
Formação continuada de professores Metodologia de resolução de problemas PROF |
description |
O Programa Oficinas de Formação (PROF) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), um dos projetos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tem dentre seus objetivos, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional. O PROF contempla ações direcionadas a professores, visando à utilização da metodologia de Resolução de Problemas na sala de aula. O projeto-piloto do PROF tem sido desenvolvido, no estado de São Paulo, desde o segundo semestre de 2012, com apoio da Coordenação Geral da OBMEP e da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O PROF é constituído de quatro módulos (PROF 1, PROF 2, PROF 3 e PROF 4), cada um com carga horária de 100 horas, divididas em oficinas presenciais e atividades à distância, realizadas em um fórum específico. Nele, são disponibilizados aos participantes, tarefas obrigatórias e tópicos de discussão, bem como textos, apresentações utilizadas nas oficinas presenciais e tutoriais online de uso de programas educacionais livres. Os tópicos de discussão tem por objetivo preparar para a participação nas oficinas presenciais ou complementa-las. Um diferencial do PROF é a carga horária que os professores devem cumprir, em cada um dos módulos, em atividades no fórum, que tem propiciado discussões de problemas e relato de experiências com os alunos. O que se apresenta neste trabalho é uma das atividades desenvolvidas no fórum por um grupo de professores do PROF 2, realizado no estado de São Paulo, durante o segundo semestre de 2013, que revela o potencial desse ambiente de aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:53Z 2016-07-19T12:59:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4249-4260 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141648 ISSN2357-7819-2014-4249-4260.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141648 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4249-4260 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-4249-4260.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
4249-4260 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128868417011712 |