O programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldin, Yuriko Yamamoto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Aparecida Francisco da [UNESP], Fürkotter, Monica [UNESP], Bezerra, Débora de Jesus, Rodrigues, José Carlos [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141648
Resumo: O Programa Oficinas de Formação (PROF) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), um dos projetos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tem dentre seus objetivos, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional. O PROF contempla ações direcionadas a professores, visando à utilização da metodologia de Resolução de Problemas na sala de aula. O projeto-piloto do PROF tem sido desenvolvido, no estado de São Paulo, desde o segundo semestre de 2012, com apoio da Coordenação Geral da OBMEP e da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O PROF é constituído de quatro módulos (PROF 1, PROF 2, PROF 3 e PROF 4), cada um com carga horária de 100 horas, divididas em oficinas presenciais e atividades à distância, realizadas em um fórum específico. Nele, são disponibilizados aos participantes, tarefas obrigatórias e tópicos de discussão, bem como textos, apresentações utilizadas nas oficinas presenciais e tutoriais online de uso de programas educacionais livres. Os tópicos de discussão tem por objetivo preparar para a participação nas oficinas presenciais ou complementa-las. Um diferencial do PROF é a carga horária que os professores devem cumprir, em cada um dos módulos, em atividades no fórum, que tem propiciado discussões de problemas e relato de experiências com os alunos. O que se apresenta neste trabalho é uma das atividades desenvolvidas no fórum por um grupo de professores do PROF 2, realizado no estado de São Paulo, durante o segundo semestre de 2013, que revela o potencial desse ambiente de aprendizagem.
id UNSP_22d4bb592674f25c6ac86876a17216ff
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141648
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvidaFormação continuada de professoresMetodologia de resolução de problemasPROFO Programa Oficinas de Formação (PROF) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), um dos projetos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tem dentre seus objetivos, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional. O PROF contempla ações direcionadas a professores, visando à utilização da metodologia de Resolução de Problemas na sala de aula. O projeto-piloto do PROF tem sido desenvolvido, no estado de São Paulo, desde o segundo semestre de 2012, com apoio da Coordenação Geral da OBMEP e da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O PROF é constituído de quatro módulos (PROF 1, PROF 2, PROF 3 e PROF 4), cada um com carga horária de 100 horas, divididas em oficinas presenciais e atividades à distância, realizadas em um fórum específico. Nele, são disponibilizados aos participantes, tarefas obrigatórias e tópicos de discussão, bem como textos, apresentações utilizadas nas oficinas presenciais e tutoriais online de uso de programas educacionais livres. Os tópicos de discussão tem por objetivo preparar para a participação nas oficinas presenciais ou complementa-las. Um diferencial do PROF é a carga horária que os professores devem cumprir, em cada um dos módulos, em atividades no fórum, que tem propiciado discussões de problemas e relato de experiências com os alunos. O que se apresenta neste trabalho é uma das atividades desenvolvidas no fórum por um grupo de professores do PROF 2, realizado no estado de São Paulo, durante o segundo semestre de 2013, que revela o potencial desse ambiente de aprendizagem.Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Matemática, São José do Rio Preto, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Matemática e Computação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Metodista de São Paulo (UMESP), São Paulo, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Matemática, São José do Rio Preto, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Matemática e Computação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)Baldin, Yuriko YamamotoSilva, Aparecida Francisco da [UNESP]Fürkotter, Monica [UNESP]Bezerra, Débora de JesusRodrigues, José Carlos [UNESP]2016-07-19T12:59:53Z2016-07-19T12:59:53Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4249-4260application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4249-42602357-7819http://hdl.handle.net/11449/141648ISSN2357-7819-2014-4249-4260.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-19T14:32:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141648Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:51:55.226029Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvida
title O programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvida
spellingShingle O programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvida
Baldin, Yuriko Yamamoto
Formação continuada de professores
Metodologia de resolução de problemas
PROF
title_short O programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvida
title_full O programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvida
title_fullStr O programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvida
title_full_unstemmed O programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvida
title_sort O programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvida
author Baldin, Yuriko Yamamoto
author_facet Baldin, Yuriko Yamamoto
Silva, Aparecida Francisco da [UNESP]
Fürkotter, Monica [UNESP]
Bezerra, Débora de Jesus
Rodrigues, José Carlos [UNESP]
author_role author
author2 Silva, Aparecida Francisco da [UNESP]
Fürkotter, Monica [UNESP]
Bezerra, Débora de Jesus
Rodrigues, José Carlos [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldin, Yuriko Yamamoto
Silva, Aparecida Francisco da [UNESP]
Fürkotter, Monica [UNESP]
Bezerra, Débora de Jesus
Rodrigues, José Carlos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores
Metodologia de resolução de problemas
PROF
topic Formação continuada de professores
Metodologia de resolução de problemas
PROF
description O Programa Oficinas de Formação (PROF) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), um dos projetos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tem dentre seus objetivos, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional. O PROF contempla ações direcionadas a professores, visando à utilização da metodologia de Resolução de Problemas na sala de aula. O projeto-piloto do PROF tem sido desenvolvido, no estado de São Paulo, desde o segundo semestre de 2012, com apoio da Coordenação Geral da OBMEP e da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O PROF é constituído de quatro módulos (PROF 1, PROF 2, PROF 3 e PROF 4), cada um com carga horária de 100 horas, divididas em oficinas presenciais e atividades à distância, realizadas em um fórum específico. Nele, são disponibilizados aos participantes, tarefas obrigatórias e tópicos de discussão, bem como textos, apresentações utilizadas nas oficinas presenciais e tutoriais online de uso de programas educacionais livres. Os tópicos de discussão tem por objetivo preparar para a participação nas oficinas presenciais ou complementa-las. Um diferencial do PROF é a carga horária que os professores devem cumprir, em cada um dos módulos, em atividades no fórum, que tem propiciado discussões de problemas e relato de experiências com os alunos. O que se apresenta neste trabalho é uma das atividades desenvolvidas no fórum por um grupo de professores do PROF 2, realizado no estado de São Paulo, durante o segundo semestre de 2013, que revela o potencial desse ambiente de aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:53Z
2016-07-19T12:59:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4249-4260
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141648
ISSN2357-7819-2014-4249-4260.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141648
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4249-4260
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-4249-4260.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4249-4260
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128868417011712