Novas políticas docentes na formação de professores: a residência pedagógica na educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pigati, Leonardo Citadine
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243843
Resumo: Esse trabalho teve como ponto de partida fazer uma análise das contribuições do Programa Residência Pedagógica – Núcleo: Educação Física – Unesp Rio Claro na formação do residente, a partir da problemática de formar um professor reflexivo. Objetivamente buscou-se compreender se o Programa Residência Pedagógica trouxe contribuições para a reflexão e a análise da prática por meio das estratégias de formação que foram utilizadas. Metodologicamente elegeu-se como estratégia na pesquisa qualitativa, o estudo documental complementado por trabalhos de narrativa cientifica provenientes do relato de experiencia e da auto etnografia na qual o pesquisador torna-se sujeito da pesquisa, fundamentado na capacidade de expressar sua reflexibilidade. Aponta-se como aspectos significativos, as singularidades do PRP e as semelhanças com o estágio supervisionado, os instrumentos formativos de reflexão construídos a partir do portfólio, casos de ensino, análise de prática entre um vai-e-vem entre teoria e prática onde a mobilização de saberes acontece seguindo um itinerário. Para além das dicotomias entre Residência Pedagógica e Estágio Supervisionado, teoria e prática, o trabalho permitiu visualizar aspectos do exercício de uma profissionalidade docente. Portanto, há contribuições e limites do programa identificadas através da do processo de discussão, mas que se evidencia como um achado pensar a Residência Pedagógica e o Estágio Supervisionado como projetos complementares e, não, em oposição ou substituição dentro de uma perspectiva de se formar para uma profissão.
id UNSP_234114fd245c4adec12ca21f5f5bce5d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243843
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Novas políticas docentes na formação de professores: a residência pedagógica na educação físicaNew teaching policies in teacher training: the pedagogical residency in physical educationFormação de professoresProfessor reflexivoResidência pedagógicaEducação fisicaEsse trabalho teve como ponto de partida fazer uma análise das contribuições do Programa Residência Pedagógica – Núcleo: Educação Física – Unesp Rio Claro na formação do residente, a partir da problemática de formar um professor reflexivo. Objetivamente buscou-se compreender se o Programa Residência Pedagógica trouxe contribuições para a reflexão e a análise da prática por meio das estratégias de formação que foram utilizadas. Metodologicamente elegeu-se como estratégia na pesquisa qualitativa, o estudo documental complementado por trabalhos de narrativa cientifica provenientes do relato de experiencia e da auto etnografia na qual o pesquisador torna-se sujeito da pesquisa, fundamentado na capacidade de expressar sua reflexibilidade. Aponta-se como aspectos significativos, as singularidades do PRP e as semelhanças com o estágio supervisionado, os instrumentos formativos de reflexão construídos a partir do portfólio, casos de ensino, análise de prática entre um vai-e-vem entre teoria e prática onde a mobilização de saberes acontece seguindo um itinerário. Para além das dicotomias entre Residência Pedagógica e Estágio Supervisionado, teoria e prática, o trabalho permitiu visualizar aspectos do exercício de uma profissionalidade docente. Portanto, há contribuições e limites do programa identificadas através da do processo de discussão, mas que se evidencia como um achado pensar a Residência Pedagógica e o Estágio Supervisionado como projetos complementares e, não, em oposição ou substituição dentro de uma perspectiva de se formar para uma profissão.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza Neto, Samuel de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pigati, Leonardo Citadine2023-06-01T11:26:31Z2023-06-01T11:26:31Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/243843porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-04T06:13:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243843Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-04T06:13:43Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas políticas docentes na formação de professores: a residência pedagógica na educação física
New teaching policies in teacher training: the pedagogical residency in physical education
title Novas políticas docentes na formação de professores: a residência pedagógica na educação física
spellingShingle Novas políticas docentes na formação de professores: a residência pedagógica na educação física
Pigati, Leonardo Citadine
Formação de professores
Professor reflexivo
Residência pedagógica
Educação fisica
title_short Novas políticas docentes na formação de professores: a residência pedagógica na educação física
title_full Novas políticas docentes na formação de professores: a residência pedagógica na educação física
title_fullStr Novas políticas docentes na formação de professores: a residência pedagógica na educação física
title_full_unstemmed Novas políticas docentes na formação de professores: a residência pedagógica na educação física
title_sort Novas políticas docentes na formação de professores: a residência pedagógica na educação física
author Pigati, Leonardo Citadine
author_facet Pigati, Leonardo Citadine
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza Neto, Samuel de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pigati, Leonardo Citadine
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Professor reflexivo
Residência pedagógica
Educação fisica
topic Formação de professores
Professor reflexivo
Residência pedagógica
Educação fisica
description Esse trabalho teve como ponto de partida fazer uma análise das contribuições do Programa Residência Pedagógica – Núcleo: Educação Física – Unesp Rio Claro na formação do residente, a partir da problemática de formar um professor reflexivo. Objetivamente buscou-se compreender se o Programa Residência Pedagógica trouxe contribuições para a reflexão e a análise da prática por meio das estratégias de formação que foram utilizadas. Metodologicamente elegeu-se como estratégia na pesquisa qualitativa, o estudo documental complementado por trabalhos de narrativa cientifica provenientes do relato de experiencia e da auto etnografia na qual o pesquisador torna-se sujeito da pesquisa, fundamentado na capacidade de expressar sua reflexibilidade. Aponta-se como aspectos significativos, as singularidades do PRP e as semelhanças com o estágio supervisionado, os instrumentos formativos de reflexão construídos a partir do portfólio, casos de ensino, análise de prática entre um vai-e-vem entre teoria e prática onde a mobilização de saberes acontece seguindo um itinerário. Para além das dicotomias entre Residência Pedagógica e Estágio Supervisionado, teoria e prática, o trabalho permitiu visualizar aspectos do exercício de uma profissionalidade docente. Portanto, há contribuições e limites do programa identificadas através da do processo de discussão, mas que se evidencia como um achado pensar a Residência Pedagógica e o Estágio Supervisionado como projetos complementares e, não, em oposição ou substituição dentro de uma perspectiva de se formar para uma profissão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-06-01T11:26:31Z
2023-06-01T11:26:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/243843
url http://hdl.handle.net/11449/243843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046792351186944