POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portelinha, Angela Maria Silveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Nez, Egeslaine, Bordignon, Luciane Spanhol
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8736
Resumo: Nos últimos anos, encaminhamentos foram construídos pelas universidades e pelo Ministério da Educação (MEC) para a melhoria da qualidade da Educação. Especificamente para a formação de professores, destaca-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tal programa, criado em 2007, foi sendo ampliado e estendido à todas as licenciaturas com crescente número de bolsas a partir de 2014. No final de 2017, o MEC lançou a nova Política Nacional de Formação de Professores articulada à reforma do Ensino Médio com vistas a consolidar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tal medida redimensionou a racionalidade que estava sendo construída para a Formação de professores. Assim, este ensaio objetiva compreender o processo de transição do PIBID para uma nova forma e a instituição do Programa da Residência Pedagógica instituído pelo atual governo. O procedimento metodológico baseia-se na reflexão teórico-contextual sobre as tensões históricas da formação de professores; na abordagem analítica resultado da crítica a esse processo. Deste modo, a metodologia teve como fundamento uma pesquisa básica, com revisão bibliográfica e documental. As considerações finais reforçam a importância de uma política nacional de formação de professores articulada aos sistemas de ensino e as instituições formadoras; não apenas utilizada para referendar uma determinada política de governo pautada em um projeto específico. Assim, a justificativa e a pertinência deste estudo se refletem extremamente pertinentes ao contexto atual.
id UNIT-2_5ba198e561e9fff28b038167bc9ceeb4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8736
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAFormação de Professores. Pibid. Residência Pedagógica.Nos últimos anos, encaminhamentos foram construídos pelas universidades e pelo Ministério da Educação (MEC) para a melhoria da qualidade da Educação. Especificamente para a formação de professores, destaca-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tal programa, criado em 2007, foi sendo ampliado e estendido à todas as licenciaturas com crescente número de bolsas a partir de 2014. No final de 2017, o MEC lançou a nova Política Nacional de Formação de Professores articulada à reforma do Ensino Médio com vistas a consolidar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tal medida redimensionou a racionalidade que estava sendo construída para a Formação de professores. Assim, este ensaio objetiva compreender o processo de transição do PIBID para uma nova forma e a instituição do Programa da Residência Pedagógica instituído pelo atual governo. O procedimento metodológico baseia-se na reflexão teórico-contextual sobre as tensões históricas da formação de professores; na abordagem analítica resultado da crítica a esse processo. Deste modo, a metodologia teve como fundamento uma pesquisa básica, com revisão bibliográfica e documental. As considerações finais reforçam a importância de uma política nacional de formação de professores articulada aos sistemas de ensino e as instituições formadoras; não apenas utilizada para referendar uma determinada política de governo pautada em um projeto específico. Assim, a justificativa e a pertinência deste estudo se refletem extremamente pertinentes ao contexto atual.Editora Universitária Tiradentes2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBibliográficoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/873610.17564/2316-3828.2020v9n1p29-42EDUCAÇÃO; v. 9 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 29-422316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v9n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8736/3981Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPortelinha, Angela Maria Silveirade Nez, EgeslaineBordignon, Luciane Spanhol2020-11-18T20:01:10Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8736Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:09.328610Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
spellingShingle POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Portelinha, Angela Maria Silveira
Formação de Professores. Pibid. Residência Pedagógica.
title_short POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title_full POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title_fullStr POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title_sort POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
author Portelinha, Angela Maria Silveira
author_facet Portelinha, Angela Maria Silveira
de Nez, Egeslaine
Bordignon, Luciane Spanhol
author_role author
author2 de Nez, Egeslaine
Bordignon, Luciane Spanhol
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portelinha, Angela Maria Silveira
de Nez, Egeslaine
Bordignon, Luciane Spanhol
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores. Pibid. Residência Pedagógica.
topic Formação de Professores. Pibid. Residência Pedagógica.
description Nos últimos anos, encaminhamentos foram construídos pelas universidades e pelo Ministério da Educação (MEC) para a melhoria da qualidade da Educação. Especificamente para a formação de professores, destaca-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tal programa, criado em 2007, foi sendo ampliado e estendido à todas as licenciaturas com crescente número de bolsas a partir de 2014. No final de 2017, o MEC lançou a nova Política Nacional de Formação de Professores articulada à reforma do Ensino Médio com vistas a consolidar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tal medida redimensionou a racionalidade que estava sendo construída para a Formação de professores. Assim, este ensaio objetiva compreender o processo de transição do PIBID para uma nova forma e a instituição do Programa da Residência Pedagógica instituído pelo atual governo. O procedimento metodológico baseia-se na reflexão teórico-contextual sobre as tensões históricas da formação de professores; na abordagem analítica resultado da crítica a esse processo. Deste modo, a metodologia teve como fundamento uma pesquisa básica, com revisão bibliográfica e documental. As considerações finais reforçam a importância de uma política nacional de formação de professores articulada aos sistemas de ensino e as instituições formadoras; não apenas utilizada para referendar uma determinada política de governo pautada em um projeto específico. Assim, a justificativa e a pertinência deste estudo se refletem extremamente pertinentes ao contexto atual.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Bibliográfico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8736
10.17564/2316-3828.2020v9n1p29-42
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8736
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v9n1p29-42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8736/3981
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 9 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 29-42
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v9n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614881968128