A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordinhão, Andressa [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e16.htm
http://hdl.handle.net/11449/148302
Resumo: Introdução: Sabendo da importância do ambiente, que sua sustentabilidade e sua conservação são fundamentais para uma boa qualidade de vida, a educação ambiental surge como uma estratégia para conscientização da importância de cuidar do ambiente e pela reconstrução de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltado para essa conservação. Assim sendo, a Hora do Conto pode ser uma proposta pedagógica de descobrimento do homem como parte do mundo e da natureza com crianças na educação infantil, sensibilizando e motivando-as para a formação de novos conceitos e atitudes. Trata-se de um sub-projeto do Projeto Educação Ambiental na Comunidade. Objetivos: criar oportunidades para que as crianças por si mesmas descubram, com a mediação do adulto, através da leitura de livros da literatura infantil, o ambiente em que vivem, possibilitando o despertar do pensamento reflexivo e crítico; promover, através da leitura de livros da literatura infantil, condições para que as crianças tenham contato com os animais de seu interesse e conheçam um pouco do seu comportamento; estimular a elaboração de histórias pelas crianças, incentivando a criatividade e a aplicarem os conhecimentos por elas apropriados. Métodos: A metodologia desenvolvida neste sub-projeto é a pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação-participativa cuja finalidade é garantir na educação infantil, participação ativa do processo de compreender e agir sobre o ambiente. O sub-projeto se realiza na Escola AAMI de Botucatu com crianças de 4 a 6 anos em três salas: Pré I, II e III. As atividades desenvolvidas são realizadas a partir da leitura de livros de literatura infantil que trazem idéias sobre ambiente em geral e comportamento animal em particular. No contar e recontar histórias, nas conversas sobre o conteúdos das histórias, outras atividades são realizadas com o objetivo de aprofundar a apropriação dos conhecimentos que são, em geral, dramatizações, desenhos, criações de história e montagem de livrinhos, trabalhos com sucata, etc. Resultados: O resultados até agora atingidos e, se espera, sejam intensificados até o final das atividades são: a contribuição para a sensibilização das crianças para o ambiente que as cerca; a descoberta dos animais de seus interesse e apropriação de conhecimentos sobre eles; a mudança de atitudes e valores sobre certos animais sobre os quais as crianças tinham alguns preconceitos; o desenvolvimento da criatividade; o estímulo a leitura; o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor; a melhoria do relacionamento do grupo pelo desenvolvimento de trabalhos coletivos.
id UNSP_23cadc3758bc75eb07a0ad5739e1c498
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148302
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escolaIntrodução: Sabendo da importância do ambiente, que sua sustentabilidade e sua conservação são fundamentais para uma boa qualidade de vida, a educação ambiental surge como uma estratégia para conscientização da importância de cuidar do ambiente e pela reconstrução de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltado para essa conservação. Assim sendo, a Hora do Conto pode ser uma proposta pedagógica de descobrimento do homem como parte do mundo e da natureza com crianças na educação infantil, sensibilizando e motivando-as para a formação de novos conceitos e atitudes. Trata-se de um sub-projeto do Projeto Educação Ambiental na Comunidade. Objetivos: criar oportunidades para que as crianças por si mesmas descubram, com a mediação do adulto, através da leitura de livros da literatura infantil, o ambiente em que vivem, possibilitando o despertar do pensamento reflexivo e crítico; promover, através da leitura de livros da literatura infantil, condições para que as crianças tenham contato com os animais de seu interesse e conheçam um pouco do seu comportamento; estimular a elaboração de histórias pelas crianças, incentivando a criatividade e a aplicarem os conhecimentos por elas apropriados. Métodos: A metodologia desenvolvida neste sub-projeto é a pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação-participativa cuja finalidade é garantir na educação infantil, participação ativa do processo de compreender e agir sobre o ambiente. O sub-projeto se realiza na Escola AAMI de Botucatu com crianças de 4 a 6 anos em três salas: Pré I, II e III. As atividades desenvolvidas são realizadas a partir da leitura de livros de literatura infantil que trazem idéias sobre ambiente em geral e comportamento animal em particular. No contar e recontar histórias, nas conversas sobre o conteúdos das histórias, outras atividades são realizadas com o objetivo de aprofundar a apropriação dos conhecimentos que são, em geral, dramatizações, desenhos, criações de história e montagem de livrinhos, trabalhos com sucata, etc. Resultados: O resultados até agora atingidos e, se espera, sejam intensificados até o final das atividades são: a contribuição para a sensibilização das crianças para o ambiente que as cerca; a descoberta dos animais de seus interesse e apropriação de conhecimentos sobre eles; a mudança de atitudes e valores sobre certos animais sobre os quais as crianças tinham alguns preconceitos; o desenvolvimento da criatividade; o estímulo a leitura; o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor; a melhoria do relacionamento do grupo pelo desenvolvimento de trabalhos coletivos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bordinhão, Andressa [UNESP]Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP]2017-01-18T18:08:18Z2017-01-18T18:08:18Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e16.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148302PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T07:40:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148302Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:09:00.096336Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escola
title A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escola
spellingShingle A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escola
Bordinhão, Andressa [UNESP]
title_short A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escola
title_full A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escola
title_fullStr A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escola
title_full_unstemmed A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escola
title_sort A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escola
author Bordinhão, Andressa [UNESP]
author_facet Bordinhão, Andressa [UNESP]
Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP]
author_role author
author2 Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordinhão, Andressa [UNESP]
Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP]
description Introdução: Sabendo da importância do ambiente, que sua sustentabilidade e sua conservação são fundamentais para uma boa qualidade de vida, a educação ambiental surge como uma estratégia para conscientização da importância de cuidar do ambiente e pela reconstrução de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltado para essa conservação. Assim sendo, a Hora do Conto pode ser uma proposta pedagógica de descobrimento do homem como parte do mundo e da natureza com crianças na educação infantil, sensibilizando e motivando-as para a formação de novos conceitos e atitudes. Trata-se de um sub-projeto do Projeto Educação Ambiental na Comunidade. Objetivos: criar oportunidades para que as crianças por si mesmas descubram, com a mediação do adulto, através da leitura de livros da literatura infantil, o ambiente em que vivem, possibilitando o despertar do pensamento reflexivo e crítico; promover, através da leitura de livros da literatura infantil, condições para que as crianças tenham contato com os animais de seu interesse e conheçam um pouco do seu comportamento; estimular a elaboração de histórias pelas crianças, incentivando a criatividade e a aplicarem os conhecimentos por elas apropriados. Métodos: A metodologia desenvolvida neste sub-projeto é a pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação-participativa cuja finalidade é garantir na educação infantil, participação ativa do processo de compreender e agir sobre o ambiente. O sub-projeto se realiza na Escola AAMI de Botucatu com crianças de 4 a 6 anos em três salas: Pré I, II e III. As atividades desenvolvidas são realizadas a partir da leitura de livros de literatura infantil que trazem idéias sobre ambiente em geral e comportamento animal em particular. No contar e recontar histórias, nas conversas sobre o conteúdos das histórias, outras atividades são realizadas com o objetivo de aprofundar a apropriação dos conhecimentos que são, em geral, dramatizações, desenhos, criações de história e montagem de livrinhos, trabalhos com sucata, etc. Resultados: O resultados até agora atingidos e, se espera, sejam intensificados até o final das atividades são: a contribuição para a sensibilização das crianças para o ambiente que as cerca; a descoberta dos animais de seus interesse e apropriação de conhecimentos sobre eles; a mudança de atitudes e valores sobre certos animais sobre os quais as crianças tinham alguns preconceitos; o desenvolvimento da criatividade; o estímulo a leitura; o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor; a melhoria do relacionamento do grupo pelo desenvolvimento de trabalhos coletivos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:08:18Z
2017-01-18T18:08:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e16.htm
http://hdl.handle.net/11449/148302
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e16.htm
http://hdl.handle.net/11449/148302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129025156055040