A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e16.htm http://hdl.handle.net/11449/148302 |
Resumo: | Introdução: Sabendo da importância do ambiente, que sua sustentabilidade e sua conservação são fundamentais para uma boa qualidade de vida, a educação ambiental surge como uma estratégia para conscientização da importância de cuidar do ambiente e pela reconstrução de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltado para essa conservação. Assim sendo, a Hora do Conto pode ser uma proposta pedagógica de descobrimento do homem como parte do mundo e da natureza com crianças na educação infantil, sensibilizando e motivando-as para a formação de novos conceitos e atitudes. Trata-se de um sub-projeto do Projeto Educação Ambiental na Comunidade. Objetivos: criar oportunidades para que as crianças por si mesmas descubram, com a mediação do adulto, através da leitura de livros da literatura infantil, o ambiente em que vivem, possibilitando o despertar do pensamento reflexivo e crítico; promover, através da leitura de livros da literatura infantil, condições para que as crianças tenham contato com os animais de seu interesse e conheçam um pouco do seu comportamento; estimular a elaboração de histórias pelas crianças, incentivando a criatividade e a aplicarem os conhecimentos por elas apropriados. Métodos: A metodologia desenvolvida neste sub-projeto é a pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação-participativa cuja finalidade é garantir na educação infantil, participação ativa do processo de compreender e agir sobre o ambiente. O sub-projeto se realiza na Escola AAMI de Botucatu com crianças de 4 a 6 anos em três salas: Pré I, II e III. As atividades desenvolvidas são realizadas a partir da leitura de livros de literatura infantil que trazem idéias sobre ambiente em geral e comportamento animal em particular. No contar e recontar histórias, nas conversas sobre o conteúdos das histórias, outras atividades são realizadas com o objetivo de aprofundar a apropriação dos conhecimentos que são, em geral, dramatizações, desenhos, criações de história e montagem de livrinhos, trabalhos com sucata, etc. Resultados: O resultados até agora atingidos e, se espera, sejam intensificados até o final das atividades são: a contribuição para a sensibilização das crianças para o ambiente que as cerca; a descoberta dos animais de seus interesse e apropriação de conhecimentos sobre eles; a mudança de atitudes e valores sobre certos animais sobre os quais as crianças tinham alguns preconceitos; o desenvolvimento da criatividade; o estímulo a leitura; o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor; a melhoria do relacionamento do grupo pelo desenvolvimento de trabalhos coletivos. |
id |
UNSP_23cadc3758bc75eb07a0ad5739e1c498 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148302 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escolaIntrodução: Sabendo da importância do ambiente, que sua sustentabilidade e sua conservação são fundamentais para uma boa qualidade de vida, a educação ambiental surge como uma estratégia para conscientização da importância de cuidar do ambiente e pela reconstrução de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltado para essa conservação. Assim sendo, a Hora do Conto pode ser uma proposta pedagógica de descobrimento do homem como parte do mundo e da natureza com crianças na educação infantil, sensibilizando e motivando-as para a formação de novos conceitos e atitudes. Trata-se de um sub-projeto do Projeto Educação Ambiental na Comunidade. Objetivos: criar oportunidades para que as crianças por si mesmas descubram, com a mediação do adulto, através da leitura de livros da literatura infantil, o ambiente em que vivem, possibilitando o despertar do pensamento reflexivo e crítico; promover, através da leitura de livros da literatura infantil, condições para que as crianças tenham contato com os animais de seu interesse e conheçam um pouco do seu comportamento; estimular a elaboração de histórias pelas crianças, incentivando a criatividade e a aplicarem os conhecimentos por elas apropriados. Métodos: A metodologia desenvolvida neste sub-projeto é a pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação-participativa cuja finalidade é garantir na educação infantil, participação ativa do processo de compreender e agir sobre o ambiente. O sub-projeto se realiza na Escola AAMI de Botucatu com crianças de 4 a 6 anos em três salas: Pré I, II e III. As atividades desenvolvidas são realizadas a partir da leitura de livros de literatura infantil que trazem idéias sobre ambiente em geral e comportamento animal em particular. No contar e recontar histórias, nas conversas sobre o conteúdos das histórias, outras atividades são realizadas com o objetivo de aprofundar a apropriação dos conhecimentos que são, em geral, dramatizações, desenhos, criações de história e montagem de livrinhos, trabalhos com sucata, etc. Resultados: O resultados até agora atingidos e, se espera, sejam intensificados até o final das atividades são: a contribuição para a sensibilização das crianças para o ambiente que as cerca; a descoberta dos animais de seus interesse e apropriação de conhecimentos sobre eles; a mudança de atitudes e valores sobre certos animais sobre os quais as crianças tinham alguns preconceitos; o desenvolvimento da criatividade; o estímulo a leitura; o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor; a melhoria do relacionamento do grupo pelo desenvolvimento de trabalhos coletivos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bordinhão, Andressa [UNESP]Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP]2017-01-18T18:08:18Z2017-01-18T18:08:18Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e16.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148302PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T07:40:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148302Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:09:00.096336Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escola |
title |
A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escola |
spellingShingle |
A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escola Bordinhão, Andressa [UNESP] |
title_short |
A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escola |
title_full |
A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escola |
title_fullStr |
A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escola |
title_full_unstemmed |
A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escola |
title_sort |
A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escola |
author |
Bordinhão, Andressa [UNESP] |
author_facet |
Bordinhão, Andressa [UNESP] Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bordinhão, Andressa [UNESP] Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP] |
description |
Introdução: Sabendo da importância do ambiente, que sua sustentabilidade e sua conservação são fundamentais para uma boa qualidade de vida, a educação ambiental surge como uma estratégia para conscientização da importância de cuidar do ambiente e pela reconstrução de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltado para essa conservação. Assim sendo, a Hora do Conto pode ser uma proposta pedagógica de descobrimento do homem como parte do mundo e da natureza com crianças na educação infantil, sensibilizando e motivando-as para a formação de novos conceitos e atitudes. Trata-se de um sub-projeto do Projeto Educação Ambiental na Comunidade. Objetivos: criar oportunidades para que as crianças por si mesmas descubram, com a mediação do adulto, através da leitura de livros da literatura infantil, o ambiente em que vivem, possibilitando o despertar do pensamento reflexivo e crítico; promover, através da leitura de livros da literatura infantil, condições para que as crianças tenham contato com os animais de seu interesse e conheçam um pouco do seu comportamento; estimular a elaboração de histórias pelas crianças, incentivando a criatividade e a aplicarem os conhecimentos por elas apropriados. Métodos: A metodologia desenvolvida neste sub-projeto é a pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação-participativa cuja finalidade é garantir na educação infantil, participação ativa do processo de compreender e agir sobre o ambiente. O sub-projeto se realiza na Escola AAMI de Botucatu com crianças de 4 a 6 anos em três salas: Pré I, II e III. As atividades desenvolvidas são realizadas a partir da leitura de livros de literatura infantil que trazem idéias sobre ambiente em geral e comportamento animal em particular. No contar e recontar histórias, nas conversas sobre o conteúdos das histórias, outras atividades são realizadas com o objetivo de aprofundar a apropriação dos conhecimentos que são, em geral, dramatizações, desenhos, criações de história e montagem de livrinhos, trabalhos com sucata, etc. Resultados: O resultados até agora atingidos e, se espera, sejam intensificados até o final das atividades são: a contribuição para a sensibilização das crianças para o ambiente que as cerca; a descoberta dos animais de seus interesse e apropriação de conhecimentos sobre eles; a mudança de atitudes e valores sobre certos animais sobre os quais as crianças tinham alguns preconceitos; o desenvolvimento da criatividade; o estímulo a leitura; o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor; a melhoria do relacionamento do grupo pelo desenvolvimento de trabalhos coletivos. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:08:18Z 2017-01-18T18:08:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e16.htm http://hdl.handle.net/11449/148302 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e16.htm http://hdl.handle.net/11449/148302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129025156055040 |