PIBID Geografia: inserção na política institucional de formação docente da Unesp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141724
Resumo: O estranhamento marca a chegada de professor do sexo masculino na sala de aula da educação infantil. A explicação reside na novidade, tanto para os profissionais que atuam dentro da escola, quanto para a comunidade que circunda a escola, em saber que um professor homem pode sim trabalhar com crianças pequenas. Comigo não foi diferente: em muitos momentos o meu desempenho profissional estava sendo supervisionado, visto que muitas pessoas não conseguem entender que um homem pode cuidar de crianças pequenas. Uma situação que gerou problemas foi como levá-las ao banheiro. Outra situação que foge ao padrão é: sou professor homem, negro, com tranças no cabelo e de barba dando aula para o maternal. Na interação professor-aluno, tranças e barba viram brincadeiras. Nas reuniões existentes, deixava claro como as ações de cuidado – higiene e alimentação, por exemplo – são educativas. Além de pontuar que as ações educativas denotam que estou cuidando dos desenvolvimentos físico e intelectual da criança que está sobre minha responsabilidade, e o fato de ser homem não era impeditivo para zelar pelo bem-estar da minha turma. O tempo foi fator importante para que os responsáveis vissem nas crianças as evoluções pessoal e interacional. Ser homem ou mulher não importa para a realização de um bom trabalho na Educação Infantil, mas sim a boa formação desse profissional. Ir além do gênero de quem desempenhará a função de estar com os mais novos é a base para pensarmos em uma educação infantil que valorize o movimento da criança pela unidade escolar, além de ofertar experiências enriquecedoras para que possam se apoderar dos bens culturais existentes na sociedade.
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