O Impacto do Programa São Paulo faz Escola em Professores Iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Ricardo Abdalla
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Azevedo, Maria Antonia Ramos De
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623650875
http://hdl.handle.net/11449/158027
Resumo: Abstract: This study aimed to enhance reflections about the teaching of Portuguese language and literature newly qualified teachers who work with São Paulo Faz Escola Program. We conducted a qualitative research through a case study by means of analysis of documents, interviews and follow-up of these teachers. The data showed the feeling that the authorship and the autonomy of professional intervention were taken of these teachers. Besides, we observed the pressure suffered by teachers so that students have good grades in merely quantitative assessments, completely disregarding all they lived along the school year.
id UNSP_247b27b78ec2b1fd11485418733d2287
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/158027
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O Impacto do Programa São Paulo faz Escola em Professores IniciantesThe Impact of São Paulo faz Escola Program on newly Qualified TeachersTeaching WorkCurriculum Proposal of São Paulo StatePortuguese Language and Literature TeachingNewly Qualified TeachersTrabalho DocenteCurrículo do Estado de São PauloEnsino de Língua Portuguesa e LiteraturaProfessores IniciantesAbstract: This study aimed to enhance reflections about the teaching of Portuguese language and literature newly qualified teachers who work with São Paulo Faz Escola Program. We conducted a qualitative research through a case study by means of analysis of documents, interviews and follow-up of these teachers. The data showed the feeling that the authorship and the autonomy of professional intervention were taken of these teachers. Besides, we observed the pressure suffered by teachers so that students have good grades in merely quantitative assessments, completely disregarding all they lived along the school year.Resumo: Este trabalho procurou potencializar reflexões acerca do trabalho docente de professores iniciantes da área de Língua Portuguesa e Literatura que atuam no contexto do Programa São Paulo faz escola. Para isso realizamos uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso, no qual se inseriram: análise documental, entrevistas e acompanhamento desses docentes. É visível nos dados analisados o sentimento de que foi retirado desses professores a autoria e a autonomia de intervenção profissional. Além disso, observamos a pressão que os docentes sofrem para que os alunos, nas avaliações meramente quantitativas da aprendizagem, apresentem notas altas, desconsiderando por completo o processo vivido no decorrer do ano letivo.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barros, Ricardo AbdallaAzevedo, Maria Antonia Ramos De2018-11-12T17:28:00Z2018-11-12T17:28:00Z2016-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article359-381application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-623650875Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 41, n. 2, p. 359-381, 2016.2175-6236http://hdl.handle.net/11449/15802710.1590/2175-623650875S2175-62362016000200359S2175-62362016000200359.pdf9683880235696496SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação & Realidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-15T06:20:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/158027Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:26:11.514208Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Impacto do Programa São Paulo faz Escola em Professores Iniciantes
The Impact of São Paulo faz Escola Program on newly Qualified Teachers
title O Impacto do Programa São Paulo faz Escola em Professores Iniciantes
spellingShingle O Impacto do Programa São Paulo faz Escola em Professores Iniciantes
Barros, Ricardo Abdalla
Teaching Work
Curriculum Proposal of São Paulo State
Portuguese Language and Literature Teaching
Newly Qualified Teachers
Trabalho Docente
Currículo do Estado de São Paulo
Ensino de Língua Portuguesa e Literatura
Professores Iniciantes
title_short O Impacto do Programa São Paulo faz Escola em Professores Iniciantes
title_full O Impacto do Programa São Paulo faz Escola em Professores Iniciantes
title_fullStr O Impacto do Programa São Paulo faz Escola em Professores Iniciantes
title_full_unstemmed O Impacto do Programa São Paulo faz Escola em Professores Iniciantes
title_sort O Impacto do Programa São Paulo faz Escola em Professores Iniciantes
author Barros, Ricardo Abdalla
author_facet Barros, Ricardo Abdalla
Azevedo, Maria Antonia Ramos De
author_role author
author2 Azevedo, Maria Antonia Ramos De
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Ricardo Abdalla
Azevedo, Maria Antonia Ramos De
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching Work
Curriculum Proposal of São Paulo State
Portuguese Language and Literature Teaching
Newly Qualified Teachers
Trabalho Docente
Currículo do Estado de São Paulo
Ensino de Língua Portuguesa e Literatura
Professores Iniciantes
topic Teaching Work
Curriculum Proposal of São Paulo State
Portuguese Language and Literature Teaching
Newly Qualified Teachers
Trabalho Docente
Currículo do Estado de São Paulo
Ensino de Língua Portuguesa e Literatura
Professores Iniciantes
description Abstract: This study aimed to enhance reflections about the teaching of Portuguese language and literature newly qualified teachers who work with São Paulo Faz Escola Program. We conducted a qualitative research through a case study by means of analysis of documents, interviews and follow-up of these teachers. The data showed the feeling that the authorship and the autonomy of professional intervention were taken of these teachers. Besides, we observed the pressure suffered by teachers so that students have good grades in merely quantitative assessments, completely disregarding all they lived along the school year.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
2018-11-12T17:28:00Z
2018-11-12T17:28:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/2175-623650875
Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 41, n. 2, p. 359-381, 2016.
2175-6236
http://hdl.handle.net/11449/158027
10.1590/2175-623650875
S2175-62362016000200359
S2175-62362016000200359.pdf
9683880235696496
url http://dx.doi.org/10.1590/2175-623650875
http://hdl.handle.net/11449/158027
identifier_str_mv Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 41, n. 2, p. 359-381, 2016.
2175-6236
10.1590/2175-623650875
S2175-62362016000200359
S2175-62362016000200359.pdf
9683880235696496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação & Realidade
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 359-381
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129201380786176