O Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Vitor [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/89159
http://hdl.handle.net/11449/135540
Resumo: This article developed some thoughts on the model of education and elementary education school located in camps and settlements in the Landless Movement (MST), between the last decade of the twentieth century and the beginning of the first decade of this century. The discussions were conducted employing as reference some texts published in the Caderno de Educação nº. 13, named “Dossiê MST Escola” Through a synthesized analysis of these documents, we found that the MST argues for a theoretical and practical education, geared towards the reality of d student, which is based on humanistic principles and of cooperation, being able to create in the student landless movement a critical consciousness capable of make it a subject of transformative action.
id UNSP_24f1f71f5b3b601da7f1b232c6477efd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135540
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escolaRural educationEducation the MSTField’s SchoolEducação do CampoEducação do MSTEscola do campoThis article developed some thoughts on the model of education and elementary education school located in camps and settlements in the Landless Movement (MST), between the last decade of the twentieth century and the beginning of the first decade of this century. The discussions were conducted employing as reference some texts published in the Caderno de Educação nº. 13, named “Dossiê MST Escola” Through a synthesized analysis of these documents, we found that the MST argues for a theoretical and practical education, geared towards the reality of d student, which is based on humanistic principles and of cooperation, being able to create in the student landless movement a critical consciousness capable of make it a subject of transformative action.Este artigo desenvolveu algumas reflexões sobre o modelo de educa- ção e de escola do ensino fundamental implantada nos acampamentos e assentamentos do Movimento Sem terra (MST), entre a última década do século XX e o início da primeira década do século XXI. As discussões foram realizadas adotando-se como referência alguns textos publicados no Caderno de Educação nº 13, que se intitula “Dossiê MST Escola”. Por meio de uma análise sintetizada desses documentos, verificamos que o MST defende uma educação teórica e prática, voltada para a realidade do aluno assentado, que seja baseada em princí- pios humanistas e na cooperação, sendo capaz de criar no educando uma consci- ência crítica, capaz de torná-lo um sujeito de ação transformadora.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Vitor [UNESP]2016-03-02T13:03:13Z2016-03-02T13:03:13Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article153-174application/pdfhttp://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/89159Cadernos Ceru, v. 25, n. 1, p. 153-174, 2014.1413-4519http://hdl.handle.net/11449/135540ISSN1413-4519-2014-25-01-153-174.pdf9368765428422950Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos Ceruinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135540Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-24T14:40:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escola
title O Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escola
spellingShingle O Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escola
Machado, Vitor [UNESP]
Rural education
Education the MST
Field’s School
Educação do Campo
Educação do MST
Escola do campo
title_short O Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escola
title_full O Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escola
title_fullStr O Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escola
title_full_unstemmed O Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escola
title_sort O Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escola
author Machado, Vitor [UNESP]
author_facet Machado, Vitor [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Vitor [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Rural education
Education the MST
Field’s School
Educação do Campo
Educação do MST
Escola do campo
topic Rural education
Education the MST
Field’s School
Educação do Campo
Educação do MST
Escola do campo
description This article developed some thoughts on the model of education and elementary education school located in camps and settlements in the Landless Movement (MST), between the last decade of the twentieth century and the beginning of the first decade of this century. The discussions were conducted employing as reference some texts published in the Caderno de Educação nº. 13, named “Dossiê MST Escola” Through a synthesized analysis of these documents, we found that the MST argues for a theoretical and practical education, geared towards the reality of d student, which is based on humanistic principles and of cooperation, being able to create in the student landless movement a critical consciousness capable of make it a subject of transformative action.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-03-02T13:03:13Z
2016-03-02T13:03:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/89159
Cadernos Ceru, v. 25, n. 1, p. 153-174, 2014.
1413-4519
http://hdl.handle.net/11449/135540
ISSN1413-4519-2014-25-01-153-174.pdf
9368765428422950
url http://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/89159
http://hdl.handle.net/11449/135540
identifier_str_mv Cadernos Ceru, v. 25, n. 1, p. 153-174, 2014.
1413-4519
ISSN1413-4519-2014-25-01-153-174.pdf
9368765428422950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos Ceru
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 153-174
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649362901860352