O Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/89159 http://hdl.handle.net/11449/135540 |
Resumo: | This article developed some thoughts on the model of education and elementary education school located in camps and settlements in the Landless Movement (MST), between the last decade of the twentieth century and the beginning of the first decade of this century. The discussions were conducted employing as reference some texts published in the Caderno de Educação nº. 13, named “Dossiê MST Escola” Through a synthesized analysis of these documents, we found that the MST argues for a theoretical and practical education, geared towards the reality of d student, which is based on humanistic principles and of cooperation, being able to create in the student landless movement a critical consciousness capable of make it a subject of transformative action. |
id |
UNSP_24f1f71f5b3b601da7f1b232c6477efd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/135540 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escolaRural educationEducation the MSTField’s SchoolEducação do CampoEducação do MSTEscola do campoThis article developed some thoughts on the model of education and elementary education school located in camps and settlements in the Landless Movement (MST), between the last decade of the twentieth century and the beginning of the first decade of this century. The discussions were conducted employing as reference some texts published in the Caderno de Educação nº. 13, named “Dossiê MST Escola” Through a synthesized analysis of these documents, we found that the MST argues for a theoretical and practical education, geared towards the reality of d student, which is based on humanistic principles and of cooperation, being able to create in the student landless movement a critical consciousness capable of make it a subject of transformative action.Este artigo desenvolveu algumas reflexões sobre o modelo de educa- ção e de escola do ensino fundamental implantada nos acampamentos e assentamentos do Movimento Sem terra (MST), entre a última década do século XX e o início da primeira década do século XXI. As discussões foram realizadas adotando-se como referência alguns textos publicados no Caderno de Educação nº 13, que se intitula “Dossiê MST Escola”. Por meio de uma análise sintetizada desses documentos, verificamos que o MST defende uma educação teórica e prática, voltada para a realidade do aluno assentado, que seja baseada em princí- pios humanistas e na cooperação, sendo capaz de criar no educando uma consci- ência crítica, capaz de torná-lo um sujeito de ação transformadora.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Vitor [UNESP]2016-03-02T13:03:13Z2016-03-02T13:03:13Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article153-174application/pdfhttp://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/89159Cadernos Ceru, v. 25, n. 1, p. 153-174, 2014.1413-4519http://hdl.handle.net/11449/135540ISSN1413-4519-2014-25-01-153-174.pdf9368765428422950Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos Ceruinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135540Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:26:39.132017Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escola |
title |
O Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escola |
spellingShingle |
O Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escola Machado, Vitor [UNESP] Rural education Education the MST Field’s School Educação do Campo Educação do MST Escola do campo |
title_short |
O Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escola |
title_full |
O Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escola |
title_fullStr |
O Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escola |
title_full_unstemmed |
O Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escola |
title_sort |
O Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escola |
author |
Machado, Vitor [UNESP] |
author_facet |
Machado, Vitor [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Vitor [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rural education Education the MST Field’s School Educação do Campo Educação do MST Escola do campo |
topic |
Rural education Education the MST Field’s School Educação do Campo Educação do MST Escola do campo |
description |
This article developed some thoughts on the model of education and elementary education school located in camps and settlements in the Landless Movement (MST), between the last decade of the twentieth century and the beginning of the first decade of this century. The discussions were conducted employing as reference some texts published in the Caderno de Educação nº. 13, named “Dossiê MST Escola” Through a synthesized analysis of these documents, we found that the MST argues for a theoretical and practical education, geared towards the reality of d student, which is based on humanistic principles and of cooperation, being able to create in the student landless movement a critical consciousness capable of make it a subject of transformative action. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-03-02T13:03:13Z 2016-03-02T13:03:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/89159 Cadernos Ceru, v. 25, n. 1, p. 153-174, 2014. 1413-4519 http://hdl.handle.net/11449/135540 ISSN1413-4519-2014-25-01-153-174.pdf 9368765428422950 |
url |
http://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/89159 http://hdl.handle.net/11449/135540 |
identifier_str_mv |
Cadernos Ceru, v. 25, n. 1, p. 153-174, 2014. 1413-4519 ISSN1413-4519-2014-25-01-153-174.pdf 9368765428422950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos Ceru |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
153-174 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128361442050048 |