Raça, gênero e classe na obra Harry Potter: uma análise dialógica do discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Carolina Siani [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235916
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma análise dialógica do discurso na obra literária Harry Potter, com foco na materialização de relações de raça, gênero e classe no mundo mágico apresentado pela narrativa. A partir do microcosmo axiológico da obra, compreendemos que tais relações se encontram imbricadas e interseccionadas em um nó “raça-gênero-classe”, constituindo índices das identidades e diferenças que alicerçam a estrutura social do mundo mágico. O estudo se deu por meio dos pressupostos teórico- metodológicos do pensamento do Círculo de Bakhtin e de sua concepção dialógica de linguagem, bem como pelas considerações bakhtinianas acerca da relação entre vida e arte. Deste modo, concebemos a obra Harry Potter como enunciado concreto em seu caráter ativo e responsivo, elegendo o cotejo como gesto analítico para compreensão da constituição dos sujeitos e/ou grupos dentro da narrativa, bem como os fios ideológicos da obra como um todo. Os resultados demonstram que a materialização do nó “raça-gênero-classe” se dá por um embate entre valores e visões de mundo (vozes sociais) encarnados pelas personagens- sujeitos e seus conflitos ao longo da narrativa. Como unidade de sentido, a obra é constituída por um jogo de forças, como reflexo e refração do terreno pluridiscursivo do qual nasce todo enunciado artístico, balizado por um determinado enquadramento da alteridade e diferença, evidenciado pela construção linguístico-discursiva da obra que refrange a relação do herói (Harry) com seus outros do mundo mágico. A relevância do estudo reside em sua potencial abordagem do papel social da arte e da literatura como formas de linguagem, bem como permite um estudo discursivo do preconceito, a partir de uma investigação sobre o modo como Harry Potter, fenômeno cultural mundial, revela embates sociais do mundo contemporâneo.
id UNSP_25aef4d8a763a2e60e5eea8f88dcab75
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235916
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Raça, gênero e classe na obra Harry Potter: uma análise dialógica do discursoRace, gender and class in Harry Potter: a dialogical analysis of the discourseEstudos bakhtinianosGêneroRaçaClasseHarry PotterBakhtinian studiesGenderRaceClassO presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma análise dialógica do discurso na obra literária Harry Potter, com foco na materialização de relações de raça, gênero e classe no mundo mágico apresentado pela narrativa. A partir do microcosmo axiológico da obra, compreendemos que tais relações se encontram imbricadas e interseccionadas em um nó “raça-gênero-classe”, constituindo índices das identidades e diferenças que alicerçam a estrutura social do mundo mágico. O estudo se deu por meio dos pressupostos teórico- metodológicos do pensamento do Círculo de Bakhtin e de sua concepção dialógica de linguagem, bem como pelas considerações bakhtinianas acerca da relação entre vida e arte. Deste modo, concebemos a obra Harry Potter como enunciado concreto em seu caráter ativo e responsivo, elegendo o cotejo como gesto analítico para compreensão da constituição dos sujeitos e/ou grupos dentro da narrativa, bem como os fios ideológicos da obra como um todo. Os resultados demonstram que a materialização do nó “raça-gênero-classe” se dá por um embate entre valores e visões de mundo (vozes sociais) encarnados pelas personagens- sujeitos e seus conflitos ao longo da narrativa. Como unidade de sentido, a obra é constituída por um jogo de forças, como reflexo e refração do terreno pluridiscursivo do qual nasce todo enunciado artístico, balizado por um determinado enquadramento da alteridade e diferença, evidenciado pela construção linguístico-discursiva da obra que refrange a relação do herói (Harry) com seus outros do mundo mágico. A relevância do estudo reside em sua potencial abordagem do papel social da arte e da literatura como formas de linguagem, bem como permite um estudo discursivo do preconceito, a partir de uma investigação sobre o modo como Harry Potter, fenômeno cultural mundial, revela embates sociais do mundo contemporâneo.The present work aimed to develop a dialogic analysis of discourse in the literary work Harry Potter, focusing on the materialization of race, gender and class relations in the magical world presented by the narrative. From the axiological microcosm of the work, we understand that such relationships are intertwined and intersected in a “race-gender-class” node, constituting indexes of identities and differences that underpin the social structure of the magical world. The study took place through the theoretical-methodological assumptions of the thought of the Bakhtin Circle’s and its dialogical conception of language, as well as the bakhtinian considerations about the relationship between life and art. In this way, we conceive the work Harry Potter as a concrete enunciation in its active and responsive character, choosing the comparation as an analytical gesture to understand the constitution of subjects and/or groups within the narrative, as well as the ideological threads of the work as a whole. The results demonstrate that the materialization of the “race-gender-class” node occurs through a clash between values and worldviews (social voices) embodied by the characters-subjects and their conflicts throughout the narrative. As a unit of meaning, the work is constituted by a relation of forces, as a reflection and refraction of the pluridiscoursive terrain from which every artistic enunciation is born, marked by a certain framework of alterity and difference, evidenced by the linguistic-discursive construction of the work that reframe the hero's (Harry) relationship with his others wizards. The relevance of the investigation lies in its potential approach to the social role of art and literature as forms of language, as well as allowing a discursive study of prejudice, based on an investigation into the way in which Harry Potter, a world cultural phenomenon, reveals social clashes of the contemporary worldCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Processo nº 17/27061-0001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paula, Luciane de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Ana Carolina Siani [UNESP]2022-08-01T19:31:24Z2022-08-01T19:31:24Z2022-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23591633004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:22:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235916Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:20:54.091506Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Raça, gênero e classe na obra Harry Potter: uma análise dialógica do discurso
Race, gender and class in Harry Potter: a dialogical analysis of the discourse
title Raça, gênero e classe na obra Harry Potter: uma análise dialógica do discurso
spellingShingle Raça, gênero e classe na obra Harry Potter: uma análise dialógica do discurso
Lopes, Ana Carolina Siani [UNESP]
Estudos bakhtinianos
Gênero
Raça
Classe
Harry Potter
Bakhtinian studies
Gender
Race
Class
title_short Raça, gênero e classe na obra Harry Potter: uma análise dialógica do discurso
title_full Raça, gênero e classe na obra Harry Potter: uma análise dialógica do discurso
title_fullStr Raça, gênero e classe na obra Harry Potter: uma análise dialógica do discurso
title_full_unstemmed Raça, gênero e classe na obra Harry Potter: uma análise dialógica do discurso
title_sort Raça, gênero e classe na obra Harry Potter: uma análise dialógica do discurso
author Lopes, Ana Carolina Siani [UNESP]
author_facet Lopes, Ana Carolina Siani [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paula, Luciane de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ana Carolina Siani [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos bakhtinianos
Gênero
Raça
Classe
Harry Potter
Bakhtinian studies
Gender
Race
Class
topic Estudos bakhtinianos
Gênero
Raça
Classe
Harry Potter
Bakhtinian studies
Gender
Race
Class
description O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma análise dialógica do discurso na obra literária Harry Potter, com foco na materialização de relações de raça, gênero e classe no mundo mágico apresentado pela narrativa. A partir do microcosmo axiológico da obra, compreendemos que tais relações se encontram imbricadas e interseccionadas em um nó “raça-gênero-classe”, constituindo índices das identidades e diferenças que alicerçam a estrutura social do mundo mágico. O estudo se deu por meio dos pressupostos teórico- metodológicos do pensamento do Círculo de Bakhtin e de sua concepção dialógica de linguagem, bem como pelas considerações bakhtinianas acerca da relação entre vida e arte. Deste modo, concebemos a obra Harry Potter como enunciado concreto em seu caráter ativo e responsivo, elegendo o cotejo como gesto analítico para compreensão da constituição dos sujeitos e/ou grupos dentro da narrativa, bem como os fios ideológicos da obra como um todo. Os resultados demonstram que a materialização do nó “raça-gênero-classe” se dá por um embate entre valores e visões de mundo (vozes sociais) encarnados pelas personagens- sujeitos e seus conflitos ao longo da narrativa. Como unidade de sentido, a obra é constituída por um jogo de forças, como reflexo e refração do terreno pluridiscursivo do qual nasce todo enunciado artístico, balizado por um determinado enquadramento da alteridade e diferença, evidenciado pela construção linguístico-discursiva da obra que refrange a relação do herói (Harry) com seus outros do mundo mágico. A relevância do estudo reside em sua potencial abordagem do papel social da arte e da literatura como formas de linguagem, bem como permite um estudo discursivo do preconceito, a partir de uma investigação sobre o modo como Harry Potter, fenômeno cultural mundial, revela embates sociais do mundo contemporâneo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-01T19:31:24Z
2022-08-01T19:31:24Z
2022-05-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235916
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/235916
identifier_str_mv 33004030009P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129418305994752