A alfabetização sob o olhar da Teoria Histórico Cultural: sobre a necessidade e a atividade de estudo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8195 http://hdl.handle.net/11449/115431 |
Resumo: | Studies on activity and learning in the cultural-historical approach involves, most cases, the discussions on the higher psychological functions and areas of proximal and real development. Having said that our objective in this paper is to make a discussion about the activity of study and the concepts that involve the teaching of the mother language from the Historic-Cultural theory. We point this way, the importance of this approach in studies on literacy and knowledge of the activity of study as central to the creation of humanizing need of reading and writing, starting from the principle that the creation of needs requires the production of discourses, which have their materiality in the text. |
id |
UNSP_2642521eed0333c8dd9f45e2d3604a3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/115431 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A alfabetização sob o olhar da Teoria Histórico Cultural: sobre a necessidade e a atividade de estudoStudies on activity and learning in the cultural-historical approach involves, most cases, the discussions on the higher psychological functions and areas of proximal and real development. Having said that our objective in this paper is to make a discussion about the activity of study and the concepts that involve the teaching of the mother language from the Historic-Cultural theory. We point this way, the importance of this approach in studies on literacy and knowledge of the activity of study as central to the creation of humanizing need of reading and writing, starting from the principle that the creation of needs requires the production of discourses, which have their materiality in the text.Os estudos sobre atividade e aprendizagem na abordagem Histórico-Cultural abordam, em sua maioria, as discussões sobre as funções psíquicas superiores e as zonas de desenvolvimento proximal e real. Partindo da relevância dessas discussões, enfocamos a atividade de estudo e sua relação com o ensino da leitura e da escrita. Posto isso, temos como objetivo, neste artigo, apresentar uma discussão acerca da atividade de estudo e das concepções que envolvem o ensino da língua materna a partir da teoria Histórico-Cultural. Apontamos, desse modo, para a importância dessa abordagem nos estudos sobre alfabetização e no conhecimento da atividade de estudo como elemento central para a criação da necessidade humanizadora de leitura e escrita, partindo da concepção que a criação de necessidades pressupõe a produção de discursos, que têm a sua materialidade nos textos.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Higyno Muzzi Filho, n.737, Câmpus Universitário, CEP 17525900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Higyno Muzzi Filho, n.737, Câmpus Universitário, CEP 17525900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]Pereira, Andréia da Silva [UNESP]2015-02-24T13:58:04Z2015-02-24T13:58:04Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article227-301application/pdfhttp://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8195Ensino em Re-Vista, v. 17, n. 1, p. 227-301, 2010.1983-1730http://hdl.handle.net/11449/115431ISSN19831730-2010-17-01-227-301.pdf9600062169250020Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsino em Re-Vistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115431Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A alfabetização sob o olhar da Teoria Histórico Cultural: sobre a necessidade e a atividade de estudo |
title |
A alfabetização sob o olhar da Teoria Histórico Cultural: sobre a necessidade e a atividade de estudo |
spellingShingle |
A alfabetização sob o olhar da Teoria Histórico Cultural: sobre a necessidade e a atividade de estudo Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP] |
title_short |
A alfabetização sob o olhar da Teoria Histórico Cultural: sobre a necessidade e a atividade de estudo |
title_full |
A alfabetização sob o olhar da Teoria Histórico Cultural: sobre a necessidade e a atividade de estudo |
title_fullStr |
A alfabetização sob o olhar da Teoria Histórico Cultural: sobre a necessidade e a atividade de estudo |
title_full_unstemmed |
A alfabetização sob o olhar da Teoria Histórico Cultural: sobre a necessidade e a atividade de estudo |
title_sort |
A alfabetização sob o olhar da Teoria Histórico Cultural: sobre a necessidade e a atividade de estudo |
author |
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP] |
author_facet |
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP] Pereira, Andréia da Silva [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Andréia da Silva [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP] Pereira, Andréia da Silva [UNESP] |
description |
Studies on activity and learning in the cultural-historical approach involves, most cases, the discussions on the higher psychological functions and areas of proximal and real development. Having said that our objective in this paper is to make a discussion about the activity of study and the concepts that involve the teaching of the mother language from the Historic-Cultural theory. We point this way, the importance of this approach in studies on literacy and knowledge of the activity of study as central to the creation of humanizing need of reading and writing, starting from the principle that the creation of needs requires the production of discourses, which have their materiality in the text. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-02-24T13:58:04Z 2015-02-24T13:58:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8195 Ensino em Re-Vista, v. 17, n. 1, p. 227-301, 2010. 1983-1730 http://hdl.handle.net/11449/115431 ISSN19831730-2010-17-01-227-301.pdf 9600062169250020 |
url |
http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8195 http://hdl.handle.net/11449/115431 |
identifier_str_mv |
Ensino em Re-Vista, v. 17, n. 1, p. 227-301, 2010. 1983-1730 ISSN19831730-2010-17-01-227-301.pdf 9600062169250020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ensino em Re-Vista |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
227-301 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128159193759744 |