A alfabetização sob o olhar da Teoria Histórico Cultural: sobre a necessidade e a atividade de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pereira, Andréia da Silva [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8195
http://hdl.handle.net/11449/115431
Resumo: Studies on activity and learning in the cultural-historical approach involves, most cases, the discussions on the higher psychological functions and areas of proximal and real development. Having said that our objective in this paper is to make a discussion about the activity of study and the concepts that involve the teaching of the mother language from the Historic-Cultural theory. We point this way, the importance of this approach in studies on literacy and knowledge of the activity of study as central to the creation of humanizing need of reading and writing, starting from the principle that the creation of needs requires the production of discourses, which have their materiality in the text.
id UNSP_2642521eed0333c8dd9f45e2d3604a3f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115431
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A alfabetização sob o olhar da Teoria Histórico Cultural: sobre a necessidade e a atividade de estudoStudies on activity and learning in the cultural-historical approach involves, most cases, the discussions on the higher psychological functions and areas of proximal and real development. Having said that our objective in this paper is to make a discussion about the activity of study and the concepts that involve the teaching of the mother language from the Historic-Cultural theory. We point this way, the importance of this approach in studies on literacy and knowledge of the activity of study as central to the creation of humanizing need of reading and writing, starting from the principle that the creation of needs requires the production of discourses, which have their materiality in the text.Os estudos sobre atividade e aprendizagem na abordagem Histórico-Cultural abordam, em sua maioria, as discussões sobre as funções psíquicas superiores e as zonas de desenvolvimento proximal e real. Partindo da relevância dessas discussões, enfocamos a atividade de estudo e sua relação com o ensino da leitura e da escrita. Posto isso, temos como objetivo, neste artigo, apresentar uma discussão acerca da atividade de estudo e das concepções que envolvem o ensino da língua materna a partir da teoria Histórico-Cultural. Apontamos, desse modo, para a importância dessa abordagem nos estudos sobre alfabetização e no conhecimento da atividade de estudo como elemento central para a criação da necessidade humanizadora de leitura e escrita, partindo da concepção que a criação de necessidades pressupõe a produção de discursos, que têm a sua materialidade nos textos.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Higyno Muzzi Filho, n.737, Câmpus Universitário, CEP 17525900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Higyno Muzzi Filho, n.737, Câmpus Universitário, CEP 17525900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]Pereira, Andréia da Silva [UNESP]2015-02-24T13:58:04Z2015-02-24T13:58:04Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article227-301application/pdfhttp://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8195Ensino em Re-Vista, v. 17, n. 1, p. 227-301, 2010.1983-1730http://hdl.handle.net/11449/115431ISSN19831730-2010-17-01-227-301.pdf9600062169250020Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsino em Re-Vistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115431Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A alfabetização sob o olhar da Teoria Histórico Cultural: sobre a necessidade e a atividade de estudo
title A alfabetização sob o olhar da Teoria Histórico Cultural: sobre a necessidade e a atividade de estudo
spellingShingle A alfabetização sob o olhar da Teoria Histórico Cultural: sobre a necessidade e a atividade de estudo
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
title_short A alfabetização sob o olhar da Teoria Histórico Cultural: sobre a necessidade e a atividade de estudo
title_full A alfabetização sob o olhar da Teoria Histórico Cultural: sobre a necessidade e a atividade de estudo
title_fullStr A alfabetização sob o olhar da Teoria Histórico Cultural: sobre a necessidade e a atividade de estudo
title_full_unstemmed A alfabetização sob o olhar da Teoria Histórico Cultural: sobre a necessidade e a atividade de estudo
title_sort A alfabetização sob o olhar da Teoria Histórico Cultural: sobre a necessidade e a atividade de estudo
author Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
author_facet Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
Pereira, Andréia da Silva [UNESP]
author_role author
author2 Pereira, Andréia da Silva [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
Pereira, Andréia da Silva [UNESP]
description Studies on activity and learning in the cultural-historical approach involves, most cases, the discussions on the higher psychological functions and areas of proximal and real development. Having said that our objective in this paper is to make a discussion about the activity of study and the concepts that involve the teaching of the mother language from the Historic-Cultural theory. We point this way, the importance of this approach in studies on literacy and knowledge of the activity of study as central to the creation of humanizing need of reading and writing, starting from the principle that the creation of needs requires the production of discourses, which have their materiality in the text.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-02-24T13:58:04Z
2015-02-24T13:58:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8195
Ensino em Re-Vista, v. 17, n. 1, p. 227-301, 2010.
1983-1730
http://hdl.handle.net/11449/115431
ISSN19831730-2010-17-01-227-301.pdf
9600062169250020
url http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8195
http://hdl.handle.net/11449/115431
identifier_str_mv Ensino em Re-Vista, v. 17, n. 1, p. 227-301, 2010.
1983-1730
ISSN19831730-2010-17-01-227-301.pdf
9600062169250020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensino em Re-Vista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 227-301
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128159193759744