O ensino de Ciências e Química para alunos com deficiência auditiva e surdez: um mapeamento de teses e dissertações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252072 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral fazer o mapeamento de teses e dissertações que abordem o tema do Ensino de Ciências e Química para pessoas com deficiência auditiva e surdez. Com a busca destes trabalhos também foi possível identificar e analisar as práticas pedagógicas, bem como os recursos didáticos utilizados. Essa busca foi feita no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, utilizando termos-chave como “ensino de Ciências”, “ensino de Química”, “deficiência auditiva”e “surdez”, combinadas com operadores booleanos AND, OR e NOT. Foram selecionados cinco trabalhos que se enquadram ao tema e então foram realizadas suas descrições, focando em suas introduções, metodologias utilizadas e resultados obtidos. Para auxílio na pesquisa, um capítulo foi dedicado à legislação vigente para pessoas com deficiência. Foram encontradas inúmeras leis que falam sobre a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e no ambiente escolar. Após a descrição dos trabalhos selecionados, uma análise foi realizada na interlocução com a legislação vigente e com os estudos relativos a esta temática. Com isso, chegamos a algumas constatações: apenas inserir o aluno com deficiência na rede regular de ensino não garante sua inclusão. É necessário que haja uma reestruturação no ambiente escolar, no que é sua estrutura física e, mudanças nas percepções e ações da comunidade escolar na relação com esse aluno. Todos precisam estar envolvidos na comunicação para com as pessoas com deficiência auditiva e surdez, e com a valorização de sua cultura. Foi identificado também que a legislação precisa ser atualizada, a partir do entendimento de como funciona o ensino para pessoas com deficiência, de forma a viabilizar que todos tenham uma educação inclusiva de qualidade, com reconhecimento, respeito e valorização. |
id |
UNSP_27a04e11c7a190d6d4563ff49cd3cef1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/252072 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino de Ciências e Química para alunos com deficiência auditiva e surdez: um mapeamento de teses e dissertaçõesTeaching Science and Chemistry for students with disabilities hearing and deafness: a mapping of theses and dissertationsEnsino de CiênciasEnsino de QuímicaEducação inclusivaDeficiência auditivaSurdezO presente trabalho tem como objetivo geral fazer o mapeamento de teses e dissertações que abordem o tema do Ensino de Ciências e Química para pessoas com deficiência auditiva e surdez. Com a busca destes trabalhos também foi possível identificar e analisar as práticas pedagógicas, bem como os recursos didáticos utilizados. Essa busca foi feita no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, utilizando termos-chave como “ensino de Ciências”, “ensino de Química”, “deficiência auditiva”e “surdez”, combinadas com operadores booleanos AND, OR e NOT. Foram selecionados cinco trabalhos que se enquadram ao tema e então foram realizadas suas descrições, focando em suas introduções, metodologias utilizadas e resultados obtidos. Para auxílio na pesquisa, um capítulo foi dedicado à legislação vigente para pessoas com deficiência. Foram encontradas inúmeras leis que falam sobre a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e no ambiente escolar. Após a descrição dos trabalhos selecionados, uma análise foi realizada na interlocução com a legislação vigente e com os estudos relativos a esta temática. Com isso, chegamos a algumas constatações: apenas inserir o aluno com deficiência na rede regular de ensino não garante sua inclusão. É necessário que haja uma reestruturação no ambiente escolar, no que é sua estrutura física e, mudanças nas percepções e ações da comunidade escolar na relação com esse aluno. Todos precisam estar envolvidos na comunicação para com as pessoas com deficiência auditiva e surdez, e com a valorização de sua cultura. Foi identificado também que a legislação precisa ser atualizada, a partir do entendimento de como funciona o ensino para pessoas com deficiência, de forma a viabilizar que todos tenham uma educação inclusiva de qualidade, com reconhecimento, respeito e valorização.The main objective of this work is to map theses and dissertations that deal with the topic of the Science and Chemistry Education for People with hearing deficiency and deafness. Through analysis of these works, we also investigate the associated pedagogical practices and teaching resources utilized. This study utilized the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações to search for relevant literature on Science and Chemistry Education, using the key words such as "Ensino de Ciências", "Ensino de Química", "Deficiência auditiva” and "Surdez", combined with Boolean operators AND, OR and NOT. A total of five publications that fully fit the topic were selected, and then their descriptions were made, focusing on their introductions, methodologies, and results obtained. A chapter was dedicated to current Brazilian legislation for people with disabilities in support of the research. Several laws that discuss the inclusion of people with deficiency in society and in the school environment were identified. After conducting a review of chosen sources, an analysis was conducted in conjunction with current Brazilian legislation and studies on the subject. The inclusion of students with deficiency in the regular education system does not guarantee their inclusion. To achieve inclusion, the school environment must be restructured, including its physical infrastructure, and the perceptions of the school community and actions regarding these students must be changed. It is crucial for individuals to communicate with those who have hearing deficiency and deafness and appreciate their culture. Nevertheless, it was noted that updating the Brazilian legislation is necessary to ensure that the people with deficiency receive a quality education and are recognized, respected and valued, taking into account the understanding of how education works for this population.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Eva Aparecida [UNESP]Pradela, Maria Julia da Silva2023-12-18T13:39:40Z2023-12-18T13:39:40Z2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPRADELA, Maria Julia da Silva. O ensino de Ciências e Química para alunos com deficiência auditiva e surdez: um mapeamento de teses e dissertações. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252072porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-19T06:05:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252072Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:25:14.924894Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de Ciências e Química para alunos com deficiência auditiva e surdez: um mapeamento de teses e dissertações Teaching Science and Chemistry for students with disabilities hearing and deafness: a mapping of theses and dissertations |
title |
O ensino de Ciências e Química para alunos com deficiência auditiva e surdez: um mapeamento de teses e dissertações |
spellingShingle |
O ensino de Ciências e Química para alunos com deficiência auditiva e surdez: um mapeamento de teses e dissertações Pradela, Maria Julia da Silva Ensino de Ciências Ensino de Química Educação inclusiva Deficiência auditiva Surdez |
title_short |
O ensino de Ciências e Química para alunos com deficiência auditiva e surdez: um mapeamento de teses e dissertações |
title_full |
O ensino de Ciências e Química para alunos com deficiência auditiva e surdez: um mapeamento de teses e dissertações |
title_fullStr |
O ensino de Ciências e Química para alunos com deficiência auditiva e surdez: um mapeamento de teses e dissertações |
title_full_unstemmed |
O ensino de Ciências e Química para alunos com deficiência auditiva e surdez: um mapeamento de teses e dissertações |
title_sort |
O ensino de Ciências e Química para alunos com deficiência auditiva e surdez: um mapeamento de teses e dissertações |
author |
Pradela, Maria Julia da Silva |
author_facet |
Pradela, Maria Julia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Eva Aparecida [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pradela, Maria Julia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Ensino de Química Educação inclusiva Deficiência auditiva Surdez |
topic |
Ensino de Ciências Ensino de Química Educação inclusiva Deficiência auditiva Surdez |
description |
O presente trabalho tem como objetivo geral fazer o mapeamento de teses e dissertações que abordem o tema do Ensino de Ciências e Química para pessoas com deficiência auditiva e surdez. Com a busca destes trabalhos também foi possível identificar e analisar as práticas pedagógicas, bem como os recursos didáticos utilizados. Essa busca foi feita no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, utilizando termos-chave como “ensino de Ciências”, “ensino de Química”, “deficiência auditiva”e “surdez”, combinadas com operadores booleanos AND, OR e NOT. Foram selecionados cinco trabalhos que se enquadram ao tema e então foram realizadas suas descrições, focando em suas introduções, metodologias utilizadas e resultados obtidos. Para auxílio na pesquisa, um capítulo foi dedicado à legislação vigente para pessoas com deficiência. Foram encontradas inúmeras leis que falam sobre a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e no ambiente escolar. Após a descrição dos trabalhos selecionados, uma análise foi realizada na interlocução com a legislação vigente e com os estudos relativos a esta temática. Com isso, chegamos a algumas constatações: apenas inserir o aluno com deficiência na rede regular de ensino não garante sua inclusão. É necessário que haja uma reestruturação no ambiente escolar, no que é sua estrutura física e, mudanças nas percepções e ações da comunidade escolar na relação com esse aluno. Todos precisam estar envolvidos na comunicação para com as pessoas com deficiência auditiva e surdez, e com a valorização de sua cultura. Foi identificado também que a legislação precisa ser atualizada, a partir do entendimento de como funciona o ensino para pessoas com deficiência, de forma a viabilizar que todos tenham uma educação inclusiva de qualidade, com reconhecimento, respeito e valorização. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18T13:39:40Z 2023-12-18T13:39:40Z 2023-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PRADELA, Maria Julia da Silva. O ensino de Ciências e Química para alunos com deficiência auditiva e surdez: um mapeamento de teses e dissertações. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2023. https://hdl.handle.net/11449/252072 |
identifier_str_mv |
PRADELA, Maria Julia da Silva. O ensino de Ciências e Química para alunos com deficiência auditiva e surdez: um mapeamento de teses e dissertações. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2023. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/252072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128648319860736 |