Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caceres, Marcela Evelyn Serra Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/99647
Resumo: O presente trabalho tem o intuito de verificar as concepções das diretoras das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental Ciclo I do municipio de Lins-SP acerca dos temas democracia e gestão democrática bem como analisar como a política de gestão democrática contemplada na legislação brasileira desde a década de 1980 se dá no cotidiano escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema em questão, estudo dos documentos oficiais da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo-SP no que tange ao perfil e às atribuições do/a diretor/a de escola e aplicação de entrevistas semiestruturadas. Esta pesquisa teve como objeto de estudo 50% das escolas de Ensino Fundamental Ciclo I, ou seja, 04 escolas localizadas em diferentes bairros da cidade, nas quais foram participantes 04 diretoras responsáveis pelas referidas Unidades Escolares. Através das entrevistas realizadas, foi possível constatar que as diretoras participantes da pesquisa não compreendem efetivamente o sentido da palavra democracia e, consequentemente, o sentido da gestão democrática. Pôde-se verificar que tanto as diretoras quanto os demais sujeitos que fazem parte da equipe escolar estão submetidos a precárias condições de trabalho nas quais o Estado exerce, sob a perspectiva neoliberal, uma função extremamente controladora desfavorecendo práticas reflexivas, autônomas e democráticas
id UNSP_27c290d3e5ccfaea186a9f63fbd76e93
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/99647
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SPEscolas - Organização e administraçãoGestão democráticaEscolas públicasDiretores escolaresLins (SP)O presente trabalho tem o intuito de verificar as concepções das diretoras das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental Ciclo I do municipio de Lins-SP acerca dos temas democracia e gestão democrática bem como analisar como a política de gestão democrática contemplada na legislação brasileira desde a década de 1980 se dá no cotidiano escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema em questão, estudo dos documentos oficiais da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo-SP no que tange ao perfil e às atribuições do/a diretor/a de escola e aplicação de entrevistas semiestruturadas. Esta pesquisa teve como objeto de estudo 50% das escolas de Ensino Fundamental Ciclo I, ou seja, 04 escolas localizadas em diferentes bairros da cidade, nas quais foram participantes 04 diretoras responsáveis pelas referidas Unidades Escolares. Através das entrevistas realizadas, foi possível constatar que as diretoras participantes da pesquisa não compreendem efetivamente o sentido da palavra democracia e, consequentemente, o sentido da gestão democrática. Pôde-se verificar que tanto as diretoras quanto os demais sujeitos que fazem parte da equipe escolar estão submetidos a precárias condições de trabalho nas quais o Estado exerce, sob a perspectiva neoliberal, uma função extremamente controladora desfavorecendo práticas reflexivas, autônomas e democráticasThe present paper has been produced with aim to evaluate the conceptions of school principal working in the Elementary Schools level I, in the city of Lins - SP. The evaluation took into account the themes democracy and democratic management as well as how the politics of democratic management, as seen in the Brazilian legislation since the 1980s, takes place in the school environment. In order to do so, an extensive bibliographic research was conducted about the theme, including the study of official documents provided by the State Secretary of Education of São Paulo - SP when it comes to the profile and attributions of the school principal along with the use of semi-structured interviews. This research analyzed 50 % of the Elementary Schools level I, that is, 04 schools located in different neighborhoods around the city and their respective principals. After the interviews had been concluded, it was possible to observe that the school principal who took part in this evaluation process do not effectivelly understand the meaning of the word democracy and, consequently, the meaning of democratic management. It was also possible to analyze that the school principals, as well as the school staff, are subjected to precarious working conditions in which the State exerts, supported on the neoliberal perspective, an extremely controlling function that do not favor reflexive, autonomous and democratic practicesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caceres, Marcela Evelyn Serra Silva [UNESP]2014-06-11T19:30:18Z2014-06-11T19:30:18Z2013-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis119 f.application/pdfCACERES, Marcela Evelyn Serra Silva. Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP. 2013. 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.http://hdl.handle.net/11449/99647000731967caceres_mess_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:11:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/99647Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:11:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP
title Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP
spellingShingle Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP
Caceres, Marcela Evelyn Serra Silva [UNESP]
Escolas - Organização e administração
Gestão democrática
Escolas públicas
Diretores escolares
Lins (SP)
title_short Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP
title_full Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP
title_fullStr Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP
title_full_unstemmed Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP
title_sort Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP
author Caceres, Marcela Evelyn Serra Silva [UNESP]
author_facet Caceres, Marcela Evelyn Serra Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Caceres, Marcela Evelyn Serra Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - Organização e administração
Gestão democrática
Escolas públicas
Diretores escolares
Lins (SP)
topic Escolas - Organização e administração
Gestão democrática
Escolas públicas
Diretores escolares
Lins (SP)
description O presente trabalho tem o intuito de verificar as concepções das diretoras das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental Ciclo I do municipio de Lins-SP acerca dos temas democracia e gestão democrática bem como analisar como a política de gestão democrática contemplada na legislação brasileira desde a década de 1980 se dá no cotidiano escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema em questão, estudo dos documentos oficiais da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo-SP no que tange ao perfil e às atribuições do/a diretor/a de escola e aplicação de entrevistas semiestruturadas. Esta pesquisa teve como objeto de estudo 50% das escolas de Ensino Fundamental Ciclo I, ou seja, 04 escolas localizadas em diferentes bairros da cidade, nas quais foram participantes 04 diretoras responsáveis pelas referidas Unidades Escolares. Através das entrevistas realizadas, foi possível constatar que as diretoras participantes da pesquisa não compreendem efetivamente o sentido da palavra democracia e, consequentemente, o sentido da gestão democrática. Pôde-se verificar que tanto as diretoras quanto os demais sujeitos que fazem parte da equipe escolar estão submetidos a precárias condições de trabalho nas quais o Estado exerce, sob a perspectiva neoliberal, uma função extremamente controladora desfavorecendo práticas reflexivas, autônomas e democráticas
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-16
2014-06-11T19:30:18Z
2014-06-11T19:30:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CACERES, Marcela Evelyn Serra Silva. Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP. 2013. 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/99647
000731967
caceres_mess_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv CACERES, Marcela Evelyn Serra Silva. Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP. 2013. 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.
000731967
caceres_mess_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/99647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 119 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128199869071360