O discurso educacional católico sob a perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000100003 http://hdl.handle.net/11449/29528 |
Resumo: | Este artigo faz uma análise do discurso educacional católico propagado na década de 1930. Para isso, são abordados os conceitos analíticos de Pierre Bourdieu, a saber, as noções de habitus, estratégia, campo e capital cultural. O objetivo é buscar elucidar as razões e os mecanismos discursivos que engendraram as falas dos intelectuais católicos a respeito da Escola Nova e das concepções filosófico-educacionais de John Dewey. Seguindo os esquemas analíticos de Bourdieu, o discurso em questão pode ser considerado como estratégia, mecanismo pelo qual buscavam conservar o habitus do professorado consoantes com os interesses do grupo. |
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O discurso educacional católico sob a perspectiva sociológica de Pierre BourdieuThe educational speech under Pierre Bourdieu sociological perspectiveestratégias discursivashabituscampo educacionaldiscursive strategieshabituseducation fieldEste artigo faz uma análise do discurso educacional católico propagado na década de 1930. Para isso, são abordados os conceitos analíticos de Pierre Bourdieu, a saber, as noções de habitus, estratégia, campo e capital cultural. O objetivo é buscar elucidar as razões e os mecanismos discursivos que engendraram as falas dos intelectuais católicos a respeito da Escola Nova e das concepções filosófico-educacionais de John Dewey. Seguindo os esquemas analíticos de Bourdieu, o discurso em questão pode ser considerado como estratégia, mecanismo pelo qual buscavam conservar o habitus do professorado consoantes com os interesses do grupo.This article makes an analysis of the Catholic education speech spread in the decade of 1930's . For that, the Pierre Bourdieu's analytical concepts are approached, to know, the habitus notions,1 strategy, field and cultural capital. The objective is to look for to elucidate the reasons and the discursive mechanisms that they engendered the Catholic intellectual's speeches regarding the New School and of John Dewey's philosophical-education conceptions. Following Bourdieu's analytical outlines, the speech it can be considered as strategy, mechanism for which they looked for to conserve the habitus of the faculty consonants with the interests of the group.Universidade Estadual Paulista FCLUniversidade Estadual Paulista FCLUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Viviane da [UNESP]2014-05-20T15:15:16Z2014-05-20T15:15:16Z2006-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article9-17application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000100003Paidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, v. 16, n. 33, p. 9-17, 2006.0103-863Xhttp://hdl.handle.net/11449/2952810.1590/S0103-863X2006000100003S0103-863X2006000100003S0103-863X2006000100003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPaidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-15T06:13:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29528Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:44:33.589104Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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