O discurso educacional católico sob a perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Viviane da [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000100003
http://hdl.handle.net/11449/29528
Resumo: Este artigo faz uma análise do discurso educacional católico propagado na década de 1930. Para isso, são abordados os conceitos analíticos de Pierre Bourdieu, a saber, as noções de habitus, estratégia, campo e capital cultural. O objetivo é buscar elucidar as razões e os mecanismos discursivos que engendraram as falas dos intelectuais católicos a respeito da Escola Nova e das concepções filosófico-educacionais de John Dewey. Seguindo os esquemas analíticos de Bourdieu, o discurso em questão pode ser considerado como estratégia, mecanismo pelo qual buscavam conservar o habitus do professorado consoantes com os interesses do grupo.
id UNSP_27e385a56581c981ef332bbfbe13da63
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/29528
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O discurso educacional católico sob a perspectiva sociológica de Pierre BourdieuThe educational speech under Pierre Bourdieu sociological perspectiveestratégias discursivashabituscampo educacionaldiscursive strategieshabituseducation fieldEste artigo faz uma análise do discurso educacional católico propagado na década de 1930. Para isso, são abordados os conceitos analíticos de Pierre Bourdieu, a saber, as noções de habitus, estratégia, campo e capital cultural. O objetivo é buscar elucidar as razões e os mecanismos discursivos que engendraram as falas dos intelectuais católicos a respeito da Escola Nova e das concepções filosófico-educacionais de John Dewey. Seguindo os esquemas analíticos de Bourdieu, o discurso em questão pode ser considerado como estratégia, mecanismo pelo qual buscavam conservar o habitus do professorado consoantes com os interesses do grupo.This article makes an analysis of the Catholic education speech spread in the decade of 1930's . For that, the Pierre Bourdieu's analytical concepts are approached, to know, the habitus notions,1 strategy, field and cultural capital. The objective is to look for to elucidate the reasons and the discursive mechanisms that they engendered the Catholic intellectual's speeches regarding the New School and of John Dewey's philosophical-education conceptions. Following Bourdieu's analytical outlines, the speech it can be considered as strategy, mechanism for which they looked for to conserve the habitus of the faculty consonants with the interests of the group.Universidade Estadual Paulista FCLUniversidade Estadual Paulista FCLUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Viviane da [UNESP]2014-05-20T15:15:16Z2014-05-20T15:15:16Z2006-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article9-17application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000100003Paidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, v. 16, n. 33, p. 9-17, 2006.0103-863Xhttp://hdl.handle.net/11449/2952810.1590/S0103-863X2006000100003S0103-863X2006000100003S0103-863X2006000100003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPaidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-15T06:13:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29528Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:44:33.589104Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso educacional católico sob a perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu
The educational speech under Pierre Bourdieu sociological perspective
title O discurso educacional católico sob a perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu
spellingShingle O discurso educacional católico sob a perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu
Costa, Viviane da [UNESP]
estratégias discursivas
habitus
campo educacional
discursive strategies
habitus
education field
title_short O discurso educacional católico sob a perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu
title_full O discurso educacional católico sob a perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu
title_fullStr O discurso educacional católico sob a perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu
title_full_unstemmed O discurso educacional católico sob a perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu
title_sort O discurso educacional católico sob a perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu
author Costa, Viviane da [UNESP]
author_facet Costa, Viviane da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Viviane da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv estratégias discursivas
habitus
campo educacional
discursive strategies
habitus
education field
topic estratégias discursivas
habitus
campo educacional
discursive strategies
habitus
education field
description Este artigo faz uma análise do discurso educacional católico propagado na década de 1930. Para isso, são abordados os conceitos analíticos de Pierre Bourdieu, a saber, as noções de habitus, estratégia, campo e capital cultural. O objetivo é buscar elucidar as razões e os mecanismos discursivos que engendraram as falas dos intelectuais católicos a respeito da Escola Nova e das concepções filosófico-educacionais de John Dewey. Seguindo os esquemas analíticos de Bourdieu, o discurso em questão pode ser considerado como estratégia, mecanismo pelo qual buscavam conservar o habitus do professorado consoantes com os interesses do grupo.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-01
2014-05-20T15:15:16Z
2014-05-20T15:15:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000100003
Paidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, v. 16, n. 33, p. 9-17, 2006.
0103-863X
http://hdl.handle.net/11449/29528
10.1590/S0103-863X2006000100003
S0103-863X2006000100003
S0103-863X2006000100003.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000100003
http://hdl.handle.net/11449/29528
identifier_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, v. 16, n. 33, p. 9-17, 2006.
0103-863X
10.1590/S0103-863X2006000100003
S0103-863X2006000100003
S0103-863X2006000100003.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 9-17
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128851962757120