História das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Rosane Michelli de [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Reis, Viviane Cássia Teixeira [UNESP], Reis, Karina Cássia Oliveira [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://linhamestra24.files.wordpress.com/2014/07/linha_mestra_24_19_cole_11_comunicacoes_paula_roziane.pdf
http://hdl.handle.net/11449/115245
Resumo: Este artigo resultou de trabalhos realizados no âmbito do projeto integrado de pesquisa A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011) , o qual se desenvolve junto a um programa de pesquisa com o mesmo título e objetivos gerais, a saber: identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da didática, como disciplina e campo de conhecimento em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Trata-se de investigações inseridas no campo de investigação conhecido como história das disciplinas escolares, cujo quadro teórico-metodológico é constituído, sobretudo, segundo as formulações de Ivor Goodson e André Chervel. Para esses pesquisadores, a constituição dos saberes escolares específicos de cada disciplina, do currículo, é resultado de um complexo processo envolvendo conflitos, mediações diferentes por diversos sujeitos e instituições, diante dos papéis que, em cada época e sociedade, são atribuídos à escola. Nesse sentido, estudar a história das disciplinas, considerando o saber professoral que as embalou em cada instituição de formação de professores no Brasil, significa dar margem a aspectos de um conjunto heterogêneo de vozes e saberes que contribui para a compreensão do campo de conhecimento sobre a história da formação de professores no Brasil. Daí nossas opções metodológicas pautadas na história oral. Assim, neste artigo, nosso objetivo central é apresentar alguns apontamentos acerca das contribuições da história oral para a pesquisa em história das disciplinas escolares.
id UNSP_2a19e2c393bbda2a2d2954f7a36a474d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115245
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling História das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentosEducaçãoHistória da Educaçãohistoria das disciplinas escolareshistória oralEste artigo resultou de trabalhos realizados no âmbito do projeto integrado de pesquisa A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011) , o qual se desenvolve junto a um programa de pesquisa com o mesmo título e objetivos gerais, a saber: identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da didática, como disciplina e campo de conhecimento em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Trata-se de investigações inseridas no campo de investigação conhecido como história das disciplinas escolares, cujo quadro teórico-metodológico é constituído, sobretudo, segundo as formulações de Ivor Goodson e André Chervel. Para esses pesquisadores, a constituição dos saberes escolares específicos de cada disciplina, do currículo, é resultado de um complexo processo envolvendo conflitos, mediações diferentes por diversos sujeitos e instituições, diante dos papéis que, em cada época e sociedade, são atribuídos à escola. Nesse sentido, estudar a história das disciplinas, considerando o saber professoral que as embalou em cada instituição de formação de professores no Brasil, significa dar margem a aspectos de um conjunto heterogêneo de vozes e saberes que contribui para a compreensão do campo de conhecimento sobre a história da formação de professores no Brasil. Daí nossas opções metodológicas pautadas na história oral. Assim, neste artigo, nosso objetivo central é apresentar alguns apontamentos acerca das contribuições da história oral para a pesquisa em história das disciplinas escolares.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525950, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525950, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Castro, Rosane Michelli de [UNESP]Reis, Viviane Cássia Teixeira [UNESP]Reis, Karina Cássia Oliveira [UNESP]2015-02-24T13:57:55Z2015-02-24T13:57:55Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article2931-2934application/pdfhttps://linhamestra24.files.wordpress.com/2014/07/linha_mestra_24_19_cole_11_comunicacoes_paula_roziane.pdfLinha Mestra, n. 24, p. 2931-2934, 2014.1980-9026http://hdl.handle.net/11449/115245ISSN19809026-2014-08-24-2931-2934.pdf8973177509376264Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporLinha Mestrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115245Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv História das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentos
title História das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentos
spellingShingle História das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentos
Castro, Rosane Michelli de [UNESP]
Educação
História da Educação
historia das disciplinas escolares
história oral
title_short História das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentos
title_full História das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentos
title_fullStr História das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentos
title_full_unstemmed História das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentos
title_sort História das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentos
author Castro, Rosane Michelli de [UNESP]
author_facet Castro, Rosane Michelli de [UNESP]
Reis, Viviane Cássia Teixeira [UNESP]
Reis, Karina Cássia Oliveira [UNESP]
author_role author
author2 Reis, Viviane Cássia Teixeira [UNESP]
Reis, Karina Cássia Oliveira [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Rosane Michelli de [UNESP]
Reis, Viviane Cássia Teixeira [UNESP]
Reis, Karina Cássia Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
História da Educação
historia das disciplinas escolares
história oral
topic Educação
História da Educação
historia das disciplinas escolares
história oral
description Este artigo resultou de trabalhos realizados no âmbito do projeto integrado de pesquisa A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011) , o qual se desenvolve junto a um programa de pesquisa com o mesmo título e objetivos gerais, a saber: identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da didática, como disciplina e campo de conhecimento em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Trata-se de investigações inseridas no campo de investigação conhecido como história das disciplinas escolares, cujo quadro teórico-metodológico é constituído, sobretudo, segundo as formulações de Ivor Goodson e André Chervel. Para esses pesquisadores, a constituição dos saberes escolares específicos de cada disciplina, do currículo, é resultado de um complexo processo envolvendo conflitos, mediações diferentes por diversos sujeitos e instituições, diante dos papéis que, em cada época e sociedade, são atribuídos à escola. Nesse sentido, estudar a história das disciplinas, considerando o saber professoral que as embalou em cada instituição de formação de professores no Brasil, significa dar margem a aspectos de um conjunto heterogêneo de vozes e saberes que contribui para a compreensão do campo de conhecimento sobre a história da formação de professores no Brasil. Daí nossas opções metodológicas pautadas na história oral. Assim, neste artigo, nosso objetivo central é apresentar alguns apontamentos acerca das contribuições da história oral para a pesquisa em história das disciplinas escolares.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-24T13:57:55Z
2015-02-24T13:57:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://linhamestra24.files.wordpress.com/2014/07/linha_mestra_24_19_cole_11_comunicacoes_paula_roziane.pdf
Linha Mestra, n. 24, p. 2931-2934, 2014.
1980-9026
http://hdl.handle.net/11449/115245
ISSN19809026-2014-08-24-2931-2934.pdf
8973177509376264
url https://linhamestra24.files.wordpress.com/2014/07/linha_mestra_24_19_cole_11_comunicacoes_paula_roziane.pdf
http://hdl.handle.net/11449/115245
identifier_str_mv Linha Mestra, n. 24, p. 2931-2934, 2014.
1980-9026
ISSN19809026-2014-08-24-2931-2934.pdf
8973177509376264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Linha Mestra
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2931-2934
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128157248651264