Professores de matemática que trabalham com projetos nas escolas: quem são eles?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cattai, Maria Dirlene da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91008
Resumo: O objetivo desta pesquisa é discutir a formação dos professores de Matemática que trabalham com projetos e documentar a maneira da implementação desta proposta em sua prática. Sua relevância está no fato de que são muitas as recomendações e poucas as orientações para o desenvolvimento de projetos nas escolas. A inserção dos projetos nas aulas de Matemática visa a tratar problemas sociais e conteúdos curriculares de forma mais investigativa. Seus dados são provenientes de entrevistas com dez professores de Matemática os quais atuam no Ensino Fundamental ou Médio e de duas fichas preenchidas por eles. Seus relatos possibilitam identificar três formas diferentes de trabalhos com projetos: i) individualmente e por iniciativa própria; ii) por sugestão da escola, de forma fragmentada; iii) coletivamente. Não há indícios de que a formação inicial destes professores os tenha influenciado a trabalhar com projetos. Este preparo foi construído ao longo de suas carreiras, através da participação em cursos de formação continuada, da experiência com a prática e das interferências de suas características pessoais. Esta pesquisa poderá contribuir com sugestões aos professores que queiram desenvolver projetos e aos organizadores de cursos de formação de professores, além de alertar para a necessidade de reorganização da estrutura escolar.
id UNSP_2b5b52cebda953581c4ad819a3f90650
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91008
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Professores de matemática que trabalham com projetos nas escolas: quem são eles?Professores - FormaçãoMatemática - Estudo e ensinoEducação matemáticaProject workMathematics teacher educationMathematics educationO objetivo desta pesquisa é discutir a formação dos professores de Matemática que trabalham com projetos e documentar a maneira da implementação desta proposta em sua prática. Sua relevância está no fato de que são muitas as recomendações e poucas as orientações para o desenvolvimento de projetos nas escolas. A inserção dos projetos nas aulas de Matemática visa a tratar problemas sociais e conteúdos curriculares de forma mais investigativa. Seus dados são provenientes de entrevistas com dez professores de Matemática os quais atuam no Ensino Fundamental ou Médio e de duas fichas preenchidas por eles. Seus relatos possibilitam identificar três formas diferentes de trabalhos com projetos: i) individualmente e por iniciativa própria; ii) por sugestão da escola, de forma fragmentada; iii) coletivamente. Não há indícios de que a formação inicial destes professores os tenha influenciado a trabalhar com projetos. Este preparo foi construído ao longo de suas carreiras, através da participação em cursos de formação continuada, da experiência com a prática e das interferências de suas características pessoais. Esta pesquisa poderá contribuir com sugestões aos professores que queiram desenvolver projetos e aos organizadores de cursos de formação de professores, além de alertar para a necessidade de reorganização da estrutura escolar.The objective of this study is to discuss the education of mathematics teachers who work with projects and document the way this proposal is implemented in their teaching practice. Its relevance lies in the fact that the recommendations are many and guidance minimal regarding the development of projects in the schools. The aim of including projects in mathematics classes is to approach social problems and curriculum contents in a more investigative manner. The data are taken from interviews with ten elementary and high school mathematics teachers as well as two questionnaires filled out by each of them. It was possible to identify three different forms of working with projects: i) individually, by the teachers own initiative; ii) by the school s suggestion, in a fragmented manner; iii) collectively. There are no indications that the initial education of these teachers influenced them to work with projects. This preparation was built during their careers through participation in continuing education courses, practical experience, and interferences in their personal characteristics. This study can contribute suggestions to teachers who want to develop projects and to organizers of courses for teachers, in addition to calling attention to the need to reorganize the school structure.FundespUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Penteado, Miriam Godoy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cattai, Maria Dirlene da Silva [UNESP]2014-06-11T19:24:51Z2014-06-11T19:24:51Z2007-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis153 f. : il.application/pdfCATTAI, Maria Dirlene da Silva. Professores de matemática que trabalham com projetos nas escolas: quem são eles?. 2007. 153 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.http://hdl.handle.net/11449/91008000512762cattai_mds_me_rcla.pdf33004137031P74099992332439295Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-12T06:16:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91008Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:31:15.707849Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores de matemática que trabalham com projetos nas escolas: quem são eles?
title Professores de matemática que trabalham com projetos nas escolas: quem são eles?
spellingShingle Professores de matemática que trabalham com projetos nas escolas: quem são eles?
Cattai, Maria Dirlene da Silva [UNESP]
Professores - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Educação matemática
Project work
Mathematics teacher education
Mathematics education
title_short Professores de matemática que trabalham com projetos nas escolas: quem são eles?
title_full Professores de matemática que trabalham com projetos nas escolas: quem são eles?
title_fullStr Professores de matemática que trabalham com projetos nas escolas: quem são eles?
title_full_unstemmed Professores de matemática que trabalham com projetos nas escolas: quem são eles?
title_sort Professores de matemática que trabalham com projetos nas escolas: quem são eles?
author Cattai, Maria Dirlene da Silva [UNESP]
author_facet Cattai, Maria Dirlene da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penteado, Miriam Godoy [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cattai, Maria Dirlene da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Educação matemática
Project work
Mathematics teacher education
Mathematics education
topic Professores - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Educação matemática
Project work
Mathematics teacher education
Mathematics education
description O objetivo desta pesquisa é discutir a formação dos professores de Matemática que trabalham com projetos e documentar a maneira da implementação desta proposta em sua prática. Sua relevância está no fato de que são muitas as recomendações e poucas as orientações para o desenvolvimento de projetos nas escolas. A inserção dos projetos nas aulas de Matemática visa a tratar problemas sociais e conteúdos curriculares de forma mais investigativa. Seus dados são provenientes de entrevistas com dez professores de Matemática os quais atuam no Ensino Fundamental ou Médio e de duas fichas preenchidas por eles. Seus relatos possibilitam identificar três formas diferentes de trabalhos com projetos: i) individualmente e por iniciativa própria; ii) por sugestão da escola, de forma fragmentada; iii) coletivamente. Não há indícios de que a formação inicial destes professores os tenha influenciado a trabalhar com projetos. Este preparo foi construído ao longo de suas carreiras, através da participação em cursos de formação continuada, da experiência com a prática e das interferências de suas características pessoais. Esta pesquisa poderá contribuir com sugestões aos professores que queiram desenvolver projetos e aos organizadores de cursos de formação de professores, além de alertar para a necessidade de reorganização da estrutura escolar.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-28
2014-06-11T19:24:51Z
2014-06-11T19:24:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CATTAI, Maria Dirlene da Silva. Professores de matemática que trabalham com projetos nas escolas: quem são eles?. 2007. 153 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/91008
000512762
cattai_mds_me_rcla.pdf
33004137031P7
4099992332439295
identifier_str_mv CATTAI, Maria Dirlene da Silva. Professores de matemática que trabalham com projetos nas escolas: quem são eles?. 2007. 153 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.
000512762
cattai_mds_me_rcla.pdf
33004137031P7
4099992332439295
url http://hdl.handle.net/11449/91008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 153 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128821794177024