Internet e formação de professores de matemática: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Tânia Marli Rocha [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90223
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é identificar aspectos importantes da inserção da tecnologia informática nos programas de formação inicial de professores de Matemática. Utilizando uma abordagem de pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo, foi realizada uma investigação sobre o uso da Internet no contexto de um trabalho com projetos, dentro do estágio supervisionado do Curso de Ciências - Habilitação em Matemática da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí - Paraná. Os resultados do trabalho destacam duas situações: a primeira mostrando o que ocorre quando os futuros professores atuam como usuários de alguns recursos da Internet, compreendendo-a como um espaço a ser explorado; a segunda apresenta os sentimentos e impressões dos futuros professores quando atuam como autores, produzindo e divulgando informações na Internet, vista então, como um espaço a ser habitado. A análise dos dados apresenta algumas possibilidades e desafios que as tecnologias digitais trazem para a formação inicial de professores de Matemática, especialmente quando se articulam ao trabalho com projetos.
id UNSP_c826e8ae116e8123264137bbaaa10637
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90223
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Internet e formação de professores de matemática: desafios e possibilidadesProfessores - FormaçãoEducaçãoTecnologiaProject workMathematics teacher educationO objetivo dessa pesquisa é identificar aspectos importantes da inserção da tecnologia informática nos programas de formação inicial de professores de Matemática. Utilizando uma abordagem de pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo, foi realizada uma investigação sobre o uso da Internet no contexto de um trabalho com projetos, dentro do estágio supervisionado do Curso de Ciências - Habilitação em Matemática da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí - Paraná. Os resultados do trabalho destacam duas situações: a primeira mostrando o que ocorre quando os futuros professores atuam como usuários de alguns recursos da Internet, compreendendo-a como um espaço a ser explorado; a segunda apresenta os sentimentos e impressões dos futuros professores quando atuam como autores, produzindo e divulgando informações na Internet, vista então, como um espaço a ser habitado. A análise dos dados apresenta algumas possibilidades e desafios que as tecnologias digitais trazem para a formação inicial de professores de Matemática, especialmente quando se articulam ao trabalho com projetos.The objective of this research is to identify important aspects of introducing information technology into mathematics teacher education programs. Using a qualitative research approach, of an interpretive nature, an investigation was conducted regarding the use of the Internet in the context of a project work, in a supervised traineeship in the Sciences Program - Qualification in Mathematics, of the State College of Education, Sciences, and Letters of Paranavaí, in the state of Paraná. The results of the study highlight two situations: the first demonstrates what occurs when future teachers act as users of some Internet resources, understanding it as a space to be explored; the second presents the feelings and impressions of future teachers when they act as authors, producing and disclosing information on the Internet, seen then as a space to be inhabited. The data analysis presents some possibilities and challenges offered by digital technologies for the education of future mathematics teachers, especially when they are linked with project work.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Penteado, Miriam Godoy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Tânia Marli Rocha [UNESP]2014-06-11T19:24:21Z2014-06-11T19:24:21Z2005-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisvii, 135 f. : il., mapas, gráfs., tabs.application/pdfGARCIA, Tânia Marli Rocha. Internet e formação de professores de matemática: desafios e possibilidades. 2005. vii, 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.http://hdl.handle.net/11449/90223000337688garcia_tmr_me_rcla.pdf33004137031P74099992332439295Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-25T06:05:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90223Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:52:06.937473Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Internet e formação de professores de matemática: desafios e possibilidades
title Internet e formação de professores de matemática: desafios e possibilidades
spellingShingle Internet e formação de professores de matemática: desafios e possibilidades
Garcia, Tânia Marli Rocha [UNESP]
Professores - Formação
Educação
Tecnologia
Project work
Mathematics teacher education
title_short Internet e formação de professores de matemática: desafios e possibilidades
title_full Internet e formação de professores de matemática: desafios e possibilidades
title_fullStr Internet e formação de professores de matemática: desafios e possibilidades
title_full_unstemmed Internet e formação de professores de matemática: desafios e possibilidades
title_sort Internet e formação de professores de matemática: desafios e possibilidades
author Garcia, Tânia Marli Rocha [UNESP]
author_facet Garcia, Tânia Marli Rocha [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penteado, Miriam Godoy [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Tânia Marli Rocha [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação
Tecnologia
Project work
Mathematics teacher education
topic Professores - Formação
Educação
Tecnologia
Project work
Mathematics teacher education
description O objetivo dessa pesquisa é identificar aspectos importantes da inserção da tecnologia informática nos programas de formação inicial de professores de Matemática. Utilizando uma abordagem de pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo, foi realizada uma investigação sobre o uso da Internet no contexto de um trabalho com projetos, dentro do estágio supervisionado do Curso de Ciências - Habilitação em Matemática da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí - Paraná. Os resultados do trabalho destacam duas situações: a primeira mostrando o que ocorre quando os futuros professores atuam como usuários de alguns recursos da Internet, compreendendo-a como um espaço a ser explorado; a segunda apresenta os sentimentos e impressões dos futuros professores quando atuam como autores, produzindo e divulgando informações na Internet, vista então, como um espaço a ser habitado. A análise dos dados apresenta algumas possibilidades e desafios que as tecnologias digitais trazem para a formação inicial de professores de Matemática, especialmente quando se articulam ao trabalho com projetos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-11-10
2014-06-11T19:24:21Z
2014-06-11T19:24:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARCIA, Tânia Marli Rocha. Internet e formação de professores de matemática: desafios e possibilidades. 2005. vii, 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/90223
000337688
garcia_tmr_me_rcla.pdf
33004137031P7
4099992332439295
identifier_str_mv GARCIA, Tânia Marli Rocha. Internet e formação de professores de matemática: desafios e possibilidades. 2005. vii, 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.
000337688
garcia_tmr_me_rcla.pdf
33004137031P7
4099992332439295
url http://hdl.handle.net/11449/90223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vii, 135 f. : il., mapas, gráfs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128575939805184