Aula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stringheta, Igor Salvi
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252489
Resumo: A utilização do trabalho de campo na geografia não é recente, porém, ainda hoje pouco se utiliza de um método que tem resultados tão satisfatórios e que por ser estudado a tanto tempo deveria caminhar junto com o ensino da Geografia em todos os níveis. Investigar como essa proposta metodológica que é o trabalho de campo vêm sendo utilizada no ensino da geografia é o objetivo deste trabalho que pretende, também, mostrar a importância da utilização desse método para assim ampliar o interesse dos professores e alunos no desenvolvimento dessas atividades. O uso do trabalho de campo no ensino da Geografia pode contribuir de forma significativa para formação dos alunos, pois faz contato direto com o aprendizado, o que foi aprendido de forma teórica dentro das salas de aula pode ser entendido e explorado na prática em trabalhos de campo. Esse projeto tem um enfoque em pesquisa qualitativa, por isso o objetivo é entender junto com os professores a importância dessa atividade no ensino da geografia. Assim, foi aplicado um questionário para os professores de Rio Claro para compreender a relevância dessa metodologia e obter assim a valorização necessária do trabalho de campo no processo de ensino e aprendizagem.
id UNSP_2c681470b7d76daea9cf13375873989c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252489
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagemGeography field class: knowledge and practices for the teaching and learning processEnsino de geografiaTrabalho de campoMetodologiaGeography teachingFieldworkMethodologyA utilização do trabalho de campo na geografia não é recente, porém, ainda hoje pouco se utiliza de um método que tem resultados tão satisfatórios e que por ser estudado a tanto tempo deveria caminhar junto com o ensino da Geografia em todos os níveis. Investigar como essa proposta metodológica que é o trabalho de campo vêm sendo utilizada no ensino da geografia é o objetivo deste trabalho que pretende, também, mostrar a importância da utilização desse método para assim ampliar o interesse dos professores e alunos no desenvolvimento dessas atividades. O uso do trabalho de campo no ensino da Geografia pode contribuir de forma significativa para formação dos alunos, pois faz contato direto com o aprendizado, o que foi aprendido de forma teórica dentro das salas de aula pode ser entendido e explorado na prática em trabalhos de campo. Esse projeto tem um enfoque em pesquisa qualitativa, por isso o objetivo é entender junto com os professores a importância dessa atividade no ensino da geografia. Assim, foi aplicado um questionário para os professores de Rio Claro para compreender a relevância dessa metodologia e obter assim a valorização necessária do trabalho de campo no processo de ensino e aprendizagem.The use of fieldwork in geography is not new, however, even today little is used of a method that has such satisfactory results and that, because it has been studied for so long, should go hand in hand with the teaching of Geography at all levels. Investigating how this methodological proposal, which is fieldwork, has been used in teaching geography is the objective of this work, which also intends to show the importance of using this method to increase the interest of teachers and students in developing these activities. The use of fieldwork in the teaching of Geography can contribute significantly to the training of students, as it makes direct contact with learning, what was learned theoretically within the classroom can be understood and explored in practice in research work. field. This project focuses on qualitative research, so the objective is to understand together with teachers the importance of this activity in teaching geography. Therefore, a questionnaire was applied to teachers in Rio Claro to understand the relevance of this methodology and thus obtain the necessary appreciation of fieldwork in the teaching and learning process.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Maia, Diego Corrêa [UNESP]Stringheta, Igor Salvi2024-01-08T16:53:29Z2024-01-08T16:53:29Z2023-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/252489porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-09T06:20:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252489Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:31:06.056874Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagem
Geography field class: knowledge and practices for the teaching and learning process
title Aula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle Aula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagem
Stringheta, Igor Salvi
Ensino de geografia
Trabalho de campo
Metodologia
Geography teaching
Fieldwork
Methodology
title_short Aula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagem
title_full Aula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr Aula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Aula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagem
title_sort Aula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagem
author Stringheta, Igor Salvi
author_facet Stringheta, Igor Salvi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Diego Corrêa [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Stringheta, Igor Salvi
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Trabalho de campo
Metodologia
Geography teaching
Fieldwork
Methodology
topic Ensino de geografia
Trabalho de campo
Metodologia
Geography teaching
Fieldwork
Methodology
description A utilização do trabalho de campo na geografia não é recente, porém, ainda hoje pouco se utiliza de um método que tem resultados tão satisfatórios e que por ser estudado a tanto tempo deveria caminhar junto com o ensino da Geografia em todos os níveis. Investigar como essa proposta metodológica que é o trabalho de campo vêm sendo utilizada no ensino da geografia é o objetivo deste trabalho que pretende, também, mostrar a importância da utilização desse método para assim ampliar o interesse dos professores e alunos no desenvolvimento dessas atividades. O uso do trabalho de campo no ensino da Geografia pode contribuir de forma significativa para formação dos alunos, pois faz contato direto com o aprendizado, o que foi aprendido de forma teórica dentro das salas de aula pode ser entendido e explorado na prática em trabalhos de campo. Esse projeto tem um enfoque em pesquisa qualitativa, por isso o objetivo é entender junto com os professores a importância dessa atividade no ensino da geografia. Assim, foi aplicado um questionário para os professores de Rio Claro para compreender a relevância dessa metodologia e obter assim a valorização necessária do trabalho de campo no processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20
2024-01-08T16:53:29Z
2024-01-08T16:53:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/252489
url https://hdl.handle.net/11449/252489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129329519919104