O Raciocínio lógico-matemático: sua estrutura neurofisiológica e aplicações à educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maio, Waldemar de [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102088
Resumo: A partir da década de 90, com o advento de aparelhos que permitem o estudo do cérebro humano in vivo, começamos a determinar experimentalmente as regiões do cérebro, quais suas funções, como e onde as memórias são arquivadas, quais as suas estruturas básicas e como tudo isso se interliga. As interações com o meio, onde o ser se situa, são feitas pelos receptores sensoriais, os órgãos dos sentidos e todas são transformadas em impulsos bioelétricos e registros bioquímicos, gerando sinapses entre os neurônios e as memórias de primeira e segunda ordem. A função das sinapses, nas interações internas, é determinada, sendo fundamental na e para a aquisição do conhecimento, a ponto de dizermos hoje: há sinapse, há conhecimento. As representações simbólicas das linguagens, dos códigos das ciências e sociais, são associações feitas pelo cérebro através de suas interações com o meio ambiente e com as estruturas sociais. Estes conhecimentos neurofisiológicos, entre outros, mudaram a visão do Homem, que deixa de ser Cartesiana e passa a ser Sistêmica. A análise feita no texto incorpora esta visão numa interdisciplinariedade com as demais ciências. O Homem passa a fazer parte do Universo e deve estar sujeito às suas leis, inclusive o seu cérebro. A pesquisa relata as estruturas básicas que fundamentam as ciências ditas da Física, analisa os últimos resultados obtidos pela Neurofisiologia, integrando-os com as estruturas matemáticas. O papel importantíssimo das sinapses no aprendizado é enfatizado. Mostramos num primeiro momento que o cérebro possui, em si, a capacidade de formar classes a partir de registros sensórios, memórias de primeira ordem, gerando as memórias de segunda ordem, que ficam ligados, entre si, por sinapses, de maneira análoga à geração de grupos quocientes e das estruturas Físicas do nosso Universo...
id UNSP_2d992b90ed134367d50c114f68953414
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102088
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O Raciocínio lógico-matemático: sua estrutura neurofisiológica e aplicações à educação matemáticaMatemática - Estudo e ensinoRaciocínioNeurofisiologiaMathematics - Study and teachingA partir da década de 90, com o advento de aparelhos que permitem o estudo do cérebro humano in vivo, começamos a determinar experimentalmente as regiões do cérebro, quais suas funções, como e onde as memórias são arquivadas, quais as suas estruturas básicas e como tudo isso se interliga. As interações com o meio, onde o ser se situa, são feitas pelos receptores sensoriais, os órgãos dos sentidos e todas são transformadas em impulsos bioelétricos e registros bioquímicos, gerando sinapses entre os neurônios e as memórias de primeira e segunda ordem. A função das sinapses, nas interações internas, é determinada, sendo fundamental na e para a aquisição do conhecimento, a ponto de dizermos hoje: há sinapse, há conhecimento. As representações simbólicas das linguagens, dos códigos das ciências e sociais, são associações feitas pelo cérebro através de suas interações com o meio ambiente e com as estruturas sociais. Estes conhecimentos neurofisiológicos, entre outros, mudaram a visão do Homem, que deixa de ser Cartesiana e passa a ser Sistêmica. A análise feita no texto incorpora esta visão numa interdisciplinariedade com as demais ciências. O Homem passa a fazer parte do Universo e deve estar sujeito às suas leis, inclusive o seu cérebro. A pesquisa relata as estruturas básicas que fundamentam as ciências ditas da Física, analisa os últimos resultados obtidos pela Neurofisiologia, integrando-os com as estruturas matemáticas. O papel importantíssimo das sinapses no aprendizado é enfatizado. Mostramos num primeiro momento que o cérebro possui, em si, a capacidade de formar classes a partir de registros sensórios, memórias de primeira ordem, gerando as memórias de segunda ordem, que ficam ligados, entre si, por sinapses, de maneira análoga à geração de grupos quocientes e das estruturas Físicas do nosso Universo...From the decade of 90, with the advent of devices that permit the study of the human brain in alive, we begin determine experimentally the regions of the brain, which theirs functions, as and where the memories are filed, which theirs basic structures and as everything that themselves link. The interactions with the environment, where the self situates, is done by the sensorial receivers, the sensorial organs and all are transformed in bioelectrical impulses and biochemical records, generating synapses between the neurons and the memories of first and second order. To function of the synapses, in the internal interactions, is determined, being fundamental in the and for the acquisition of the knowledge, to such point that we will say today: there is synapse, there is knowledge. The symbolic representations of the languages, of the codes of the sciences and social, associations deeds by the brain thru his interactions with the environment and with the social structures. These neurofisiological knowledge, among others, they changed the vision of the Man, no more being Cartesian, but rather being Systemic The analysis made in the text incorporates this vision in an interdisciplinary besides the other sciences. The Man passes be part of it the Universe and should be subject to its laws, including his brain. The research relates the basic structures that substantiate the sciences said the Physical ones, analyzes the last results obtained by the neurofisiology, integrating them with the mathematical structures. The very important role of the synapses in the learning is emphasized. We show in a first moment that the brain possesses in itself the capacity to form classes from records sensorial, memories of first order, generating the Second order memories, that stayed connected, between themselves, by synapses, in an analogous way to the quotient groups generation and of the structures...(Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Perez, Geraldo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maio, Waldemar de [UNESP]2014-06-11T19:31:42Z2014-06-11T19:31:42Z2003-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisiv, 269 f. : il., tabs.application/pdfMAIO, Waldemar de. O Raciocínio lógico-matemático: sua estrutura neurofisiológica e aplicações à educação matemática. 2003. iv, 269 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.http://hdl.handle.net/11449/102088000190712maio_w_dr_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-11T06:29:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102088Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:42:11.192402Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Raciocínio lógico-matemático: sua estrutura neurofisiológica e aplicações à educação matemática
title O Raciocínio lógico-matemático: sua estrutura neurofisiológica e aplicações à educação matemática
spellingShingle O Raciocínio lógico-matemático: sua estrutura neurofisiológica e aplicações à educação matemática
Maio, Waldemar de [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Raciocínio
Neurofisiologia
Mathematics - Study and teaching
title_short O Raciocínio lógico-matemático: sua estrutura neurofisiológica e aplicações à educação matemática
title_full O Raciocínio lógico-matemático: sua estrutura neurofisiológica e aplicações à educação matemática
title_fullStr O Raciocínio lógico-matemático: sua estrutura neurofisiológica e aplicações à educação matemática
title_full_unstemmed O Raciocínio lógico-matemático: sua estrutura neurofisiológica e aplicações à educação matemática
title_sort O Raciocínio lógico-matemático: sua estrutura neurofisiológica e aplicações à educação matemática
author Maio, Waldemar de [UNESP]
author_facet Maio, Waldemar de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perez, Geraldo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Maio, Waldemar de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Raciocínio
Neurofisiologia
Mathematics - Study and teaching
topic Matemática - Estudo e ensino
Raciocínio
Neurofisiologia
Mathematics - Study and teaching
description A partir da década de 90, com o advento de aparelhos que permitem o estudo do cérebro humano in vivo, começamos a determinar experimentalmente as regiões do cérebro, quais suas funções, como e onde as memórias são arquivadas, quais as suas estruturas básicas e como tudo isso se interliga. As interações com o meio, onde o ser se situa, são feitas pelos receptores sensoriais, os órgãos dos sentidos e todas são transformadas em impulsos bioelétricos e registros bioquímicos, gerando sinapses entre os neurônios e as memórias de primeira e segunda ordem. A função das sinapses, nas interações internas, é determinada, sendo fundamental na e para a aquisição do conhecimento, a ponto de dizermos hoje: há sinapse, há conhecimento. As representações simbólicas das linguagens, dos códigos das ciências e sociais, são associações feitas pelo cérebro através de suas interações com o meio ambiente e com as estruturas sociais. Estes conhecimentos neurofisiológicos, entre outros, mudaram a visão do Homem, que deixa de ser Cartesiana e passa a ser Sistêmica. A análise feita no texto incorpora esta visão numa interdisciplinariedade com as demais ciências. O Homem passa a fazer parte do Universo e deve estar sujeito às suas leis, inclusive o seu cérebro. A pesquisa relata as estruturas básicas que fundamentam as ciências ditas da Física, analisa os últimos resultados obtidos pela Neurofisiologia, integrando-os com as estruturas matemáticas. O papel importantíssimo das sinapses no aprendizado é enfatizado. Mostramos num primeiro momento que o cérebro possui, em si, a capacidade de formar classes a partir de registros sensórios, memórias de primeira ordem, gerando as memórias de segunda ordem, que ficam ligados, entre si, por sinapses, de maneira análoga à geração de grupos quocientes e das estruturas Físicas do nosso Universo...
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-23
2014-06-11T19:31:42Z
2014-06-11T19:31:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAIO, Waldemar de. O Raciocínio lógico-matemático: sua estrutura neurofisiológica e aplicações à educação matemática. 2003. iv, 269 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/102088
000190712
maio_w_dr_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv MAIO, Waldemar de. O Raciocínio lógico-matemático: sua estrutura neurofisiológica e aplicações à educação matemática. 2003. iv, 269 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.
000190712
maio_w_dr_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/102088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv iv, 269 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129452988694528