Insucesso dos alunos em leitura/escrita: as pesquisas de Ferreiro eo construtivismo piagetiano poderiam ser apontados como causa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91269 |
Resumo: | Decorridos vinte anos da publicação no Brasil de Psicogênese da língua escrita, de Emília Ferreiro e dez anos da adoção da teoria construtivista pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, temos constatado resultados que apontam para um insucesso dos alunos em relação ao ensino/aprendizagem de leitura/escrita. A teoria construtivista teria se mostrado inadequada para o enfrentamento da questão? Poderíamos apontá-la como causadora do insucesso dos alunos em relação às práticas de leitura/escrita? Deveríamos desconsiderar a revolução conceitual de Emília Ferreiro, voltar-lhe as costas e reconhecer como mais adequada a volta ao método fônico? Os professores teriam compreendido, verdadeiramente, e posto em ação, os pressupostos de Ferreiro, apoiando neles as práticas escolares de ensino/aprendizagem de leitura/escrita? Ou tê-los-iam compreendido como um novo método de ensino ou novo teste para a avaliação da maturidade dos alunos com vistas à sua classificação? Por que é que a divulgação da proposta construtivista de Ferreiro não resultou ainda em melhor desempenho dos alunos nas práticas de leitura/escrita? Esta investigação procurou compreender as prováveis razões do insucesso dos alunos em leitura/escrita e sua relação com as propostas construtivistas de Emília Ferreiro. Foram realizadas entrevistas e sessões de observação da sala de aula, com 20 professores do Ensino Fundamental I, de seis escolas municipais da cidade de Ourinhos, com melhor ou pior desempenho na Prova Brasil 2005. A partir da análise da Bibliografia e com base no questionamento de professores e na observação desses e de seus alunos durante atividades realizadas em sala de aula, pretendeuse conhecer e analisar a concepção subjacente às práticas, e as próprias práticas adotadas para o ensino/aprendizagem de leitura/escrita. Concluiu-se que os professores... |
id |
UNSP_2facc0dc1dcfdbd89d3df9b5bf6b0a0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91269 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Insucesso dos alunos em leitura/escrita: as pesquisas de Ferreiro eo construtivismo piagetiano poderiam ser apontados como causaPsicologiaConstrutivismo (Educação)LeituraEscritaAprendizagemPsychologyConstructivismWeak level of reading and writingLiteracyPublic government schoolsSchool routinesDecorridos vinte anos da publicação no Brasil de Psicogênese da língua escrita, de Emília Ferreiro e dez anos da adoção da teoria construtivista pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, temos constatado resultados que apontam para um insucesso dos alunos em relação ao ensino/aprendizagem de leitura/escrita. A teoria construtivista teria se mostrado inadequada para o enfrentamento da questão? Poderíamos apontá-la como causadora do insucesso dos alunos em relação às práticas de leitura/escrita? Deveríamos desconsiderar a revolução conceitual de Emília Ferreiro, voltar-lhe as costas e reconhecer como mais adequada a volta ao método fônico? Os professores teriam compreendido, verdadeiramente, e posto em ação, os pressupostos de Ferreiro, apoiando neles as práticas escolares de ensino/aprendizagem de leitura/escrita? Ou tê-los-iam compreendido como um novo método de ensino ou novo teste para a avaliação da maturidade dos alunos com vistas à sua classificação? Por que é que a divulgação da proposta construtivista de Ferreiro não resultou ainda em melhor desempenho dos alunos nas práticas de leitura/escrita? Esta investigação procurou compreender as prováveis razões do insucesso dos alunos em leitura/escrita e sua relação com as propostas construtivistas de Emília Ferreiro. Foram realizadas entrevistas e sessões de observação da sala de aula, com 20 professores do Ensino Fundamental I, de seis escolas municipais da cidade de Ourinhos, com melhor ou pior desempenho na Prova Brasil 2005. A partir da análise da Bibliografia e com base no questionamento de professores e na observação desses e de seus alunos durante atividades realizadas em sala de aula, pretendeuse conhecer e analisar a concepção subjacente às práticas, e as próprias práticas adotadas para o ensino/aprendizagem de leitura/escrita. Concluiu-se que os professores...Twenty years after the “Psicogênese da língua escrita” was published, in Brazil by Emília Ferreiro, and ten years after the constructivism theory was adopted, as part of Brazil’s “Parameters for National Syllabuses”, the results obtained have pointed to a worse performance in teaching and learning with regards to reading and writing. Therefore, we might ask, has the constructivism theory proved itself inadequate for the job? Could we point it out as being a cause of student’s lack of success as to reading and writing? Should we put Emília Ferreiro’s “conceptual revolution” to one side, turn our backs on it, and admit that it would be better to go back to the previously used phonic method. Had the teachers understood correctly and applied all that had been proposed by Ferreiro? Were they using these tools correctly to support their school activities, of teaching and learning of reading and writing? Or did they understand it to be a kind of new method of teaching or a sort of evaluation test that tested the students’ maturity, with a view to their classification? Why after the publishing of Ferreiro’s constructivism proposal haven’t the student’s performances improved, with regards to reading and writing? This study attempts to highlight the probable reasons for the student’s lack of success in reading and writing, and its relation to Emília Ferreiro’s constructivism proposals. Interviews were made as well as sit in class observation were done, with twenty teachers at six Fundamental Level 1 schools in the town of Ourinhos, SP State . The schools chosen were those that had been awarded the best and the worst performance rating in the Brazilian Governments year 2005 test (Prova Brasil). Based on the analysis of literature and the replies given, as well as by watching the way teachers performed in class, it was intended to get to understand and analyse... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Montoya, Adrian Oscar Dongo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moura, Josana Ferreira Bassi de [UNESP]2014-06-11T19:24:57Z2014-06-11T19:24:57Z2009-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis230 p. : il. + apêndice.application/pdfMOURA, Josana Ferreira Bassi de. Insucesso dos alunos em leitura/escrita: as pesquisas de Ferreiro eo construtivismo piagetiano poderiam ser apontados como causa. 2009. 230 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/91269000582535moura_jfb_me_mar.pdf33004110040P559473195852209230000-0003-2381-3445Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:09:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91269Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Insucesso dos alunos em leitura/escrita: as pesquisas de Ferreiro eo construtivismo piagetiano poderiam ser apontados como causa |
title |
Insucesso dos alunos em leitura/escrita: as pesquisas de Ferreiro eo construtivismo piagetiano poderiam ser apontados como causa |
spellingShingle |
Insucesso dos alunos em leitura/escrita: as pesquisas de Ferreiro eo construtivismo piagetiano poderiam ser apontados como causa Moura, Josana Ferreira Bassi de [UNESP] Psicologia Construtivismo (Educação) Leitura Escrita Aprendizagem Psychology Constructivism Weak level of reading and writing Literacy Public government schools School routines |
title_short |
Insucesso dos alunos em leitura/escrita: as pesquisas de Ferreiro eo construtivismo piagetiano poderiam ser apontados como causa |
title_full |
Insucesso dos alunos em leitura/escrita: as pesquisas de Ferreiro eo construtivismo piagetiano poderiam ser apontados como causa |
title_fullStr |
Insucesso dos alunos em leitura/escrita: as pesquisas de Ferreiro eo construtivismo piagetiano poderiam ser apontados como causa |
title_full_unstemmed |
Insucesso dos alunos em leitura/escrita: as pesquisas de Ferreiro eo construtivismo piagetiano poderiam ser apontados como causa |
title_sort |
Insucesso dos alunos em leitura/escrita: as pesquisas de Ferreiro eo construtivismo piagetiano poderiam ser apontados como causa |
author |
Moura, Josana Ferreira Bassi de [UNESP] |
author_facet |
Moura, Josana Ferreira Bassi de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Montoya, Adrian Oscar Dongo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Josana Ferreira Bassi de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Construtivismo (Educação) Leitura Escrita Aprendizagem Psychology Constructivism Weak level of reading and writing Literacy Public government schools School routines |
topic |
Psicologia Construtivismo (Educação) Leitura Escrita Aprendizagem Psychology Constructivism Weak level of reading and writing Literacy Public government schools School routines |
description |
Decorridos vinte anos da publicação no Brasil de Psicogênese da língua escrita, de Emília Ferreiro e dez anos da adoção da teoria construtivista pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, temos constatado resultados que apontam para um insucesso dos alunos em relação ao ensino/aprendizagem de leitura/escrita. A teoria construtivista teria se mostrado inadequada para o enfrentamento da questão? Poderíamos apontá-la como causadora do insucesso dos alunos em relação às práticas de leitura/escrita? Deveríamos desconsiderar a revolução conceitual de Emília Ferreiro, voltar-lhe as costas e reconhecer como mais adequada a volta ao método fônico? Os professores teriam compreendido, verdadeiramente, e posto em ação, os pressupostos de Ferreiro, apoiando neles as práticas escolares de ensino/aprendizagem de leitura/escrita? Ou tê-los-iam compreendido como um novo método de ensino ou novo teste para a avaliação da maturidade dos alunos com vistas à sua classificação? Por que é que a divulgação da proposta construtivista de Ferreiro não resultou ainda em melhor desempenho dos alunos nas práticas de leitura/escrita? Esta investigação procurou compreender as prováveis razões do insucesso dos alunos em leitura/escrita e sua relação com as propostas construtivistas de Emília Ferreiro. Foram realizadas entrevistas e sessões de observação da sala de aula, com 20 professores do Ensino Fundamental I, de seis escolas municipais da cidade de Ourinhos, com melhor ou pior desempenho na Prova Brasil 2005. A partir da análise da Bibliografia e com base no questionamento de professores e na observação desses e de seus alunos durante atividades realizadas em sala de aula, pretendeuse conhecer e analisar a concepção subjacente às práticas, e as próprias práticas adotadas para o ensino/aprendizagem de leitura/escrita. Concluiu-se que os professores... |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-04 2014-06-11T19:24:57Z 2014-06-11T19:24:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOURA, Josana Ferreira Bassi de. Insucesso dos alunos em leitura/escrita: as pesquisas de Ferreiro eo construtivismo piagetiano poderiam ser apontados como causa. 2009. 230 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009. http://hdl.handle.net/11449/91269 000582535 moura_jfb_me_mar.pdf 33004110040P5 5947319585220923 0000-0003-2381-3445 |
identifier_str_mv |
MOURA, Josana Ferreira Bassi de. Insucesso dos alunos em leitura/escrita: as pesquisas de Ferreiro eo construtivismo piagetiano poderiam ser apontados como causa. 2009. 230 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009. 000582535 moura_jfb_me_mar.pdf 33004110040P5 5947319585220923 0000-0003-2381-3445 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
230 p. : il. + apêndice. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128125938171904 |