História, filosofia, ensino de ciências e formação de professores: desafios, obstáculos e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6268 |
Resumo: | A História e a Filosofia da Ciência (HFC) conquistaram um papel de destaque no campo do Ensino de Ciências Naturais. Entretanto, persistem dificuldades quanto ao uso de elementos históricos e filosóficos no ensino e na formação de professores de ciências. Este trabalho focaliza essa temática e está dividido em duas partes. Na primeira, fazemos um breve resgate de dois estudos empíricos. Um deles foi conduzido com professores e futuros professores de Física e aponta a natureza de alguns dos reais obstáculos ao uso da HFC para fins didáticos. O outro procurou realizar uma análise comparativa entre disciplinas de natureza histórico-filosófica em dois cursos de licenciatura. Na segunda parte deste trabalho, argumentamos que um caminho possível para superar algumas das dificuldades relativas à inserção da HFC no ensino é o trabalho com “episódios” que promovam discussões relevantes sobre a natureza da ciência. Reportamos a dinâmica de um curso de extensão endereçado a professores de Física do ensino médio de escolas públicas de Natal (RN), voltado à discussão de dois episódios da história da mecânica. Nossas conclusões sinalizam para um cenário complexo de problemas a serem enfrentados no trabalho com a HFC no ensino e na formação de professores. |
id |
UNESP-7_4ef908138cca17805d73dfe2808f789f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6268 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
História, filosofia, ensino de ciências e formação de professores: desafios, obstáculos e possibilidadesHistória da Ciência. Filosofia da Ciência. Formação de professores.A História e a Filosofia da Ciência (HFC) conquistaram um papel de destaque no campo do Ensino de Ciências Naturais. Entretanto, persistem dificuldades quanto ao uso de elementos históricos e filosóficos no ensino e na formação de professores de ciências. Este trabalho focaliza essa temática e está dividido em duas partes. Na primeira, fazemos um breve resgate de dois estudos empíricos. Um deles foi conduzido com professores e futuros professores de Física e aponta a natureza de alguns dos reais obstáculos ao uso da HFC para fins didáticos. O outro procurou realizar uma análise comparativa entre disciplinas de natureza histórico-filosófica em dois cursos de licenciatura. Na segunda parte deste trabalho, argumentamos que um caminho possível para superar algumas das dificuldades relativas à inserção da HFC no ensino é o trabalho com “episódios” que promovam discussões relevantes sobre a natureza da ciência. Reportamos a dinâmica de um curso de extensão endereçado a professores de Física do ensino médio de escolas públicas de Natal (RN), voltado à discussão de dois episódios da história da mecânica. Nossas conclusões sinalizam para um cenário complexo de problemas a serem enfrentados no trabalho com a HFC no ensino e na formação de professores.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6268Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 40 (2012); 05-25Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 40 (2012); 05-25Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 40 (2012); 05-251981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6268/4587Martins, André Ferrer P.info:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-08T11:23:32Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6268Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-08-08T11:23:32EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História, filosofia, ensino de ciências e formação de professores: desafios, obstáculos e possibilidades |
title |
História, filosofia, ensino de ciências e formação de professores: desafios, obstáculos e possibilidades |
spellingShingle |
História, filosofia, ensino de ciências e formação de professores: desafios, obstáculos e possibilidades Martins, André Ferrer P. História da Ciência. Filosofia da Ciência. Formação de professores. |
title_short |
História, filosofia, ensino de ciências e formação de professores: desafios, obstáculos e possibilidades |
title_full |
História, filosofia, ensino de ciências e formação de professores: desafios, obstáculos e possibilidades |
title_fullStr |
História, filosofia, ensino de ciências e formação de professores: desafios, obstáculos e possibilidades |
title_full_unstemmed |
História, filosofia, ensino de ciências e formação de professores: desafios, obstáculos e possibilidades |
title_sort |
História, filosofia, ensino de ciências e formação de professores: desafios, obstáculos e possibilidades |
author |
Martins, André Ferrer P. |
author_facet |
Martins, André Ferrer P. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, André Ferrer P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Ciência. Filosofia da Ciência. Formação de professores. |
topic |
História da Ciência. Filosofia da Ciência. Formação de professores. |
description |
A História e a Filosofia da Ciência (HFC) conquistaram um papel de destaque no campo do Ensino de Ciências Naturais. Entretanto, persistem dificuldades quanto ao uso de elementos históricos e filosóficos no ensino e na formação de professores de ciências. Este trabalho focaliza essa temática e está dividido em duas partes. Na primeira, fazemos um breve resgate de dois estudos empíricos. Um deles foi conduzido com professores e futuros professores de Física e aponta a natureza de alguns dos reais obstáculos ao uso da HFC para fins didáticos. O outro procurou realizar uma análise comparativa entre disciplinas de natureza histórico-filosófica em dois cursos de licenciatura. Na segunda parte deste trabalho, argumentamos que um caminho possível para superar algumas das dificuldades relativas à inserção da HFC no ensino é o trabalho com “episódios” que promovam discussões relevantes sobre a natureza da ciência. Reportamos a dinâmica de um curso de extensão endereçado a professores de Física do ensino médio de escolas públicas de Natal (RN), voltado à discussão de dois episódios da história da mecânica. Nossas conclusões sinalizam para um cenário complexo de problemas a serem enfrentados no trabalho com a HFC no ensino e na formação de professores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6268 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6268/4587 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 40 (2012); 05-25 Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 40 (2012); 05-25 Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 40 (2012); 05-25 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215811502112768 |