O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200003 http://hdl.handle.net/11449/6541 |
Resumo: | A intenção desse artigo é analisar alguns objetivos e metas propostos para o ensino médio, pelo antigo Plano Nacional de Educação (pne Lei n. 10.172/01), no sentido de avaliar quais deles foram totalmente alcançados, quais foram parcialmente alcançados e quais não foram atingidos, visto que um novo pne está sendo proposto. Por outro lado, nosso objetivo também é avaliar em que medida o alcance ou não das metas propostas no início da década passada influencia na percepção e nas expectativas dos alunos do ensino médio em relação ao seu ingresso, num futuro próximo, no ensino superior. Serão abordadas questões referentes ao atendimento e à oferta de ensino médio e suas questões pedagógicas específicas. |
id |
UNSP_33a129a182ecacdbf8faaa16b0a82f5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/6541 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feitoHigh school in the context of the National Education Plan: what still needs to be doneEnsino médioPlano Nacional de EducaçãoEnsino profissionalHigh school educationNational Education PlanVocational educationA intenção desse artigo é analisar alguns objetivos e metas propostos para o ensino médio, pelo antigo Plano Nacional de Educação (pne Lei n. 10.172/01), no sentido de avaliar quais deles foram totalmente alcançados, quais foram parcialmente alcançados e quais não foram atingidos, visto que um novo pne está sendo proposto. Por outro lado, nosso objetivo também é avaliar em que medida o alcance ou não das metas propostas no início da década passada influencia na percepção e nas expectativas dos alunos do ensino médio em relação ao seu ingresso, num futuro próximo, no ensino superior. Serão abordadas questões referentes ao atendimento e à oferta de ensino médio e suas questões pedagógicas específicas.The aim of this paper is to analyze some proposed objectives and targets for secondary education in the old National Education Plan (nep Law n. 10172/01), in order to evaluate which of them have been fully achieved, which have been partially achieved and which have not been affected along the last decade, since a new nep is being proposed. Moreover, our goal is also to assess to what extent attaining or not the targets proposed in the early 1990s have influenced the perception and expectations of high school students regarding their admission to higher education in a near future. This text approaches issues related to the attendance and provision of secondary education and specific pedagogical issues at high-school level.Universidade Estadual Paulista Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Departamento de EducaçãoCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP]2014-05-20T13:22:21Z2014-05-20T13:22:21Z2011-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article195-208application/pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200003Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 31, n. 84, p. 195-208, 2011.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/654110.1590/S0101-32622011000200003S0101-32622011000200003S0101-32622011000200003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T18:44:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6541Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:59:19.995726Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito High school in the context of the National Education Plan: what still needs to be done |
title |
O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito |
spellingShingle |
O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP] Ensino médio Plano Nacional de Educação Ensino profissional High school education National Education Plan Vocational education |
title_short |
O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito |
title_full |
O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito |
title_fullStr |
O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito |
title_full_unstemmed |
O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito |
title_sort |
O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito |
author |
Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP] |
author_facet |
Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Plano Nacional de Educação Ensino profissional High school education National Education Plan Vocational education |
topic |
Ensino médio Plano Nacional de Educação Ensino profissional High school education National Education Plan Vocational education |
description |
A intenção desse artigo é analisar alguns objetivos e metas propostos para o ensino médio, pelo antigo Plano Nacional de Educação (pne Lei n. 10.172/01), no sentido de avaliar quais deles foram totalmente alcançados, quais foram parcialmente alcançados e quais não foram atingidos, visto que um novo pne está sendo proposto. Por outro lado, nosso objetivo também é avaliar em que medida o alcance ou não das metas propostas no início da década passada influencia na percepção e nas expectativas dos alunos do ensino médio em relação ao seu ingresso, num futuro próximo, no ensino superior. Serão abordadas questões referentes ao atendimento e à oferta de ensino médio e suas questões pedagógicas específicas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-01 2014-05-20T13:22:21Z 2014-05-20T13:22:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200003 Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 31, n. 84, p. 195-208, 2011. 0101-3262 http://hdl.handle.net/11449/6541 10.1590/S0101-32622011000200003 S0101-32622011000200003 S0101-32622011000200003.pdf |
url |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200003 http://hdl.handle.net/11449/6541 |
identifier_str_mv |
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 31, n. 84, p. 195-208, 2011. 0101-3262 10.1590/S0101-32622011000200003 S0101-32622011000200003 S0101-32622011000200003.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES 0,119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
195-208 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128300669730816 |