Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/119813 |
Resumo: | Com o passar do tempo e com a maior evolução da informática devido à criação de computadores cada vez mais potentes foram feitos diversos investimentos em ferramentas para transmissão de informações a distância. Dentre essas ferramentas estão softwares para interação usuário-máquina, programas que auxiliam a realização de processos de maneira eficaz e automatizada e a internet, que possibilitou conectar vários usuários em todo o mundo. O uso da informática é cada vez mais necessário em todas as áreas e isso não é diferente na educação. Este trabalho teve como objetivo investigar as condições de 10 escolas localizadas em três cidades do Estado de São Paulo: Campinas, Leme e Botucatu, com relação à utilização da informática no processo de aprendizagem dos alunos e como recurso aos professores e funcionários para o auxilio a informatização do ambiente escolar e desenvolvimento de novas práticas de ensino. Por meio das respostas foi possível fazer um levantamento das condições do uso da informática nas escolas visitadas identificando as deficiências ainda encontradas com relação à utilização dos computadores. Nota-se ainda nas escolas, um equívoco sobre a real função do computador que muitas vezes é confundido como simples entretenimento ao invés de um grande mecanismo para o processo de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem. |
id |
UNSP_355ba1d8e6298347833ccb7bfdce14d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/119813 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escolaTecnologia educacionalInformáticaEducação - Processamento de dadosCom o passar do tempo e com a maior evolução da informática devido à criação de computadores cada vez mais potentes foram feitos diversos investimentos em ferramentas para transmissão de informações a distância. Dentre essas ferramentas estão softwares para interação usuário-máquina, programas que auxiliam a realização de processos de maneira eficaz e automatizada e a internet, que possibilitou conectar vários usuários em todo o mundo. O uso da informática é cada vez mais necessário em todas as áreas e isso não é diferente na educação. Este trabalho teve como objetivo investigar as condições de 10 escolas localizadas em três cidades do Estado de São Paulo: Campinas, Leme e Botucatu, com relação à utilização da informática no processo de aprendizagem dos alunos e como recurso aos professores e funcionários para o auxilio a informatização do ambiente escolar e desenvolvimento de novas práticas de ensino. Por meio das respostas foi possível fazer um levantamento das condições do uso da informática nas escolas visitadas identificando as deficiências ainda encontradas com relação à utilização dos computadores. Nota-se ainda nas escolas, um equívoco sobre a real função do computador que muitas vezes é confundido como simples entretenimento ao invés de um grande mecanismo para o processo de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Batista, Angelina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marchi, Fabio Albuquerque [UNESP]2015-03-23T15:22:01Z2015-03-23T15:22:01Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARCHI, Fabio Albuquerque. Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.http://hdl.handle.net/11449/119813000608969marchi_fa_tcc_bot.pdf7437410467757543Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-25T06:14:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119813Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:40:06.949011Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola |
title |
Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola |
spellingShingle |
Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola Marchi, Fabio Albuquerque [UNESP] Tecnologia educacional Informática Educação - Processamento de dados |
title_short |
Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola |
title_full |
Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola |
title_fullStr |
Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola |
title_full_unstemmed |
Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola |
title_sort |
Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola |
author |
Marchi, Fabio Albuquerque [UNESP] |
author_facet |
Marchi, Fabio Albuquerque [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Batista, Angelina [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchi, Fabio Albuquerque [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Informática Educação - Processamento de dados |
topic |
Tecnologia educacional Informática Educação - Processamento de dados |
description |
Com o passar do tempo e com a maior evolução da informática devido à criação de computadores cada vez mais potentes foram feitos diversos investimentos em ferramentas para transmissão de informações a distância. Dentre essas ferramentas estão softwares para interação usuário-máquina, programas que auxiliam a realização de processos de maneira eficaz e automatizada e a internet, que possibilitou conectar vários usuários em todo o mundo. O uso da informática é cada vez mais necessário em todas as áreas e isso não é diferente na educação. Este trabalho teve como objetivo investigar as condições de 10 escolas localizadas em três cidades do Estado de São Paulo: Campinas, Leme e Botucatu, com relação à utilização da informática no processo de aprendizagem dos alunos e como recurso aos professores e funcionários para o auxilio a informatização do ambiente escolar e desenvolvimento de novas práticas de ensino. Por meio das respostas foi possível fazer um levantamento das condições do uso da informática nas escolas visitadas identificando as deficiências ainda encontradas com relação à utilização dos computadores. Nota-se ainda nas escolas, um equívoco sobre a real função do computador que muitas vezes é confundido como simples entretenimento ao invés de um grande mecanismo para o processo de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2015-03-23T15:22:01Z 2015-03-23T15:22:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARCHI, Fabio Albuquerque. Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008. http://hdl.handle.net/11449/119813 000608969 marchi_fa_tcc_bot.pdf 7437410467757543 |
identifier_str_mv |
MARCHI, Fabio Albuquerque. Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008. 000608969 marchi_fa_tcc_bot.pdf 7437410467757543 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/119813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128964685725696 |