Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchi, Fabio Albuquerque [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/119813
Resumo: Com o passar do tempo e com a maior evolução da informática devido à criação de computadores cada vez mais potentes foram feitos diversos investimentos em ferramentas para transmissão de informações a distância. Dentre essas ferramentas estão softwares para interação usuário-máquina, programas que auxiliam a realização de processos de maneira eficaz e automatizada e a internet, que possibilitou conectar vários usuários em todo o mundo. O uso da informática é cada vez mais necessário em todas as áreas e isso não é diferente na educação. Este trabalho teve como objetivo investigar as condições de 10 escolas localizadas em três cidades do Estado de São Paulo: Campinas, Leme e Botucatu, com relação à utilização da informática no processo de aprendizagem dos alunos e como recurso aos professores e funcionários para o auxilio a informatização do ambiente escolar e desenvolvimento de novas práticas de ensino. Por meio das respostas foi possível fazer um levantamento das condições do uso da informática nas escolas visitadas identificando as deficiências ainda encontradas com relação à utilização dos computadores. Nota-se ainda nas escolas, um equívoco sobre a real função do computador que muitas vezes é confundido como simples entretenimento ao invés de um grande mecanismo para o processo de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem.
id UNSP_355ba1d8e6298347833ccb7bfdce14d7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/119813
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escolaTecnologia educacionalInformáticaEducação - Processamento de dadosCom o passar do tempo e com a maior evolução da informática devido à criação de computadores cada vez mais potentes foram feitos diversos investimentos em ferramentas para transmissão de informações a distância. Dentre essas ferramentas estão softwares para interação usuário-máquina, programas que auxiliam a realização de processos de maneira eficaz e automatizada e a internet, que possibilitou conectar vários usuários em todo o mundo. O uso da informática é cada vez mais necessário em todas as áreas e isso não é diferente na educação. Este trabalho teve como objetivo investigar as condições de 10 escolas localizadas em três cidades do Estado de São Paulo: Campinas, Leme e Botucatu, com relação à utilização da informática no processo de aprendizagem dos alunos e como recurso aos professores e funcionários para o auxilio a informatização do ambiente escolar e desenvolvimento de novas práticas de ensino. Por meio das respostas foi possível fazer um levantamento das condições do uso da informática nas escolas visitadas identificando as deficiências ainda encontradas com relação à utilização dos computadores. Nota-se ainda nas escolas, um equívoco sobre a real função do computador que muitas vezes é confundido como simples entretenimento ao invés de um grande mecanismo para o processo de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Batista, Angelina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marchi, Fabio Albuquerque [UNESP]2015-03-23T15:22:01Z2015-03-23T15:22:01Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARCHI, Fabio Albuquerque. Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.http://hdl.handle.net/11449/119813000608969marchi_fa_tcc_bot.pdf7437410467757543Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-25T06:14:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119813Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:40:06.949011Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola
title Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola
spellingShingle Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola
Marchi, Fabio Albuquerque [UNESP]
Tecnologia educacional
Informática
Educação - Processamento de dados
title_short Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola
title_full Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola
title_fullStr Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola
title_full_unstemmed Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola
title_sort Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola
author Marchi, Fabio Albuquerque [UNESP]
author_facet Marchi, Fabio Albuquerque [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Angelina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchi, Fabio Albuquerque [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Informática
Educação - Processamento de dados
topic Tecnologia educacional
Informática
Educação - Processamento de dados
description Com o passar do tempo e com a maior evolução da informática devido à criação de computadores cada vez mais potentes foram feitos diversos investimentos em ferramentas para transmissão de informações a distância. Dentre essas ferramentas estão softwares para interação usuário-máquina, programas que auxiliam a realização de processos de maneira eficaz e automatizada e a internet, que possibilitou conectar vários usuários em todo o mundo. O uso da informática é cada vez mais necessário em todas as áreas e isso não é diferente na educação. Este trabalho teve como objetivo investigar as condições de 10 escolas localizadas em três cidades do Estado de São Paulo: Campinas, Leme e Botucatu, com relação à utilização da informática no processo de aprendizagem dos alunos e como recurso aos professores e funcionários para o auxilio a informatização do ambiente escolar e desenvolvimento de novas práticas de ensino. Por meio das respostas foi possível fazer um levantamento das condições do uso da informática nas escolas visitadas identificando as deficiências ainda encontradas com relação à utilização dos computadores. Nota-se ainda nas escolas, um equívoco sobre a real função do computador que muitas vezes é confundido como simples entretenimento ao invés de um grande mecanismo para o processo de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2015-03-23T15:22:01Z
2015-03-23T15:22:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARCHI, Fabio Albuquerque. Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/119813
000608969
marchi_fa_tcc_bot.pdf
7437410467757543
identifier_str_mv MARCHI, Fabio Albuquerque. Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.
000608969
marchi_fa_tcc_bot.pdf
7437410467757543
url http://hdl.handle.net/11449/119813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128964685725696