O mirabolante mundo das partículas elementares: uma sequência didática para professores de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/134276 |
Resumo: | A pesquisa “O mirabolante mundo das Partículas Elementares” tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática sobre um tema da Física Moderna que se apresenta desafiador para os professores de Física. É um dos temas indicados na proposta curricular de ensino de Física do Estado de São Paulo, mas poucos dados se têm de como ensinar e qual metodologia é mais indicada para que se cumpra com o mínimo do indicativo das propostas de aulas contextualizadas, significativas e dinâmicas. A proposta envolve a construção de uma sequência didática contendo os requisitos apontados pelos pesquisadores da área, especialmente a construção do material e metodologias que auxiliem o professor em exercício e em formação inicial, na sua prática pedagógica sobre o tema Física de Partículas. |
id |
UNSP_35b649dc9a92e2947209e1f2abeadc79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134276 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O mirabolante mundo das partículas elementares: uma sequência didática para professores de físicaThe dazzling world of elementary particles: a sequence teaching for physics teachersFísica de partículas elementaresSequência didáticaFormação de professoresElementary particle physicsDidactic sequenceTeacher trainingA pesquisa “O mirabolante mundo das Partículas Elementares” tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática sobre um tema da Física Moderna que se apresenta desafiador para os professores de Física. É um dos temas indicados na proposta curricular de ensino de Física do Estado de São Paulo, mas poucos dados se têm de como ensinar e qual metodologia é mais indicada para que se cumpra com o mínimo do indicativo das propostas de aulas contextualizadas, significativas e dinâmicas. A proposta envolve a construção de uma sequência didática contendo os requisitos apontados pelos pesquisadores da área, especialmente a construção do material e metodologias que auxiliem o professor em exercício e em formação inicial, na sua prática pedagógica sobre o tema Física de Partículas.The research "The dazzling world of Elementary Particles" is aimed at the development and implementation of a didactic sequence about a topic of modern physics that presents challenging for teachers of physics. It is one of the themes identified in the proposed curriculum Physical education of the State of São Paulo, but few data have of how to teach and what methodology is best suited for that complies with the minimum indicative proposals contextualized lessons, meaningful and dynamic. The proposal involves the construction of a didactic sequence containing the requirements pointed out by researchers in the field, especially the construction of the material and methodologies that assist the teacher in exercise and initial training in their teaching on the topic Particle Physics.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araya, Ana Maria Osorio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva Junior, Osmar Pereira [UNESP]2016-02-17T13:49:42Z2016-02-17T13:49:42Z2015-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13427600086389233283010001P51543738193935256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:19:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134276Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:13:29.147427Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mirabolante mundo das partículas elementares: uma sequência didática para professores de física The dazzling world of elementary particles: a sequence teaching for physics teachers |
title |
O mirabolante mundo das partículas elementares: uma sequência didática para professores de física |
spellingShingle |
O mirabolante mundo das partículas elementares: uma sequência didática para professores de física Silva Junior, Osmar Pereira [UNESP] Física de partículas elementares Sequência didática Formação de professores Elementary particle physics Didactic sequence Teacher training |
title_short |
O mirabolante mundo das partículas elementares: uma sequência didática para professores de física |
title_full |
O mirabolante mundo das partículas elementares: uma sequência didática para professores de física |
title_fullStr |
O mirabolante mundo das partículas elementares: uma sequência didática para professores de física |
title_full_unstemmed |
O mirabolante mundo das partículas elementares: uma sequência didática para professores de física |
title_sort |
O mirabolante mundo das partículas elementares: uma sequência didática para professores de física |
author |
Silva Junior, Osmar Pereira [UNESP] |
author_facet |
Silva Junior, Osmar Pereira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araya, Ana Maria Osorio [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Junior, Osmar Pereira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física de partículas elementares Sequência didática Formação de professores Elementary particle physics Didactic sequence Teacher training |
topic |
Física de partículas elementares Sequência didática Formação de professores Elementary particle physics Didactic sequence Teacher training |
description |
A pesquisa “O mirabolante mundo das Partículas Elementares” tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática sobre um tema da Física Moderna que se apresenta desafiador para os professores de Física. É um dos temas indicados na proposta curricular de ensino de Física do Estado de São Paulo, mas poucos dados se têm de como ensinar e qual metodologia é mais indicada para que se cumpra com o mínimo do indicativo das propostas de aulas contextualizadas, significativas e dinâmicas. A proposta envolve a construção de uma sequência didática contendo os requisitos apontados pelos pesquisadores da área, especialmente a construção do material e metodologias que auxiliem o professor em exercício e em formação inicial, na sua prática pedagógica sobre o tema Física de Partículas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-14 2016-02-17T13:49:42Z 2016-02-17T13:49:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/134276 000863892 33283010001P5 1543738193935256 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/134276 |
identifier_str_mv |
000863892 33283010001P5 1543738193935256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129175035314176 |