O mirabolante mundo das partículas elementares: uma sequência didática para professores de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Osmar Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/134276
Resumo: A pesquisa “O mirabolante mundo das Partículas Elementares” tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática sobre um tema da Física Moderna que se apresenta desafiador para os professores de Física. É um dos temas indicados na proposta curricular de ensino de Física do Estado de São Paulo, mas poucos dados se têm de como ensinar e qual metodologia é mais indicada para que se cumpra com o mínimo do indicativo das propostas de aulas contextualizadas, significativas e dinâmicas. A proposta envolve a construção de uma sequência didática contendo os requisitos apontados pelos pesquisadores da área, especialmente a construção do material e metodologias que auxiliem o professor em exercício e em formação inicial, na sua prática pedagógica sobre o tema Física de Partículas.
id UNSP_35b649dc9a92e2947209e1f2abeadc79
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134276
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O mirabolante mundo das partículas elementares: uma sequência didática para professores de físicaThe dazzling world of elementary particles: a sequence teaching for physics teachersFísica de partículas elementaresSequência didáticaFormação de professoresElementary particle physicsDidactic sequenceTeacher trainingA pesquisa “O mirabolante mundo das Partículas Elementares” tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática sobre um tema da Física Moderna que se apresenta desafiador para os professores de Física. É um dos temas indicados na proposta curricular de ensino de Física do Estado de São Paulo, mas poucos dados se têm de como ensinar e qual metodologia é mais indicada para que se cumpra com o mínimo do indicativo das propostas de aulas contextualizadas, significativas e dinâmicas. A proposta envolve a construção de uma sequência didática contendo os requisitos apontados pelos pesquisadores da área, especialmente a construção do material e metodologias que auxiliem o professor em exercício e em formação inicial, na sua prática pedagógica sobre o tema Física de Partículas.The research "The dazzling world of Elementary Particles" is aimed at the development and implementation of a didactic sequence about a topic of modern physics that presents challenging for teachers of physics. It is one of the themes identified in the proposed curriculum Physical education of the State of São Paulo, but few data have of how to teach and what methodology is best suited for that complies with the minimum indicative proposals contextualized lessons, meaningful and dynamic. The proposal involves the construction of a didactic sequence containing the requirements pointed out by researchers in the field, especially the construction of the material and methodologies that assist the teacher in exercise and initial training in their teaching on the topic Particle Physics.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araya, Ana Maria Osorio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva Junior, Osmar Pereira [UNESP]2016-02-17T13:49:42Z2016-02-17T13:49:42Z2015-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13427600086389233283010001P51543738193935256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:19:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134276Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:13:29.147427Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O mirabolante mundo das partículas elementares: uma sequência didática para professores de física
The dazzling world of elementary particles: a sequence teaching for physics teachers
title O mirabolante mundo das partículas elementares: uma sequência didática para professores de física
spellingShingle O mirabolante mundo das partículas elementares: uma sequência didática para professores de física
Silva Junior, Osmar Pereira [UNESP]
Física de partículas elementares
Sequência didática
Formação de professores
Elementary particle physics
Didactic sequence
Teacher training
title_short O mirabolante mundo das partículas elementares: uma sequência didática para professores de física
title_full O mirabolante mundo das partículas elementares: uma sequência didática para professores de física
title_fullStr O mirabolante mundo das partículas elementares: uma sequência didática para professores de física
title_full_unstemmed O mirabolante mundo das partículas elementares: uma sequência didática para professores de física
title_sort O mirabolante mundo das partículas elementares: uma sequência didática para professores de física
author Silva Junior, Osmar Pereira [UNESP]
author_facet Silva Junior, Osmar Pereira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araya, Ana Maria Osorio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Junior, Osmar Pereira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Física de partículas elementares
Sequência didática
Formação de professores
Elementary particle physics
Didactic sequence
Teacher training
topic Física de partículas elementares
Sequência didática
Formação de professores
Elementary particle physics
Didactic sequence
Teacher training
description A pesquisa “O mirabolante mundo das Partículas Elementares” tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática sobre um tema da Física Moderna que se apresenta desafiador para os professores de Física. É um dos temas indicados na proposta curricular de ensino de Física do Estado de São Paulo, mas poucos dados se têm de como ensinar e qual metodologia é mais indicada para que se cumpra com o mínimo do indicativo das propostas de aulas contextualizadas, significativas e dinâmicas. A proposta envolve a construção de uma sequência didática contendo os requisitos apontados pelos pesquisadores da área, especialmente a construção do material e metodologias que auxiliem o professor em exercício e em formação inicial, na sua prática pedagógica sobre o tema Física de Partículas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
2016-02-17T13:49:42Z
2016-02-17T13:49:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/134276
000863892
33283010001P5
1543738193935256
url http://hdl.handle.net/11449/134276
identifier_str_mv 000863892
33283010001P5
1543738193935256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129175035314176