Denúncias e anunciações sobre camadas de vulnerabilidade social e Educação Matemática junto a um grupo de mulheres pretxs que assumiram empoderar-se por meio da tecnologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/193165 |
Resumo: | Esta pesquisa mobilizou, junto à educação matemática, temas relacionados à vulnerabilidade social associada a questões de gênero, sexualidade e raça a partir de um trabalho de campo amparado pelo método da cartografia com um grupo de mulheres pretxs de São Paulo, chamado de InfoPreta, cujas participantes assumiram empoderar-se por meio da tecnologia. A pesquisa valeu-se da pergunta diretriz “O que acontece com mulheres em condição de vulnerabilidade social que assumem um empoderamento por meio da tecnologia?” junto ao objetivo de compreender e de dar visibilidade a modos pelos quais esse grupo de mulheres, amparado por uma consciência coletiva da multiplicidade de conhecimento e perspectiva de gênero, conseguiram, por meio da tecnologia, empoderar-se, criando possibilidades de aproximação às ciências exatas. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou narrar histórias de vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social, que pudessem problematizar a educação a partir de suas possibilidades de empoderamento junto à tecnologia; discutir relações de poder envolvento raça, gênero e sexualidade na sociedade a partir de discussões sobre empoderamento de mulheres em condição de vulnerabilidade social por meio da tecnologia; e refletir sobre possíveis processos de transformação social passíveis de serem visibilizados juntos aos discursos de empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Como política de escrita, assumiu-se uma proposta de apresentação por meio de fragmentos narrativos com inspiração na História Oral, agrupados em “Amores Malsanos”, que opera com rastros de experiências de vida da pesquisadora junto aos temas abordados na dissertação; “Desafinados”, que traz experimentações junto ao trabalho de campo; e “Acalento”, que dá a ver a potência de articulações em direção a um fora produzido pela pesquisa. |
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Denúncias e anunciações sobre camadas de vulnerabilidade social e Educação Matemática junto a um grupo de mulheres pretxs que assumiram empoderar-se por meio da tecnologiaComplaints and announcements about layers of social vulnerability and Mathematics Education with a group of black women who assumed empowerment through technologyGêneroSexualidadeRacismoVulnerabilidade socialEducaçãoMétodo da cartografiaFilosofia da diferençaEducação matemáticaGenderSexualityRacismSocial vulnerabilityEducationMethod of cartographyPhilosophy of differenceMathematics educationGéneroSexualidadVulnerabilidad socialEducaciónMétodo de la cartografíaFilosofía de la diferenciaEducacion matemáticaEsta pesquisa mobilizou, junto à educação matemática, temas relacionados à vulnerabilidade social associada a questões de gênero, sexualidade e raça a partir de um trabalho de campo amparado pelo método da cartografia com um grupo de mulheres pretxs de São Paulo, chamado de InfoPreta, cujas participantes assumiram empoderar-se por meio da tecnologia. A pesquisa valeu-se da pergunta diretriz “O que acontece com mulheres em condição de vulnerabilidade social que assumem um empoderamento por meio da tecnologia?” junto ao objetivo de compreender e de dar visibilidade a modos pelos quais esse grupo de mulheres, amparado por uma consciência coletiva da multiplicidade de conhecimento e perspectiva de gênero, conseguiram, por meio da tecnologia, empoderar-se, criando possibilidades de aproximação às ciências exatas. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou narrar histórias de vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social, que pudessem problematizar a educação a partir de suas possibilidades de empoderamento junto à tecnologia; discutir relações de poder envolvento raça, gênero e sexualidade na sociedade a partir de discussões sobre empoderamento de mulheres em condição de vulnerabilidade social por meio da tecnologia; e refletir sobre possíveis processos de transformação social passíveis de serem visibilizados juntos aos discursos de empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Como política de escrita, assumiu-se uma proposta de apresentação por meio de fragmentos narrativos com inspiração na História Oral, agrupados em “Amores Malsanos”, que opera com rastros de experiências de vida da pesquisadora junto aos temas abordados na dissertação; “Desafinados”, que traz experimentações junto ao trabalho de campo; e “Acalento”, que dá a ver a potência de articulações em direção a um fora produzido pela pesquisa.This research mobilized, along with mathematics education, themes related to social vulnerability associated with gender, sexuality and race issues, based on a fieldwork supported by the cartography method with a group of black women from São Paulo, called InfoPreta, whose participants assumed to empower themselves through technology. The research used the guiding question “What happens to women in conditions of social vulnerability who assume empowerment through technology?” together with the objective of understanding and giving visibility to the ways in which this group of women, supported by a collective awareness of the multiplicity of knowledge and a gender perspective, was able, through technology, to empower themselves, creating possibilities of approximation to the exact sciences. As specific objectives, the research sought to narrate life stories of women in situations of social vulnerability, who could problematize education from their possibilities of empowerment with technology; discuss power relations involving race, gender and sexuality in society based on discussions about the empowerment of women in conditions of social vulnerability through technology; and reflect on possible social transformation processes that can be viewed together with the discourses of empowerment of women in situations of social vulnerability. As a writing policy, a proposal for presentation was made through narrative fragments inspired by Oral History, grouped in “Amores Malsanos”, which operates with traces of the researcher's life experiences along with the themes addressed in the dissertation; “Desafinados”, which brings experimentations together within the fieldwork; and “Acalento”, which shows the power of articulations towards an outside produced by the research.Esta investigación movilizó, junto con la educación matemática, temas relacionados con la vulnerabilidad social asociada con cuestiones de género, sexualidad y raza, en base al trabajo de campo apoyado por el método de cartografía con un grupo de mujeres pretxs de São Paulo, llamado InfoPreta, cuyas participantes asumieron que se empoderaron a través de la tecnología. La investigación utilizó la pregunta guía “¿Qué les sucede a las mujeres en condiciones de vulnerabilidad social que asumen el empoderamiento a través de la tecnología?” junto con el objetivo de comprender y dar visibilidad a las formas en que este grupo de mujeres, apoyadas por una conciencia colectiva de la multiplicidad del conocimiento y una perspectiva de género, fueron capaces, a través de la tecnología, de empoderarse, creando posibilidades de aproximación a las ciencias exactas. Como objetivos específicos, la investigación buscó narrar historias de vida de mujeres en situaciones de vulnerabilidad social, que pudieran problematizar la educación a partir de sus posibilidades de empoderamiento con la tecnología; discutir las relaciones de poder que involucran la raza, el género y la sexualidad en la sociedad, basadas en discusiones sobre el empoderamiento de las mujeres en condiciones de vulnerabilidad social a través de la tecnología; y reflexionar sobre posibles procesos de transformación social que se pueden ver junto con los discursos de empoderamiento de mujeres en situaciones de vulnerabilidad social. Como política de escritura, se realizó una propuesta de presentación a través de fragmentos narrativos inspirados en la Historia Oral, agrupados en “Amores Malsanos”, que opera con rastros de las experiencias de vida de la investigadora junto con los temas tratados en la disertación; “Desafinados”, que une las experimentaciones con el trabajo de campo; y “Acalento”, que muestra el poder de las articulaciones hacia un exterior producido por la investigación.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miarka, Roger [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Suárez, Jeimy Marcela Cortés2020-08-11T23:07:36Z2020-08-11T23:07:36Z2020-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19316533004137031P727466330874999320000-0002-0633-8446porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-19T06:07:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193165Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:06:16.613971Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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