Pedagogia histórico-crítica, conteúdos clássicos e o ensino de Ecologia na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192256 |
Resumo: | Este trabalho tem como referencial a pedagogia histórico-crítica e como objeto de estudo os conteúdos escolares de Ecologia. Ecologia é uma área central dentro da área das Ciências Biológicas e é conteúdo proposto no Currículo do Estado de São Paulo e na Base Nacional Comum Curricular, respectivamente nos sextos e sétimos anos do ensino fundamental. A identificação dos conteúdos escolares, de diferentes áreas das ciências, e tendo por referência o conceito de conteúdos clássicos, é um desafio que tem sido assumido por pesquisadores pautados na pedagogia histórico- crítica. A partir do exposto, as questões de pesquisa norteadoras do estudo foram: conteúdos fundamentais de Ecologia, identificados por especialistas na área, estão presentes no currículo do estado de São Paulo e na Base Nacional Comum Curricular? Esses conteúdos se articulam ao conceito de conteúdo clássico? O objetivo da pesquisa foi analisar conteúdos fundamentais de Ecologia, apontados por ecólogos e propostos por documentos oficiais de ensino, a partir do conceito de conteúdo clássico. Como resultados temos que, houve correspondência entre os conteúdos mais citados pelos especialistas e pelos documentos curriculares, os quais foram: ‘interações ecológicas’ e ‘conservação’, e que ‘interações ecológicas’ é conceito fundamental para entender a Ecologia. |
id |
UNSP_37b453ac40e15fbe29654699867454a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/192256 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Pedagogia histórico-crítica, conteúdos clássicos e o ensino de Ecologia na educação básicaHistorical-critical pedagogy, classical knowledge and Ecology teaching in elementary educationPedagogia histórico-críticaEducação básicaEnsino de EcologiaHistorical-critical pedagogyElementary educationEcology teachingEste trabalho tem como referencial a pedagogia histórico-crítica e como objeto de estudo os conteúdos escolares de Ecologia. Ecologia é uma área central dentro da área das Ciências Biológicas e é conteúdo proposto no Currículo do Estado de São Paulo e na Base Nacional Comum Curricular, respectivamente nos sextos e sétimos anos do ensino fundamental. A identificação dos conteúdos escolares, de diferentes áreas das ciências, e tendo por referência o conceito de conteúdos clássicos, é um desafio que tem sido assumido por pesquisadores pautados na pedagogia histórico- crítica. A partir do exposto, as questões de pesquisa norteadoras do estudo foram: conteúdos fundamentais de Ecologia, identificados por especialistas na área, estão presentes no currículo do estado de São Paulo e na Base Nacional Comum Curricular? Esses conteúdos se articulam ao conceito de conteúdo clássico? O objetivo da pesquisa foi analisar conteúdos fundamentais de Ecologia, apontados por ecólogos e propostos por documentos oficiais de ensino, a partir do conceito de conteúdo clássico. Como resultados temos que, houve correspondência entre os conteúdos mais citados pelos especialistas e pelos documentos curriculares, os quais foram: ‘interações ecológicas’ e ‘conservação’, e que ‘interações ecológicas’ é conceito fundamental para entender a Ecologia.This thesis has as theoretical foundation the historical-critical pedagogy and the concept of classical knowledge and it has as object of study the school contents of ecology. Ecology is a central theme in the biology field, and its contents are proposed in the Sao Paulo State Curriculum and Common Curricular Base for, respectively, the sixth and seventh grades of elementary school. The identification of the school contents in different areas of science throw the classical knowledge approach is a challenge that has been taken up by researchers based on the historical-critical pedagogy. Based on that, the questions that guided this study were: Are the central ecology contents – identified by specialized professionals – present in the curriculum of São Paulo and in the National Common Curricular Base? Are they articulated with the classical knowledge concept? So, this study aimed to analyze the central ecology contents pointed out by ecologists and official curriculum documents, based on the classical knowledge concept. As result, there was a parity between the contents most cited by the specialists and the curricular documents, which were ‘ecological interactions’ and ‘conservation’. Moreover, ‘ecological interactions’ is a fundamental concept to understand Ecology.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES nº 034 de 30 de maio de 2006Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sun, Hinan Tsai2020-04-20T16:03:58Z2020-04-20T16:03:58Z2020-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19225600093012333004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-22T06:11:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192256Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:23:40.857849Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia histórico-crítica, conteúdos clássicos e o ensino de Ecologia na educação básica Historical-critical pedagogy, classical knowledge and Ecology teaching in elementary education |
title |
Pedagogia histórico-crítica, conteúdos clássicos e o ensino de Ecologia na educação básica |
spellingShingle |
Pedagogia histórico-crítica, conteúdos clássicos e o ensino de Ecologia na educação básica Sun, Hinan Tsai Pedagogia histórico-crítica Educação básica Ensino de Ecologia Historical-critical pedagogy Elementary education Ecology teaching |
title_short |
Pedagogia histórico-crítica, conteúdos clássicos e o ensino de Ecologia na educação básica |
title_full |
Pedagogia histórico-crítica, conteúdos clássicos e o ensino de Ecologia na educação básica |
title_fullStr |
Pedagogia histórico-crítica, conteúdos clássicos e o ensino de Ecologia na educação básica |
title_full_unstemmed |
Pedagogia histórico-crítica, conteúdos clássicos e o ensino de Ecologia na educação básica |
title_sort |
Pedagogia histórico-crítica, conteúdos clássicos e o ensino de Ecologia na educação básica |
author |
Sun, Hinan Tsai |
author_facet |
Sun, Hinan Tsai |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sun, Hinan Tsai |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia histórico-crítica Educação básica Ensino de Ecologia Historical-critical pedagogy Elementary education Ecology teaching |
topic |
Pedagogia histórico-crítica Educação básica Ensino de Ecologia Historical-critical pedagogy Elementary education Ecology teaching |
description |
Este trabalho tem como referencial a pedagogia histórico-crítica e como objeto de estudo os conteúdos escolares de Ecologia. Ecologia é uma área central dentro da área das Ciências Biológicas e é conteúdo proposto no Currículo do Estado de São Paulo e na Base Nacional Comum Curricular, respectivamente nos sextos e sétimos anos do ensino fundamental. A identificação dos conteúdos escolares, de diferentes áreas das ciências, e tendo por referência o conceito de conteúdos clássicos, é um desafio que tem sido assumido por pesquisadores pautados na pedagogia histórico- crítica. A partir do exposto, as questões de pesquisa norteadoras do estudo foram: conteúdos fundamentais de Ecologia, identificados por especialistas na área, estão presentes no currículo do estado de São Paulo e na Base Nacional Comum Curricular? Esses conteúdos se articulam ao conceito de conteúdo clássico? O objetivo da pesquisa foi analisar conteúdos fundamentais de Ecologia, apontados por ecólogos e propostos por documentos oficiais de ensino, a partir do conceito de conteúdo clássico. Como resultados temos que, houve correspondência entre os conteúdos mais citados pelos especialistas e pelos documentos curriculares, os quais foram: ‘interações ecológicas’ e ‘conservação’, e que ‘interações ecológicas’ é conceito fundamental para entender a Ecologia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-20T16:03:58Z 2020-04-20T16:03:58Z 2020-02-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/192256 000930123 33004056079P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/192256 |
identifier_str_mv |
000930123 33004056079P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128926962155520 |