Pedagogia histórico-crítica, conteúdos clássicos e o ensino de Ecologia na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sun, Hinan Tsai
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192256
Resumo: Este trabalho tem como referencial a pedagogia histórico-crítica e como objeto de estudo os conteúdos escolares de Ecologia. Ecologia é uma área central dentro da área das Ciências Biológicas e é conteúdo proposto no Currículo do Estado de São Paulo e na Base Nacional Comum Curricular, respectivamente nos sextos e sétimos anos do ensino fundamental. A identificação dos conteúdos escolares, de diferentes áreas das ciências, e tendo por referência o conceito de conteúdos clássicos, é um desafio que tem sido assumido por pesquisadores pautados na pedagogia histórico- crítica. A partir do exposto, as questões de pesquisa norteadoras do estudo foram: conteúdos fundamentais de Ecologia, identificados por especialistas na área, estão presentes no currículo do estado de São Paulo e na Base Nacional Comum Curricular? Esses conteúdos se articulam ao conceito de conteúdo clássico? O objetivo da pesquisa foi analisar conteúdos fundamentais de Ecologia, apontados por ecólogos e propostos por documentos oficiais de ensino, a partir do conceito de conteúdo clássico. Como resultados temos que, houve correspondência entre os conteúdos mais citados pelos especialistas e pelos documentos curriculares, os quais foram: ‘interações ecológicas’ e ‘conservação’, e que ‘interações ecológicas’ é conceito fundamental para entender a Ecologia.
id UNSP_37b453ac40e15fbe29654699867454a4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192256
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Pedagogia histórico-crítica, conteúdos clássicos e o ensino de Ecologia na educação básicaHistorical-critical pedagogy, classical knowledge and Ecology teaching in elementary educationPedagogia histórico-críticaEducação básicaEnsino de EcologiaHistorical-critical pedagogyElementary educationEcology teachingEste trabalho tem como referencial a pedagogia histórico-crítica e como objeto de estudo os conteúdos escolares de Ecologia. Ecologia é uma área central dentro da área das Ciências Biológicas e é conteúdo proposto no Currículo do Estado de São Paulo e na Base Nacional Comum Curricular, respectivamente nos sextos e sétimos anos do ensino fundamental. A identificação dos conteúdos escolares, de diferentes áreas das ciências, e tendo por referência o conceito de conteúdos clássicos, é um desafio que tem sido assumido por pesquisadores pautados na pedagogia histórico- crítica. A partir do exposto, as questões de pesquisa norteadoras do estudo foram: conteúdos fundamentais de Ecologia, identificados por especialistas na área, estão presentes no currículo do estado de São Paulo e na Base Nacional Comum Curricular? Esses conteúdos se articulam ao conceito de conteúdo clássico? O objetivo da pesquisa foi analisar conteúdos fundamentais de Ecologia, apontados por ecólogos e propostos por documentos oficiais de ensino, a partir do conceito de conteúdo clássico. Como resultados temos que, houve correspondência entre os conteúdos mais citados pelos especialistas e pelos documentos curriculares, os quais foram: ‘interações ecológicas’ e ‘conservação’, e que ‘interações ecológicas’ é conceito fundamental para entender a Ecologia.This thesis has as theoretical foundation the historical-critical pedagogy and the concept of classical knowledge and it has as object of study the school contents of ecology. Ecology is a central theme in the biology field, and its contents are proposed in the Sao Paulo State Curriculum and Common Curricular Base for, respectively, the sixth and seventh grades of elementary school. The identification of the school contents in different areas of science throw the classical knowledge approach is a challenge that has been taken up by researchers based on the historical-critical pedagogy. Based on that, the questions that guided this study were: Are the central ecology contents – identified by specialized professionals – present in the curriculum of São Paulo and in the National Common Curricular Base? Are they articulated with the classical knowledge concept? So, this study aimed to analyze the central ecology contents pointed out by ecologists and official curriculum documents, based on the classical knowledge concept. As result, there was a parity between the contents most cited by the specialists and the curricular documents, which were ‘ecological interactions’ and ‘conservation’. Moreover, ‘ecological interactions’ is a fundamental concept to understand Ecology.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES nº 034 de 30 de maio de 2006Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sun, Hinan Tsai2020-04-20T16:03:58Z2020-04-20T16:03:58Z2020-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19225600093012333004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-22T06:11:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192256Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:23:40.857849Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia histórico-crítica, conteúdos clássicos e o ensino de Ecologia na educação básica
Historical-critical pedagogy, classical knowledge and Ecology teaching in elementary education
title Pedagogia histórico-crítica, conteúdos clássicos e o ensino de Ecologia na educação básica
spellingShingle Pedagogia histórico-crítica, conteúdos clássicos e o ensino de Ecologia na educação básica
Sun, Hinan Tsai
Pedagogia histórico-crítica
Educação básica
Ensino de Ecologia
Historical-critical pedagogy
Elementary education
Ecology teaching
title_short Pedagogia histórico-crítica, conteúdos clássicos e o ensino de Ecologia na educação básica
title_full Pedagogia histórico-crítica, conteúdos clássicos e o ensino de Ecologia na educação básica
title_fullStr Pedagogia histórico-crítica, conteúdos clássicos e o ensino de Ecologia na educação básica
title_full_unstemmed Pedagogia histórico-crítica, conteúdos clássicos e o ensino de Ecologia na educação básica
title_sort Pedagogia histórico-crítica, conteúdos clássicos e o ensino de Ecologia na educação básica
author Sun, Hinan Tsai
author_facet Sun, Hinan Tsai
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sun, Hinan Tsai
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia histórico-crítica
Educação básica
Ensino de Ecologia
Historical-critical pedagogy
Elementary education
Ecology teaching
topic Pedagogia histórico-crítica
Educação básica
Ensino de Ecologia
Historical-critical pedagogy
Elementary education
Ecology teaching
description Este trabalho tem como referencial a pedagogia histórico-crítica e como objeto de estudo os conteúdos escolares de Ecologia. Ecologia é uma área central dentro da área das Ciências Biológicas e é conteúdo proposto no Currículo do Estado de São Paulo e na Base Nacional Comum Curricular, respectivamente nos sextos e sétimos anos do ensino fundamental. A identificação dos conteúdos escolares, de diferentes áreas das ciências, e tendo por referência o conceito de conteúdos clássicos, é um desafio que tem sido assumido por pesquisadores pautados na pedagogia histórico- crítica. A partir do exposto, as questões de pesquisa norteadoras do estudo foram: conteúdos fundamentais de Ecologia, identificados por especialistas na área, estão presentes no currículo do estado de São Paulo e na Base Nacional Comum Curricular? Esses conteúdos se articulam ao conceito de conteúdo clássico? O objetivo da pesquisa foi analisar conteúdos fundamentais de Ecologia, apontados por ecólogos e propostos por documentos oficiais de ensino, a partir do conceito de conteúdo clássico. Como resultados temos que, houve correspondência entre os conteúdos mais citados pelos especialistas e pelos documentos curriculares, os quais foram: ‘interações ecológicas’ e ‘conservação’, e que ‘interações ecológicas’ é conceito fundamental para entender a Ecologia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-20T16:03:58Z
2020-04-20T16:03:58Z
2020-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192256
000930123
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/192256
identifier_str_mv 000930123
33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128926962155520