Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/156174 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891385.pdf |
Resumo: | The importance of Geography teaching aimed to suit the needs and interests of students is currently a challenge which must be faced by educators consistently to all years of primary school education. The use of differentiated teaching resources that motivates and inspires students in the pursuit of knowledge was the way found by this research to discuss the ways to teach cartography in Elementary Education II. The research methodology used was exploratory that has a qualitative view which is more interested in the process than the product. After literature review and analysis of the instructional sequence applied, was possible to understand the difference between the schools that the new generation needs, and the school they have today. The results were encouraging in view of the clear interest and motivation of students with the proposed activity. It is intended that this research will be useful as a tool for ongoing discussion about the renovation of school education in our country, specifically in school cartography |
id |
UNSP_383c4d99862c56c1012999eaafebb1c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/156174 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografiaMaterial didáticoCartografiaGeografia - Estudo e ensinoThe importance of Geography teaching aimed to suit the needs and interests of students is currently a challenge which must be faced by educators consistently to all years of primary school education. The use of differentiated teaching resources that motivates and inspires students in the pursuit of knowledge was the way found by this research to discuss the ways to teach cartography in Elementary Education II. The research methodology used was exploratory that has a qualitative view which is more interested in the process than the product. After literature review and analysis of the instructional sequence applied, was possible to understand the difference between the schools that the new generation needs, and the school they have today. The results were encouraging in view of the clear interest and motivation of students with the proposed activity. It is intended that this research will be useful as a tool for ongoing discussion about the renovation of school education in our country, specifically in school cartographyA importância do ensino de Geografia voltado para atender às necessidades e aos interesses dos alunos é, atualmente, um desafio que precisa ser encarado de maneira consistente por educadores de todos os anos do ensino básico escolar. A utilização de recursos didáticos diferenciados, que motivem e inspirem os alunos na busca pelo conhecimento, foi a forma encontrada por esta pesquisa para discutir os caminhos do ensino da cartografia no Ensino Fundamental II. A metodologia de pesquisa utilizada foi de caráter exploratório, além de possuir uma visão qualitativa, pois se interessa mais pelo processo do que pelo produto. Após revisão bibliográfica e análise da sequência didática aplicada foi possível entender a diferença entre a escola que as novas gerações necessitam, e a escola que se tem hoje. Os resultados obtidos foram estimulantes, tendo em vista o nítido interesse e motivação dos alunos com a atividade proposta. Pretende-se que esta pesquisa seja útil, como mais uma ferramenta, para contínua discussão sobre o processo de renovação do ensino escolar no nosso país, especificamente na Cartografia escolarUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Toledo, Victor Machado de [UNESP]2018-09-19T17:26:12Z2018-09-19T17:26:12Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfTOLEDO, Victor Machado de. Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia. 2014. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.http://hdl.handle.net/11449/156174000891385http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891385.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T20:26:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156174Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:37:56.907521Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia |
title |
Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia |
spellingShingle |
Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia Toledo, Victor Machado de [UNESP] Material didático Cartografia Geografia - Estudo e ensino |
title_short |
Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia |
title_full |
Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia |
title_fullStr |
Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia |
title_full_unstemmed |
Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia |
title_sort |
Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia |
author |
Toledo, Victor Machado de [UNESP] |
author_facet |
Toledo, Victor Machado de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toledo, Victor Machado de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material didático Cartografia Geografia - Estudo e ensino |
topic |
Material didático Cartografia Geografia - Estudo e ensino |
description |
The importance of Geography teaching aimed to suit the needs and interests of students is currently a challenge which must be faced by educators consistently to all years of primary school education. The use of differentiated teaching resources that motivates and inspires students in the pursuit of knowledge was the way found by this research to discuss the ways to teach cartography in Elementary Education II. The research methodology used was exploratory that has a qualitative view which is more interested in the process than the product. After literature review and analysis of the instructional sequence applied, was possible to understand the difference between the schools that the new generation needs, and the school they have today. The results were encouraging in view of the clear interest and motivation of students with the proposed activity. It is intended that this research will be useful as a tool for ongoing discussion about the renovation of school education in our country, specifically in school cartography |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2018-09-19T17:26:12Z 2018-09-19T17:26:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TOLEDO, Victor Machado de. Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia. 2014. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014. http://hdl.handle.net/11449/156174 000891385 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891385.pdf |
identifier_str_mv |
TOLEDO, Victor Machado de. Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia. 2014. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014. 000891385 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/156174 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891385.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
56 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128542089674752 |