Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Victor Machado de [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156174
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891385.pdf
Resumo: The importance of Geography teaching aimed to suit the needs and interests of students is currently a challenge which must be faced by educators consistently to all years of primary school education. The use of differentiated teaching resources that motivates and inspires students in the pursuit of knowledge was the way found by this research to discuss the ways to teach cartography in Elementary Education II. The research methodology used was exploratory that has a qualitative view which is more interested in the process than the product. After literature review and analysis of the instructional sequence applied, was possible to understand the difference between the schools that the new generation needs, and the school they have today. The results were encouraging in view of the clear interest and motivation of students with the proposed activity. It is intended that this research will be useful as a tool for ongoing discussion about the renovation of school education in our country, specifically in school cartography
id UNSP_383c4d99862c56c1012999eaafebb1c0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/156174
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografiaMaterial didáticoCartografiaGeografia - Estudo e ensinoThe importance of Geography teaching aimed to suit the needs and interests of students is currently a challenge which must be faced by educators consistently to all years of primary school education. The use of differentiated teaching resources that motivates and inspires students in the pursuit of knowledge was the way found by this research to discuss the ways to teach cartography in Elementary Education II. The research methodology used was exploratory that has a qualitative view which is more interested in the process than the product. After literature review and analysis of the instructional sequence applied, was possible to understand the difference between the schools that the new generation needs, and the school they have today. The results were encouraging in view of the clear interest and motivation of students with the proposed activity. It is intended that this research will be useful as a tool for ongoing discussion about the renovation of school education in our country, specifically in school cartographyA importância do ensino de Geografia voltado para atender às necessidades e aos interesses dos alunos é, atualmente, um desafio que precisa ser encarado de maneira consistente por educadores de todos os anos do ensino básico escolar. A utilização de recursos didáticos diferenciados, que motivem e inspirem os alunos na busca pelo conhecimento, foi a forma encontrada por esta pesquisa para discutir os caminhos do ensino da cartografia no Ensino Fundamental II. A metodologia de pesquisa utilizada foi de caráter exploratório, além de possuir uma visão qualitativa, pois se interessa mais pelo processo do que pelo produto. Após revisão bibliográfica e análise da sequência didática aplicada foi possível entender a diferença entre a escola que as novas gerações necessitam, e a escola que se tem hoje. Os resultados obtidos foram estimulantes, tendo em vista o nítido interesse e motivação dos alunos com a atividade proposta. Pretende-se que esta pesquisa seja útil, como mais uma ferramenta, para contínua discussão sobre o processo de renovação do ensino escolar no nosso país, especificamente na Cartografia escolarUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Toledo, Victor Machado de [UNESP]2018-09-19T17:26:12Z2018-09-19T17:26:12Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfTOLEDO, Victor Machado de. Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia. 2014. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.http://hdl.handle.net/11449/156174000891385http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891385.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T20:26:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156174Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:37:56.907521Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia
title Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia
spellingShingle Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia
Toledo, Victor Machado de [UNESP]
Material didático
Cartografia
Geografia - Estudo e ensino
title_short Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia
title_full Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia
title_fullStr Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia
title_full_unstemmed Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia
title_sort Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia
author Toledo, Victor Machado de [UNESP]
author_facet Toledo, Victor Machado de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo, Victor Machado de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático
Cartografia
Geografia - Estudo e ensino
topic Material didático
Cartografia
Geografia - Estudo e ensino
description The importance of Geography teaching aimed to suit the needs and interests of students is currently a challenge which must be faced by educators consistently to all years of primary school education. The use of differentiated teaching resources that motivates and inspires students in the pursuit of knowledge was the way found by this research to discuss the ways to teach cartography in Elementary Education II. The research methodology used was exploratory that has a qualitative view which is more interested in the process than the product. After literature review and analysis of the instructional sequence applied, was possible to understand the difference between the schools that the new generation needs, and the school they have today. The results were encouraging in view of the clear interest and motivation of students with the proposed activity. It is intended that this research will be useful as a tool for ongoing discussion about the renovation of school education in our country, specifically in school cartography
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-09-19T17:26:12Z
2018-09-19T17:26:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TOLEDO, Victor Machado de. Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia. 2014. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/156174
000891385
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891385.pdf
identifier_str_mv TOLEDO, Victor Machado de. Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia. 2014. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.
000891385
url http://hdl.handle.net/11449/156174
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891385.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128542089674752