Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/1543 http://hdl.handle.net/11449/114870 |
Resumo: | O presente artigo propõe reflexões acerca de possíveis relações a serem estabelecidas entre o cotidiano vivido por alunos e professores do Ensino Médio e o processo de filosofar a ser ensejado pela disciplina de Filosofia. Tem como pressuposto que alunos e professores, imersos que estão na vida cotidiana, tanto poderão sentir-se provocados a discutir questões importantes postas pelos âmbitos do cotidiano e da Filosofia, quanto poderão permanecer indiferentes a elas. A questão central remete à possibilidade de instigar um diálogo filosófico significativo, por meio do ensino de Filosofia. Elucidados prioritariamente pelo campo filosófico (Heller e Gramsci), os âmbitos do cotidiano e da Filosofia sugerem discussões filosóficas relevantes: concepções de vida cotidiana, de Filosofia e de suas possibilidades de inter-relação. A aproximação entre a vida cotidiana e a Filosofia coloca não somente um problema filosófico, mas também um problema pedagógico. qual o papel da escola, do professor e da própria Filosofia, no processo ensino e aprendizagem? Tem-se como hipótese que, para se utilizar o cotidiano como ponto de partida da reflexão filosófica, é indispensável compreender o significado filosófico de cotidiano e de não-cotidiano e o papel do professor como agente mediador entre esses âmbitos. |
id |
UNSP_3af545067440ed351384a6611ee82462 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/114870 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediaçõesQuotidian and Philosophy in High School: mediationsEnsino de filosofiaEnsino MédioCotidiano e não-cotidianoO presente artigo propõe reflexões acerca de possíveis relações a serem estabelecidas entre o cotidiano vivido por alunos e professores do Ensino Médio e o processo de filosofar a ser ensejado pela disciplina de Filosofia. Tem como pressuposto que alunos e professores, imersos que estão na vida cotidiana, tanto poderão sentir-se provocados a discutir questões importantes postas pelos âmbitos do cotidiano e da Filosofia, quanto poderão permanecer indiferentes a elas. A questão central remete à possibilidade de instigar um diálogo filosófico significativo, por meio do ensino de Filosofia. Elucidados prioritariamente pelo campo filosófico (Heller e Gramsci), os âmbitos do cotidiano e da Filosofia sugerem discussões filosóficas relevantes: concepções de vida cotidiana, de Filosofia e de suas possibilidades de inter-relação. A aproximação entre a vida cotidiana e a Filosofia coloca não somente um problema filosófico, mas também um problema pedagógico. qual o papel da escola, do professor e da própria Filosofia, no processo ensino e aprendizagem? Tem-se como hipótese que, para se utilizar o cotidiano como ponto de partida da reflexão filosófica, é indispensável compreender o significado filosófico de cotidiano e de não-cotidiano e o papel do professor como agente mediador entre esses âmbitos.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Prof. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Prof. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Vandeí Pinto da [UNESP]2015-02-24T13:57:32Z2015-02-24T13:57:32Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article125-138application/pdfhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/1543Educação em Revista, v. 12, n. 1, p. 125-138, 2011.1518-7926http://hdl.handle.net/11449/114870ISSN15187926-2011-12-01-125-138.pdf2920026174965678Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114870Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:43Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediações Quotidian and Philosophy in High School: mediations |
title |
Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediações |
spellingShingle |
Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediações Silva, Vandeí Pinto da [UNESP] Ensino de filosofia Ensino Médio Cotidiano e não-cotidiano |
title_short |
Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediações |
title_full |
Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediações |
title_fullStr |
Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediações |
title_full_unstemmed |
Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediações |
title_sort |
Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediações |
author |
Silva, Vandeí Pinto da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Vandeí Pinto da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vandeí Pinto da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de filosofia Ensino Médio Cotidiano e não-cotidiano |
topic |
Ensino de filosofia Ensino Médio Cotidiano e não-cotidiano |
description |
O presente artigo propõe reflexões acerca de possíveis relações a serem estabelecidas entre o cotidiano vivido por alunos e professores do Ensino Médio e o processo de filosofar a ser ensejado pela disciplina de Filosofia. Tem como pressuposto que alunos e professores, imersos que estão na vida cotidiana, tanto poderão sentir-se provocados a discutir questões importantes postas pelos âmbitos do cotidiano e da Filosofia, quanto poderão permanecer indiferentes a elas. A questão central remete à possibilidade de instigar um diálogo filosófico significativo, por meio do ensino de Filosofia. Elucidados prioritariamente pelo campo filosófico (Heller e Gramsci), os âmbitos do cotidiano e da Filosofia sugerem discussões filosóficas relevantes: concepções de vida cotidiana, de Filosofia e de suas possibilidades de inter-relação. A aproximação entre a vida cotidiana e a Filosofia coloca não somente um problema filosófico, mas também um problema pedagógico. qual o papel da escola, do professor e da própria Filosofia, no processo ensino e aprendizagem? Tem-se como hipótese que, para se utilizar o cotidiano como ponto de partida da reflexão filosófica, é indispensável compreender o significado filosófico de cotidiano e de não-cotidiano e o papel do professor como agente mediador entre esses âmbitos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2015-02-24T13:57:32Z 2015-02-24T13:57:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/1543 Educação em Revista, v. 12, n. 1, p. 125-138, 2011. 1518-7926 http://hdl.handle.net/11449/114870 ISSN15187926-2011-12-01-125-138.pdf 2920026174965678 |
url |
http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/1543 http://hdl.handle.net/11449/114870 |
identifier_str_mv |
Educação em Revista, v. 12, n. 1, p. 125-138, 2011. 1518-7926 ISSN15187926-2011-12-01-125-138.pdf 2920026174965678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
125-138 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128186877214720 |