Educação dos/as bebês: cuidado e desevolvimento caminham juntos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Alves Messias da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256034
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo discutir a importância de bebês de 0 a 3 anos estarem dentro das creches, trazendo a relação de cuidado e desenvolvimento, além de discutir a visão assistencialista que se tem em relação à educação infantil, e especificamente, em relação à educação de bebês. Em primeiro momento, foi apresentado um breve contexto histórico da criação das creches, bem como sua finalidade na época. Em seguida, foi apresentado a importância da relação entre professor(a) e bebê para o desenvolvimento infantil, e também como ferramenta para a superação do assistencialismo. Se trata de uma pesquisa bibliográfica, onde foram escolhidos alguns artigos, dissertações e teses que debatem os temas de educação infantil, desenvolvimento infantil, o cuidado na relação entre professor(a) e bebê, além de trazerem o debate sobre assistencialismo dentro da educação infantil e apermanência dessa visão em relação a essa etapa da educação.
id UNSP_3b4c07f1956daf0af9a70f022e3a1e5a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/256034
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação dos/as bebês: cuidado e desevolvimento caminham juntosBaby education: care and development go hand in handCrecheEducação de bebêsAssistencialismoNursery schoolBaby educationWelfarismEsta pesquisa teve como objetivo discutir a importância de bebês de 0 a 3 anos estarem dentro das creches, trazendo a relação de cuidado e desenvolvimento, além de discutir a visão assistencialista que se tem em relação à educação infantil, e especificamente, em relação à educação de bebês. Em primeiro momento, foi apresentado um breve contexto histórico da criação das creches, bem como sua finalidade na época. Em seguida, foi apresentado a importância da relação entre professor(a) e bebê para o desenvolvimento infantil, e também como ferramenta para a superação do assistencialismo. Se trata de uma pesquisa bibliográfica, onde foram escolhidos alguns artigos, dissertações e teses que debatem os temas de educação infantil, desenvolvimento infantil, o cuidado na relação entre professor(a) e bebê, além de trazerem o debate sobre assistencialismo dentro da educação infantil e apermanência dessa visão em relação a essa etapa da educação.The aim of this research was to discuss the importance of babies aged 0 to 3 being in daycare centers, bringing up the relationship between care and development, as well as discussing the welfare view that is held in relation to early childhood education, and specifically in relation to the education of babies. First, a brief historical context of the creation of nurseries was presented, as well as their purpose at the time. This was followed by a presentation of the importance of the relationship between teacher and baby for children's development, and also as a tool for overcoming childcare. This is a bibliographical study, in which some articles, dissertations and theses were chosen that debate the themes of early childhood education, child development, care in the relationship between teacher and baby, as well as bringing up the debate on welfare within early childhood education and the permanence of this view in relation to this stage of education.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andreia [UNESP]Silva, Peterson RigatoSilva, Juliana Alves Messias da2024-06-19T18:29:23Z2024-06-19T18:29:23Z2024-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/256034porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T06:02:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256034Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:41:15.508217Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação dos/as bebês: cuidado e desevolvimento caminham juntos
Baby education: care and development go hand in hand
title Educação dos/as bebês: cuidado e desevolvimento caminham juntos
spellingShingle Educação dos/as bebês: cuidado e desevolvimento caminham juntos
Silva, Juliana Alves Messias da
Creche
Educação de bebês
Assistencialismo
Nursery school
Baby education
Welfarism
title_short Educação dos/as bebês: cuidado e desevolvimento caminham juntos
title_full Educação dos/as bebês: cuidado e desevolvimento caminham juntos
title_fullStr Educação dos/as bebês: cuidado e desevolvimento caminham juntos
title_full_unstemmed Educação dos/as bebês: cuidado e desevolvimento caminham juntos
title_sort Educação dos/as bebês: cuidado e desevolvimento caminham juntos
author Silva, Juliana Alves Messias da
author_facet Silva, Juliana Alves Messias da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osti, Andreia [UNESP]
Silva, Peterson Rigato
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliana Alves Messias da
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Educação de bebês
Assistencialismo
Nursery school
Baby education
Welfarism
topic Creche
Educação de bebês
Assistencialismo
Nursery school
Baby education
Welfarism
description Esta pesquisa teve como objetivo discutir a importância de bebês de 0 a 3 anos estarem dentro das creches, trazendo a relação de cuidado e desenvolvimento, além de discutir a visão assistencialista que se tem em relação à educação infantil, e especificamente, em relação à educação de bebês. Em primeiro momento, foi apresentado um breve contexto histórico da criação das creches, bem como sua finalidade na época. Em seguida, foi apresentado a importância da relação entre professor(a) e bebê para o desenvolvimento infantil, e também como ferramenta para a superação do assistencialismo. Se trata de uma pesquisa bibliográfica, onde foram escolhidos alguns artigos, dissertações e teses que debatem os temas de educação infantil, desenvolvimento infantil, o cuidado na relação entre professor(a) e bebê, além de trazerem o debate sobre assistencialismo dentro da educação infantil e apermanência dessa visão em relação a essa etapa da educação.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-19T18:29:23Z
2024-06-19T18:29:23Z
2024-06-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/256034
url https://hdl.handle.net/11449/256034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128401775525888