Educação dos/as bebês: cuidado e desevolvimento caminham juntos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/256034 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo discutir a importância de bebês de 0 a 3 anos estarem dentro das creches, trazendo a relação de cuidado e desenvolvimento, além de discutir a visão assistencialista que se tem em relação à educação infantil, e especificamente, em relação à educação de bebês. Em primeiro momento, foi apresentado um breve contexto histórico da criação das creches, bem como sua finalidade na época. Em seguida, foi apresentado a importância da relação entre professor(a) e bebê para o desenvolvimento infantil, e também como ferramenta para a superação do assistencialismo. Se trata de uma pesquisa bibliográfica, onde foram escolhidos alguns artigos, dissertações e teses que debatem os temas de educação infantil, desenvolvimento infantil, o cuidado na relação entre professor(a) e bebê, além de trazerem o debate sobre assistencialismo dentro da educação infantil e apermanência dessa visão em relação a essa etapa da educação. |
id |
UNSP_3b4c07f1956daf0af9a70f022e3a1e5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/256034 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação dos/as bebês: cuidado e desevolvimento caminham juntosBaby education: care and development go hand in handCrecheEducação de bebêsAssistencialismoNursery schoolBaby educationWelfarismEsta pesquisa teve como objetivo discutir a importância de bebês de 0 a 3 anos estarem dentro das creches, trazendo a relação de cuidado e desenvolvimento, além de discutir a visão assistencialista que se tem em relação à educação infantil, e especificamente, em relação à educação de bebês. Em primeiro momento, foi apresentado um breve contexto histórico da criação das creches, bem como sua finalidade na época. Em seguida, foi apresentado a importância da relação entre professor(a) e bebê para o desenvolvimento infantil, e também como ferramenta para a superação do assistencialismo. Se trata de uma pesquisa bibliográfica, onde foram escolhidos alguns artigos, dissertações e teses que debatem os temas de educação infantil, desenvolvimento infantil, o cuidado na relação entre professor(a) e bebê, além de trazerem o debate sobre assistencialismo dentro da educação infantil e apermanência dessa visão em relação a essa etapa da educação.The aim of this research was to discuss the importance of babies aged 0 to 3 being in daycare centers, bringing up the relationship between care and development, as well as discussing the welfare view that is held in relation to early childhood education, and specifically in relation to the education of babies. First, a brief historical context of the creation of nurseries was presented, as well as their purpose at the time. This was followed by a presentation of the importance of the relationship between teacher and baby for children's development, and also as a tool for overcoming childcare. This is a bibliographical study, in which some articles, dissertations and theses were chosen that debate the themes of early childhood education, child development, care in the relationship between teacher and baby, as well as bringing up the debate on welfare within early childhood education and the permanence of this view in relation to this stage of education.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andreia [UNESP]Silva, Peterson RigatoSilva, Juliana Alves Messias da2024-06-19T18:29:23Z2024-06-19T18:29:23Z2024-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/256034porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T06:02:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256034Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:41:15.508217Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação dos/as bebês: cuidado e desevolvimento caminham juntos Baby education: care and development go hand in hand |
title |
Educação dos/as bebês: cuidado e desevolvimento caminham juntos |
spellingShingle |
Educação dos/as bebês: cuidado e desevolvimento caminham juntos Silva, Juliana Alves Messias da Creche Educação de bebês Assistencialismo Nursery school Baby education Welfarism |
title_short |
Educação dos/as bebês: cuidado e desevolvimento caminham juntos |
title_full |
Educação dos/as bebês: cuidado e desevolvimento caminham juntos |
title_fullStr |
Educação dos/as bebês: cuidado e desevolvimento caminham juntos |
title_full_unstemmed |
Educação dos/as bebês: cuidado e desevolvimento caminham juntos |
title_sort |
Educação dos/as bebês: cuidado e desevolvimento caminham juntos |
author |
Silva, Juliana Alves Messias da |
author_facet |
Silva, Juliana Alves Messias da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Osti, Andreia [UNESP] Silva, Peterson Rigato |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Juliana Alves Messias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creche Educação de bebês Assistencialismo Nursery school Baby education Welfarism |
topic |
Creche Educação de bebês Assistencialismo Nursery school Baby education Welfarism |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo discutir a importância de bebês de 0 a 3 anos estarem dentro das creches, trazendo a relação de cuidado e desenvolvimento, além de discutir a visão assistencialista que se tem em relação à educação infantil, e especificamente, em relação à educação de bebês. Em primeiro momento, foi apresentado um breve contexto histórico da criação das creches, bem como sua finalidade na época. Em seguida, foi apresentado a importância da relação entre professor(a) e bebê para o desenvolvimento infantil, e também como ferramenta para a superação do assistencialismo. Se trata de uma pesquisa bibliográfica, onde foram escolhidos alguns artigos, dissertações e teses que debatem os temas de educação infantil, desenvolvimento infantil, o cuidado na relação entre professor(a) e bebê, além de trazerem o debate sobre assistencialismo dentro da educação infantil e apermanência dessa visão em relação a essa etapa da educação. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-06-19T18:29:23Z 2024-06-19T18:29:23Z 2024-06-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11449/256034 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/256034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128401775525888 |