Avaliação vestibular em adolescentes com cinetose
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/96114 |
Resumo: | A Cinetose se caracteriza por intolerância ao movimento, resultante de um conflito entre as informações sensoriais. Surge freqüentemente durante a locomoção passiva em veículos, com presença de sintomas vestibulares e neurovegetativos. É um quadro clínico otoneurológico com elevada prevalência na população mundial, principalmente em crianças e adolescentes. A adolescência corresponde a faixa etária entre dez anos completos e vinte anos incompletos, período permeado por mudanças físicas, emocionais, mentais e sociais, sendo portanto, importante estar sempre atento às possíveis intercorrências nessa fase, que possam prejudicar o adequado desenvolvimento deste ser. O objetivo do estudo foi de avaliar o sistema vestibular de adolescentes com e sem queixas de Cinetose, por meio da vectoeletronistagmografia analógica. Foi desenvolvido no Laboratório de Pesquisas Otoneurológicas do Centro de Pesquisas Audiológicas do Hospital de Reabilitação das Anomalias Craniofaciais Universidade de São Paulo - Campus Bauru/SP. Foram avaliados 156 indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 10 e 19 anos e 11 meses com e sem queixa de Cinetose. Os grupos foram pareados segundo sexo e idade. O grupo com queixa de Cinetose compôs a casuística estudada e o grupo sem queixa, a casuística controle. Como critério de inclusão para ambos os grupos, os participantes deveriam ter idade entre 10 anos completos e 20 anos incompletos, além da avaliação otológica e audiológica periférica normal. Para o grupo que compôs a casuística estudada, considerou-se como critério de inclusão a presença dos sintomas da Cinetose e como critério de exclusão a presença de qualquer outro sintoma vestibular, que não a Cinetose. Inicialmente foi realizada anamnese específica para garantir ausência de queixas otoneurológicas... |
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