Arquitetura na concept art de cenários em jogos digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/253123 |
Resumo: | Juntamente ao crescimento da franquia Pokémon, desde os primeiros lançamentos em 1996, os jogos principais da série apresentam estéticas visuais e cenários únicos baseados em locais reais, que guiam a imersão do jogador e a jogabilidade. Assim, há a necessidade da criação de concept arts que exploram a estética e a ambientação escolhidas para a posterior etapa de produção dos jogos. Concept arts são representações visuais que buscam materializar conceitos idealizados para um produto de mídia (como filmes de animação e jogos eletrônicos), auxiliando no desenvolvimento dos projetos e tornando possível incorporar, alterar e interagir visualmente com as ideias propostas. Portanto, o trabalho tem como objetivo abordar e analisar referências visuais de estilos arquitetônicos reais utilizados como base na criação de cenários e ambientes de jogos digitais, especificamente da franquia de jogos de Pokémon, a fim de propor concept arts de cidades presentes nesses games com base no estilo moderno brasileiro. |
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Arquitetura na concept art de cenários em jogos digitaisArchitecture in the concept art of scenarios in digital gamesデジタルゲームのシナリオコンセプトアートにおけるアーキテクチャAtmosferaConcept artPokémonJogos eletrônicosCidadeEspaços virtuaisJuntamente ao crescimento da franquia Pokémon, desde os primeiros lançamentos em 1996, os jogos principais da série apresentam estéticas visuais e cenários únicos baseados em locais reais, que guiam a imersão do jogador e a jogabilidade. Assim, há a necessidade da criação de concept arts que exploram a estética e a ambientação escolhidas para a posterior etapa de produção dos jogos. Concept arts são representações visuais que buscam materializar conceitos idealizados para um produto de mídia (como filmes de animação e jogos eletrônicos), auxiliando no desenvolvimento dos projetos e tornando possível incorporar, alterar e interagir visualmente com as ideias propostas. Portanto, o trabalho tem como objetivo abordar e analisar referências visuais de estilos arquitetônicos reais utilizados como base na criação de cenários e ambientes de jogos digitais, especificamente da franquia de jogos de Pokémon, a fim de propor concept arts de cidades presentes nesses games com base no estilo moderno brasileiro.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Alexandre Suárez de [UNESP]Alvarenga, Bruno Pereira Araujo2024-02-01T11:39:16Z2024-02-01T11:39:16Z2023-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALVARENGA, Bruno Pereira Araujo. Arquitetura na concept art de cenários em jogos digitais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Daculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/253123porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-02T06:10:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253123Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:38:19.809840Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Juntamente ao crescimento da franquia Pokémon, desde os primeiros lançamentos em 1996, os jogos principais da série apresentam estéticas visuais e cenários únicos baseados em locais reais, que guiam a imersão do jogador e a jogabilidade. Assim, há a necessidade da criação de concept arts que exploram a estética e a ambientação escolhidas para a posterior etapa de produção dos jogos. Concept arts são representações visuais que buscam materializar conceitos idealizados para um produto de mídia (como filmes de animação e jogos eletrônicos), auxiliando no desenvolvimento dos projetos e tornando possível incorporar, alterar e interagir visualmente com as ideias propostas. Portanto, o trabalho tem como objetivo abordar e analisar referências visuais de estilos arquitetônicos reais utilizados como base na criação de cenários e ambientes de jogos digitais, especificamente da franquia de jogos de Pokémon, a fim de propor concept arts de cidades presentes nesses games com base no estilo moderno brasileiro. |
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