Rigidez dos triângulos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Evandro Marques das [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/115775
Resumo: Este trabalho tem por escopo apresentar um método pedagógico para utilização no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, baseado na investigação matemática via atividades experimentais, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos para a compreensão de conteúdos específicos da matemática, melhorar a sua aprendizagem e compreensão da necessidade de demonstração matemática. São propostas questões a serem respondidas durante o desenvolvimento das atividades experimentais, que levem os alunos a refletir, permitindo, assim, que eles conjecturem sobre a existência de um triângulo e sua rigidez. Neste método, o professor tem o papel de mediador. A rigidez do triângulo é demonstrada de duas formas alternativas, através de um caso de congruência e pela lei dos cossenos. Para tanto, é apresentada uma descrição da utilização dos triângulos desde os primórdios da história antiga, aspectos da metodologia da investigação matemática, propostas de atividades experimentais e fundamentação teórica. Os primeiros resultados de aplicação da proposta em sala de aula foram positivos, junto aos alunos do nono ano do ensino fundamental
id UNSP_3d1c24520520812de9a15e8dbc0ed0f6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115775
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Rigidez dos triângulosMatemática - Estudo e ensinoTriangulo - estudo e ensinoCongruencias (Geometria)Matemática - metodologiaMathematics Study and teachingEste trabalho tem por escopo apresentar um método pedagógico para utilização no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, baseado na investigação matemática via atividades experimentais, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos para a compreensão de conteúdos específicos da matemática, melhorar a sua aprendizagem e compreensão da necessidade de demonstração matemática. São propostas questões a serem respondidas durante o desenvolvimento das atividades experimentais, que levem os alunos a refletir, permitindo, assim, que eles conjecturem sobre a existência de um triângulo e sua rigidez. Neste método, o professor tem o papel de mediador. A rigidez do triângulo é demonstrada de duas formas alternativas, através de um caso de congruência e pela lei dos cossenos. Para tanto, é apresentada uma descrição da utilização dos triângulos desde os primórdios da história antiga, aspectos da metodologia da investigação matemática, propostas de atividades experimentais e fundamentação teórica. Os primeiros resultados de aplicação da proposta em sala de aula foram positivos, junto aos alunos do nono ano do ensino fundamentalThis work has the purpose to present a teaching method for use in Secondary School and High School, based on mathematical research via experimental activities, in order to awaken the interest of the students for understanding of specific math content, improve their learning and understanding of the need for mathematical demonstration. Questions to be answered during the development of experimental activities that take students to reflect, thus allowing them conclude on the existence of a triangle and its stiffness are proposed. In this method, the teacher has the role of mediator. The rigidity of the triangle is shown in two alternative ways, through a case of congruence and the law of cosines. Therefore, a description of the use of triangles since the early days of ancient history, aspects of the methodology of mathematical research, and experimental activities proposed theoretical framework is presented. The first results of implementing the proposal in the classroom were positive, with students of the ninth year of elementary schoolUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lamas, Rita de Cássia Pavani [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neves, Evandro Marques das [UNESP]2015-03-03T11:52:32Z2015-03-03T11:52:32Z2014-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis58 f. : il. color.application/pdfNEVES, Evandro Marques das. Rigidez dos triângulos. 2014. 58 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014.http://hdl.handle.net/11449/115775000807685000807685.pdf31075010001P267157505825265550000-0002-5264-5092Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-28T06:05:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115775Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:13:36.420031Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Rigidez dos triângulos
title Rigidez dos triângulos
spellingShingle Rigidez dos triângulos
Neves, Evandro Marques das [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Triangulo - estudo e ensino
Congruencias (Geometria)
Matemática - metodologia
Mathematics Study and teaching
title_short Rigidez dos triângulos
title_full Rigidez dos triângulos
title_fullStr Rigidez dos triângulos
title_full_unstemmed Rigidez dos triângulos
title_sort Rigidez dos triângulos
author Neves, Evandro Marques das [UNESP]
author_facet Neves, Evandro Marques das [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lamas, Rita de Cássia Pavani [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Evandro Marques das [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Triangulo - estudo e ensino
Congruencias (Geometria)
Matemática - metodologia
Mathematics Study and teaching
topic Matemática - Estudo e ensino
Triangulo - estudo e ensino
Congruencias (Geometria)
Matemática - metodologia
Mathematics Study and teaching
description Este trabalho tem por escopo apresentar um método pedagógico para utilização no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, baseado na investigação matemática via atividades experimentais, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos para a compreensão de conteúdos específicos da matemática, melhorar a sua aprendizagem e compreensão da necessidade de demonstração matemática. São propostas questões a serem respondidas durante o desenvolvimento das atividades experimentais, que levem os alunos a refletir, permitindo, assim, que eles conjecturem sobre a existência de um triângulo e sua rigidez. Neste método, o professor tem o papel de mediador. A rigidez do triângulo é demonstrada de duas formas alternativas, através de um caso de congruência e pela lei dos cossenos. Para tanto, é apresentada uma descrição da utilização dos triângulos desde os primórdios da história antiga, aspectos da metodologia da investigação matemática, propostas de atividades experimentais e fundamentação teórica. Os primeiros resultados de aplicação da proposta em sala de aula foram positivos, junto aos alunos do nono ano do ensino fundamental
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-25
2015-03-03T11:52:32Z
2015-03-03T11:52:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, Evandro Marques das. Rigidez dos triângulos. 2014. 58 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/115775
000807685
000807685.pdf
31075010001P2
6715750582526555
0000-0002-5264-5092
identifier_str_mv NEVES, Evandro Marques das. Rigidez dos triângulos. 2014. 58 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014.
000807685
000807685.pdf
31075010001P2
6715750582526555
0000-0002-5264-5092
url http://hdl.handle.net/11449/115775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128620770623488